
Professor permanente
Currículo Lattes
Nascido no Rio de Janeiro, em 1966, é Professor Titular do Departamento de Composição da Escola de Música da UFRJ. Graduou-se pelo Instituto Villa-Lobos da UNIRIO em Composição Musical (1990) e Flauta Transversa (2014), tendo sido também aluno de César Guerra-Peixe (1985-87) e de Hans Joachim Koellreutter (1987-88). Especializou-se na Europa nos anos 1990, tendo realizado doutorado em Composição Musical na University of East Anglia (Inglaterra – 1991-96) com bolsa da CAPES, e o Cursus de composition et d’informatique musicale no IRCAM (França – 1995-97) com bolsa do governo francês. Recebeu prêmios e distinções nacionais e internacionais: 1º Prêmio no Concurso pelo centenário de Heitor Villa-Lobos (UFRJ, 1987), Prêmios e Menções Honrosas nos Concursos Internacionais Luigi Russolo (Itália, 1993-94-95), 1º Prêmio na Tribuna Internacional de Música Eletroacústica da UNESCO (Finlândia, 1994), Programa de Bolsas RioArte (1999), Programa Petrobras Cultural (2006), Residência no GMEM de Marselha (2008) e Encomenda Funarte (2012), Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016, dentre outros.
Produção 2018
Bibliográfica
- Publicação do livro “Leituras de Jocy”, SESI-SP, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Poéticas da Música Eletroacústica Brasileira”.
- Publicação do capítulo “Participatory sonic arts: the Som da Maré project – towards a socially engaged art of sound in the everyday” no livro “The Routledge Companion to Electronic Music…”, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto “Poéticas da Música Eletroacústica Brasileira”.
- Publicação da obra ‘Concertino Noturno’, Partituras Brasileiras Online da Funarte, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
Técnica
- Apresentação do trabalho “Grupo de pesquisas Oficina de Música Contemporânea”, IX Simpósio Internacional de Musicologia, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto “Poéticas da Música Eletroacústica Brasileira”.
- Produção e apresentação da série de rádio semanal (53 programas) “Eletroacústicas”, com estreias e apresentações de obras eletroacústicas, Rádio MEC FM, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Poéticas da Música Eletroacústica Brasileira”.
- Participação como parecerista em processos da FAPESP (três processos), âmbito regional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
- Participação como parecerista da área de Sonologia para o XXVIII Congresso da ANPPOM, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Poéticas da Música Eletroacústica Brasileira”.
- Participação como parecerista em processo da CAPES, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
Artística
- Estreia da obra “A hora mais escura”, concerto da Orquestra da UNIRIO, âmbito local, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
- Estreia da obra “Sonhos Vívidos”, XXIX Panorama da Música Brasileira Atual, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
- Apresentação da obra “Fanfarra para um Novo Começo”, para orquestra de metais e percussão, Orquestra Sinfônica Brasileira, Série Sala Cecília Meireles, com tranmissão em rede nacional pela EBC, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
- Apresentação da obra “Prelúdio, Dança e Rondó”, concerto Musicâmara com Paulo Passos, Teatro Ziembinski, âmbito local, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
Produção 2017
Bibliográfica
- Publicação do artigo completo “Lendas Brasileiras” nos Anais do II Simpósio Nacional Villa-lobos, âmbito nacional, vínculo temático com a linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
Técnica
- Apresentação do trabalho “Reflexões sobre a música mista”, III Jornada de Músicas Mistas (UFRJ), âmbito regional, vínculo com o projeto “Poéticas da música eletroacústica brasileira”.
- Participação como parecerista ad hoc – CAPES (01 participação), âmbito nacional, vínculo à linha “Poéticas da criação musical”.
- Participação como parecerista ad hoc – FAPESP (quatro participações), âmbito regional, vínculo à linha “Poéticas da criação musical”.
