Seminários Avançados em Educação Musical II

Seminários Avançados em Educação Musical II (MUD 832)

Interlocução entre os pesquisadores da área de concentração Educação Musical, propiciando um debate sobre sua fundamentação teórica, conceitual e metodológica, bem como sobre os diversos suportes bibliográficos das linhas e projetos de pesquisa a ela vinculados e os diálogos com outras áreas do conhecimento, tais como Ciências da Saúde, Etnomusicologia e Humanidades, que possam contribuir para a reflexão e enriquecimento da área. A disciplina será ministrada necessariamente em regime compartilhado por docentes das respectivas linhas de pesquisa da área e/ou por convidados de outras instituições.

BARBOSA, Ana Mae. Arte e educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1978.

CAMPBELL, Patricia Shehan & WADE, Bonnie C. Teaching music globally: experiencing music, expressing culture e thinking musically: experiencing music, expressing culture. 2 livros, 1 CD. New York: Oxford University Press, 2004.

COLWELL, R.; RICHARDSON, C. (ed.). The new handbook of research on music teaching and learning. Oxford University Press, 2002.

DeNORA, Tia. Music in everyday life. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

ELLIOT, David. Music matters: A new philosophy of Music Education. New York: Oxford University Press, 1994.

FONTERRADA, M. De Tramas e Fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: EDUNESP, 2005.

FREIRE, Vanda L. B. Música e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de música. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1992. (Tese de Doutorado).

GREEN, L. How popular musicians learn: a way ahead for music education. Londres: Ashgate, 2001.

______. Music, informal learning and the school: A new classroom pedagogy. Londres: Ashgate, 2008.

JORGENSEN, Estelle. Transforming music education. Indiana: Indiana University Press, 2003.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1990.

MARQUES, Ramiro. O modelo pedagógico pós-moderno. In: __________Modelos pedagógicos actuais. Lisboa: Plátano, 1999.

OLIVEIRA, A. J.; CAJAZEIRA, R. Educação musical no Brasil. Salvador: P&A, 2007.

PAZ, Ermelinda. Pedagogia musical brasileira no século XX. Brasília: Musimed, 2000.

PENNA, Maura. Em questão a concepção de música: os parâmetros curriculares nacionais e a formação de professores. Curitiba: Trabalho apresentado no 8º Encontro Nacional da Associação de Educação Musical, 1999.

PERRENOUD, Philippe. Escola e cidadania: o papel da escola na formação para a democracia. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PHILPOT, C. e PLUMEDRIDGE, C. (eds.). Issues in music teaching. Londres: Routledge, 2001.

SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 1991.

SLOBODA, John A. A mente musical: a psicologia cognitiva da música. Trad. Beatriz Ilari & Rodolfo Ilari. Londrina: EDUEL, 2008.

STRAUS, Joseph & LERNER, Neil. Sounding off: theorizing disability in music. New York: Routledge, 2006.

SWANWICK, K. Musica, pensamiento y educación. 2º ed. Madrid: Ediciones Morata, 2000.

______. Ensinando música musicalmente. Trad. Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo, Moderna, 2003.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.