Rodrigo Cicchelli Velloso

Rodrigo

Professor permanente
Currículo Lattes

Nascido no Rio de Janeiro, em 1966, é Professor Titular do Departamento de Composição da Escola de Música da UFRJ. Graduou-se pelo Instituto Villa-Lobos da UNIRIO em Composição Musical (1990) e Flauta Transversa (2014), tendo sido também aluno de César Guerra-Peixe (1985-87) e de Hans Joachim Koellreutter (1987-88). Especializou-se na Europa nos anos 1990, tendo realizado doutorado em Composição Musical na University of East Anglia (Inglaterra – 1991-96) com bolsa da CAPES, e o Cursus de composition et d’informatique musicale no IRCAM (França – 1995-97) com bolsa do governo francês. Recebeu prêmios e distinções nacionais e internacionais: 1º Prêmio no Concurso pelo centenário de Heitor Villa-Lobos (UFRJ, 1987), Prêmios e Menções Honrosas nos Concursos Internacionais Luigi Russolo (Itália, 1993-94-95), 1º Prêmio na Tribuna Internacional de Música Eletroacústica da UNESCO (Finlândia, 1994), Programa de Bolsas RioArte (1999), Programa Petrobras Cultural (2006), Residência no GMEM de Marselha (2008) e Encomenda Funarte (2012), Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016, dentre outros.

Produção 2018

Bibliográfica

  1. Publicação do livro “Leituras de Jocy”, SESI-SP, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Poéticas da Música Eletroacústica Brasileira”.
  2. Publicação do capítulo “Participatory sonic arts: the Som da Maré project – towards a socially engaged art of sound in the everyday” no livro “The Routledge Companion to Electronic Music…”, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto “Poéticas da Música Eletroacústica Brasileira”.
  3. Publicação da obra ‘Concertino Noturno’, Partituras Brasileiras Online da Funarte, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.

Técnica

  1. Apresentação do trabalho “Grupo de pesquisas Oficina de Música Contemporânea”, IX Simpósio Internacional de Musicologia, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto “Poéticas da Música Eletroacústica Brasileira”.
  2. Produção e apresentação da série de rádio semanal (53 programas) “Eletroacústicas”, com estreias e apresentações de obras eletroacústicas, Rádio MEC FM, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Poéticas da Música Eletroacústica Brasileira”.
  3. Participação como parecerista em processos da FAPESP (três processos), âmbito regional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
  4. Participação como parecerista da área de Sonologia para o XXVIII Congresso da ANPPOM, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Poéticas da Música Eletroacústica Brasileira”.
  5. Participação como parecerista em processo da CAPES, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.

Artística

  1. Estreia da obra “A hora mais escura”, concerto da Orquestra da UNIRIO, âmbito local, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
  2. Estreia da obra “Sonhos Vívidos”, XXIX Panorama da Música Brasileira Atual, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
  3. Apresentação da obra “Fanfarra para um Novo Começo”, para orquestra de metais e percussão, Orquestra Sinfônica Brasileira, Série Sala Cecília Meireles, com tranmissão em rede nacional pela EBC, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
  4. Apresentação da obra “Prelúdio, Dança e Rondó”, concerto Musicâmara com Paulo Passos, Teatro Ziembinski, âmbito local, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.

Produção 2017

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo “Lendas Brasileiras” nos Anais do II Simpósio Nacional Villa-lobos, âmbito nacional, vínculo temático com a linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.

Técnica

  1. Apresentação do trabalho “Reflexões sobre a música mista”, III Jornada de Músicas Mistas (UFRJ), âmbito regional, vínculo com o projeto “Poéticas da música eletroacústica brasileira”.
  2. Participação como parecerista ad hoc – CAPES (01 participação), âmbito nacional, vínculo à linha “Poéticas da criação musical”.
  3. Participação como parecerista ad hoc – FAPESP (quatro participações), âmbito regional, vínculo à linha “Poéticas da criação musical”.
  4. Produção e apresentação do programa de rádio semanal “Eletroacústicas” (53 programas), âmbito nacional, vínculo com o projeto “Poéticas da música eletroacústica brasileira”.

