Reflexões sobre o termo escola no contexto das artes

Reflexões sobre o termo escola no contexto das artes 📄
Gretel Paganini | Antônio J. Augusto

Resumo: Quando nos debruçamos sobre trabalhos acadêmicos que tratam das escolas de arte, e, principalmente, das escolas de música, percebemos que há uma lacuna no processo de conceituação dos termos utilizados. A própria palavra escola é parcamente discutida. O presente artigo propõe reflexões, à luz dos dicionários morfológicos e etimológicos da língua portuguesa, dos dicionários de filosofia e dos livros básicos especializados em assuntos musicais, sobre o termo escola e seus significados no contexto das artes e, mais especificamente, no contexto da música, e como podemos utilizar essas reflexões ao escrevermos sobre as escolas de instrumentos de cordas friccionadas. Apresentaremos uma aproximação do vocábulo com o conceito de tradição e traremos à tona a ideia do constante movimento e da renovação dos conceitos.

Palavras-chave: Escola. Conceito. Artes. Música. Tradição.