Reflexões em Educação Musical: uma breve retrospectiva histórica dos processos de transmissão do conhecimento musical no Ocidente

Reflexões em Educação Musical: uma breve retrospectiva histórica dos processos de transmissão do conhecimento musical no Ocidente 📄
Solange Pereira de Abreu | Patrick Ribeiro do Val | Mateus Alencar Nikel | Nilton Soares da Silva Júnior | Sérgio Luis de Almeida Álvares

Resumo: O estudo investiga a relação da música com o ser humano através do histórico de modelos ocidentais de ensino de música, abordando a seguinte questão: quais são os antecedentes históricos de transmissão de conhecimento musical que fundamentam e estruturam os modelos atuais de educação musical no Brasil? O objetivo do estudo é trazer uma reflexão para educadores musicais sobre quais seriam as bases históricas que fundamentam os processos atuais de ensino e aprendizagem da música no Brasil. Os procedimentos metodológicos do estudo partem de um procedimento técnico pertinente à pesquisa bibliográfica. Através de breve revisão de literatura: (a) descrevem-se conceitos e hipóteses da relação da música com o ser humano; (b) apontam-se eventos referentes à formalização dos processos de educação musical no Ocidente; e (c) tecem-se considerações reflexivas.

Palavras-chave: História da educação musical ocidental. Origens e funções da música. A relação da música com o ser humano.