Artística

  1. Apresentação da obra autoral “Esboço de Thétis”, série 50 anos do IVL-UNIRIO, ambito local, vínculo à linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
  2. Apresentação da obra “Rituel Vert”, de Jorge Antunes, homenagem aos 75 anos do compositor, ambito nacional, vínculo temático ao projeto “Poéticas da música eletroacústica brasileira”.
  3. Estreia da obra autoral “Concertino Noturno”, XXII Bienal de Música Brasileira contemporanea, ambito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da criação musical”.
  4. Estreia da obra “Fanfarra para um Novo Começo”, temporada oficial da Orquestra Sinfônica Brasileira, âmbito regional, vínculo com a linha “Poéticas da criação musical”.
  5. Temporada da ópera “Liquid Voices”, de Jocy de Oliveira, participação como instrumentista, ambito nacional, vínculo temático ao projeto de pesquisa “Poéticas da música eletroacústica brasileira”.

Produção 2016

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo “Theoretical frameworks in brazilian electroacoustic music”. Organised Sound. Âmbito internacional. Vínculo ao projeto de pesquisa “Referenciais teóricos da Música Eletroacústica Brasileira Contemporânea”.

Técnica

  1. Produção, organização e difusão do programa de rádio semanal (51 episódios) “Eletroacústicas”, com dezenas de estreias e difusões de obras eletroacústicas nacionais e internacionais. Rádio MEC FM. Âmbito nacional. Vínculo metodológico à linha  “Poéticas da criação musical”
  2. Apresentação da palestra “O compositor e o som”. Encontro Regional de Engenharia de Áudio. Âmbito regional. Vínculo temático à linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
  3. Apresentação da palestra “Rodrigo Cicchelli – compositor-flautista”. I Encontro Carioca de Flautas. Âmbito regional. Vínculo temático ao projeto de pesquisa “Música brasileira para flauta e eletrônica”.
  4. Apresentação do trabalho “Lendas Brasileiras”. II Simpósio Nacional Villa-Lobos: práticas, representações e intertextualidades. Âmbito nacional. Vínculo temático à linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
  5. Emissão de parecer em processo da CAPES
  6. Parecerista da área de sonologia para o XXVI Congresso da ANPPOM.

Artística

  1. Estreia da obra autoral “À noite, um homem sozinho procura se recordar”, para orquestra de cordas. Temporada oficial de concertos da OSB. Âmbito regional. Vínculo metodológico à linha de pesquisa “Poéticas de criação musical”.
  2. Estreia do ciclo autoral “In Honorem Sanctorum”, para coro misto e quinteto de metais. Concerto “Música Coral Sacra do século XX e XXI”. Âmbito regional. Vínculo metodológico à linha de pesquisa “Poéticas de criação musical”.
  3. Estreia e apresentações (2) da obra “Lendas Brasileiras”, para flauta e piano. Concertos do Duo Barrenechea (Viena, Lima, Rio de Janeiro). Âmbito internacional. Vínculo à linha de pesquisa “Poéticas de criação musical”.
  4. Difusão radiofônica da obra “Seis Estudos de Allures “, para flauta e eletrônica. Rádio MEC FM. Âmbito nacional. Vínculo metodológico ao projeto de pesquisa “Música brasileira para flauta e eletrônica”.
  5. Estreia das obras “For Flute”, de Jocy de Oliveira, “Música para flauta e violão”, de Marcos Campello e “Rituel Vert”,  de Jorge Antunes. Recital/palestra ‘Música Brasileira para flauta e eletrônica’, UNIRIO. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto de pesquisa “Música brasileira para flauta e eletrônica”.
  6. Estreia radiofônica da obra “Rituel Vert”, de Jorge Antunes, para flauta e eletrônica. Rádio MEC FM. Âmbito nacional. Vínculo ao projeto de pesquisa “Música brasileira para flauta e eletrônica”.