Seminários Avançados em Musicologia I (MUD801) – Ementa
Obrigatória / 45 horas-aula / 3 créditos
Mapeamento das questões críticas da pesquisa em Musicologia, com ênfase nas tendências recentes, refletindo sobre os problemas teórico-conceituais e metodológicos dos discursos sobre a música de diversas tradições. O debate privilegia autores e textos representativos de diversas abordagens da pesquisa na área, visando intensificar a interlocução entre questões históricas, antropológicas, sociológicas, teóricas, analíticas e críticas, evidenciando as principais tendências e correntes de pensamento das subáreas em questão e suas respectivas inter-relações.
REFERÊNCIAS
ADORNO, Theodor. Introdução à sociologia da música. trad. São Paulo: EDUNESP, 2011.
ARAÚJO, Samuel; PAZ, Gaspar & CAMBRIA, Vincenzo (orgs.). Música em Debate: perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mau-ad X/ FAPERJ, 2008.
ARAUJO, Samuel; PAZ & Gaspar. Música, Linguagem e Política: Repensando o Papel de uma Práxis Sonora. Terceira Margem, v. 25, p. 211-231, 2011.
ARAUJO JUNIOR, S. M. ; SALGADO, José Alberto. Musical Knowledge, Transmission, and Worldviews: Ethnomusicological Perspectives from Rio de Janeiro, Brazil. The World of Music, v. 51, n.3, p. 75-90, 2011.
BARZ, Gregory & COOLEY, Timothy (eds.). Shadows in the field; New perspectives for fieldwork in ethnomusicology. Oxford: Oxford University Press,1996.
BÉHAGUE, Gerard (ed.). Performance practice: ethnomusicological perspectives. Westport, CT / Londres: Greenwood Press, 1984.
BERGERON, Katherine; BOHLMAN, Philip V. (eds.). Disciplining music: musicology and its canons. Chicago: University of Chicago Press, 1992.
BORN, Georgina; HESMONDHALGH, David (eds.). Western music and its others: difference, representation, and appropriation in music. Berkeley: Univ. of California Press, 2000.
DAHLHAUS, Carl. Foundations of music history. trad. J. B. Robinson. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.
COOK, Nicholas & EVERIST, Mark (eds.). Rethinking music. Oxford: Oxford University Press, 1999.
CHRISTENSEN, Thomas (ed.). The Cambridge History of Western music theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
DUPRAT, Régis. Linguagem musical e criação, Brasiliana. Revista da Academia Brasileira de Música, n. 19, p. 12-21, janeiro 2005.
GREER, David. (Ed.). Musicology and sister disciplines past, present, future. Oxford: Oxford University Press, 2000.
LEPPERT, Richard; MCCLARY, Susan (eds.). Music and society: the politics of composition, performance and reception. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
NETTL, Bruno. The study of ethomusicology: Thirty-one issues and concepts. Urbana: University of. Illinois, 2005.
POPLE, Anthony (ed.). Theory, analysis and meaning in music. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.
RINK, John(ed.). The practice of performance: studies in musical interpretation. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.
SCHWARZ, David; KASSABIAN, Anahid; SIEGEL, Lawrence (eds.). Keeping score: Music, disciplinarity, culture. Charlottesville: Uni-versity Press of Virginia, 1997.
SOLIE, Ruth A. (ed.). Musicology and difference: gender and sexuality in music scholarship. Berkeley: University of California Press, 1993.
SUBOTNIK, Rose Rosengard. Developing Variations: Style and ideology in Western Music. Minneapolis: University of Minnessota Press, 1991.
TREITLER, Leo. Music and historical imagination. Harvard University Press, 1990.
VOLPE, Maria Alice (org.). Teoria, Crítica e Música na Atualidade. Série Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, vol. 2. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música, Programa de Pós-graduação em Música, 2012.
VOLPE, Maria Alice. Análise musical: intra e interdisciplinaridade. IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto “Intersecções da Teoria e Análise Musicais com os Campos da Musicologia Histórica, da Composição e das Práticas Interpretativas”. Anais… Ribeirão Preto: USP-RP, 2012, p. 76-80.