Projeto de pesquisa do Grupo Laboratório de Etnomusicologia
José Alberto Salgado, docente responsável
Frederico Barros, docente
Jamerson Farias, doutorando
Flora MIlito, mestranda
Idioma para processo seletivo (Doutorado)
francês
Resumo
O projeto conjuga dois interesses gerais, com igual relevância: o primeiro, na construção e avaliação de pesquisas etnográficas, entendidas em sentido amplo, e o segundo, na problematização da música como trabalho. Mediante análise e experimentação de produções etnográficas sobre práticas de música, o projeto congrega ações e reflexões que tenham como alvo comum o desenvolvimento crítico e criativo das práticas de interlocução, de teorização e de composição de textos, em pesquisas de nossa área. Este foco na forma e na ética das ações epistêmicas se conjugará com o outro plano de atenção: a tematização do trabalho com música — tomado como objeto de estudo em qualquer de suas múltiplas modalidades e etapas de produção. A diversidade do trabalho musical, em frentes de ensino, aprendizagem, composição e interpretação, por exemplo, configura-se em meio a diferentes sistemas de trocas ou modos operacionais, em que se articulam modos de fazer, produtos, dispositivos e valores mais ou menos específicos. Esses modos e suas condições merecem análise continuada, para compreensão de uma complexidade que está em jogo quando as pessoas trabalham, em determinado papel, com determinada música. Sintetizando, buscaremos uma compreensão — etnográfica, histórica e interdisciplinar — de problemas do trabalho musical, a partir de interlocuções entre agentes que pesquisam/ensinam e agentes que realizam música. (Sabendo-se que, em nosso contexto, esses papéis frequentemente se interceptam). Os participantes do projeto atuarão como articuladores de processos de interlocução, no âmbito do grupo e, para além dele, de outros trabalhos e iniciativas musicais em que atuem, testando ações, procedimentos e teorizações. Com a elaboração de textos e outros registros, e sua comunicação gradual em espaços e publicações de tipo variado, colocaremos os pressupostos, métodos, formas e resultados em constante avaliação crítica — compartilhada com estudantes, profissionais e outros agentes das práticas musicais, durante a vigência do projeto.
Referências
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