- Produção e apresentação do programa de rádio semanal “Eletroacústicas” (53 programas), âmbito nacional, vínculo com o projeto “Poéticas da música eletroacústica brasileira”.
Artística
- Apresentação da obra autoral “Esboço de Thétis”, série 50 anos do IVL-UNIRIO, ambito local, vínculo à linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
- Apresentação da obra “Rituel Vert”, de Jorge Antunes, homenagem aos 75 anos do compositor, ambito nacional, vínculo temático ao projeto “Poéticas da música eletroacústica brasileira”.
- Estreia da obra autoral “Concertino Noturno”, XXII Bienal de Música Brasileira contemporanea, ambito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da criação musical”.
- Estreia da obra “Fanfarra para um Novo Começo”, temporada oficial da Orquestra Sinfônica Brasileira, âmbito regional, vínculo com a linha “Poéticas da criação musical”.
- Temporada da ópera “Liquid Voices”, de Jocy de Oliveira, participação como instrumentista, ambito nacional, vínculo temático ao projeto de pesquisa “Poéticas da música eletroacústica brasileira”.
Produção 2016
Bibliográfica
- Publicação do artigo completo “Theoretical frameworks in brazilian electroacoustic music”. Organised Sound. Âmbito internacional. Vínculo ao projeto de pesquisa “Referenciais teóricos da Música Eletroacústica Brasileira Contemporânea”.
Técnica
- Produção, organização e difusão do programa de rádio semanal (51 episódios) “Eletroacústicas”, com dezenas de estreias e difusões de obras eletroacústicas nacionais e internacionais. Rádio MEC FM. Âmbito nacional. Vínculo metodológico à linha “Poéticas da criação musical”
- Apresentação da palestra “O compositor e o som”. Encontro Regional de Engenharia de Áudio. Âmbito regional. Vínculo temático à linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
- Apresentação da palestra “Rodrigo Cicchelli – compositor-flautista”. I Encontro Carioca de Flautas. Âmbito regional. Vínculo temático ao projeto de pesquisa “Música brasileira para flauta e eletrônica”.
- Apresentação do trabalho “Lendas Brasileiras”. II Simpósio Nacional Villa-Lobos: práticas, representações e intertextualidades. Âmbito nacional. Vínculo temático à linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
- Emissão de parecer em processo da CAPES
- Parecerista da área de sonologia para o XXVI Congresso da ANPPOM.
Artística
- Estreia da obra autoral “À noite, um homem sozinho procura se recordar”, para orquestra de cordas. Temporada oficial de concertos da OSB. Âmbito regional. Vínculo metodológico à linha de pesquisa “Poéticas de criação musical”.
- Estreia do ciclo autoral “In Honorem Sanctorum”, para coro misto e quinteto de metais. Concerto “Música Coral Sacra do século XX e XXI”. Âmbito regional. Vínculo metodológico à linha de pesquisa “Poéticas de criação musical”.
- Estreia e apresentações (2) da obra “Lendas Brasileiras”, para flauta e piano. Concertos do Duo Barrenechea (Viena, Lima, Rio de Janeiro). Âmbito internacional. Vínculo à linha de pesquisa “Poéticas de criação musical”.
- Difusão radiofônica da obra “Seis Estudos de Allures “, para flauta e eletrônica. Rádio MEC FM. Âmbito nacional. Vínculo metodológico ao projeto de pesquisa “Música brasileira para flauta e eletrônica”.
- Estreia das obras “For Flute”, de Jocy de Oliveira, “Música para flauta e violão”, de Marcos Campello e “Rituel Vert”, de Jorge Antunes. Recital/palestra ‘Música Brasileira para flauta e eletrônica’, UNIRIO. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto de pesquisa “Música brasileira para flauta e eletrônica”.
- Estreia radiofônica da obra “Rituel Vert”, de Jorge Antunes, para flauta e eletrônica. Rádio MEC FM. Âmbito nacional. Vínculo ao projeto de pesquisa “Música brasileira para flauta e eletrônica”.