Seminários de Musicologia II

Seminários de Musicologia II (MUD722) – Ementa

Obrigatória / 45 horas-aula / 3 créditos

Pré-Requisitos: Seminários de Musicologia II (MUD721)

Estudo dos quadros teóricos e metodológicos em seus desdobramentos nas tendências recentes da musicologia internacional e suas repercussões na musicologia brasileira.

REFERÊNCIAS

AGAWU, Kofi. Analyzing music under the new musicological regime. The Journal of Musicology, vol. 15 no. 3 (1997): 297-307.

ARAUJO JUNIOR, Samuel M. et alli. Música/Musicologia y Colonialismo. Montevidéo: Centro Nacional de Documentacion Musical L. Ayestaran/Ministério de Educacion y Cultura de Uruguay, 2011.

ARAUJO JUNIOR, Samuel M. et alli; SALGADO, José Alberto. Musical knowledge, transmission, and worldviews: ethnomusicological perspectives from Rio de Janeiro, Brazil. The World of Music, v. 51, n.3, p. 75-90, 2011.

ARAUJO JUNIOR, Samuel. M. Diversidade e desigualdade entre pesquisadores e pesquisados. Considerações teórico-metodológicas a partir da etnomusicologia. Desigualdade & diversidade (PUCRJ), v. Nº 4, p. 173-191, 2009.

BERGERON, Katherine e BOHLMAN, Philip (eds.). Disciplining music: musicology and its canons. Chicago: University of Chicago Press, 1992.

BOHLMAN, Philip. The study of folk music in the modern world. Bloomington e Indianapolis: Indiana University Press, 1988.

BORN, Georgina e HESMONDHALGH, David (eds.). Western music and its others – difference, representation, and appropriation in music. Berkeley: University of California Press, 2000.

CLAYTON, Martin; HERBERT, Trevor e MIDDLETON, Richard (eds.). The cultural study of music – a critical introduction. New York: Routledge, 2003.

COOK, Nicholas. Music, imagination and culture. Oxford: University Press, 1990.

COOK, Nicholas e EVERIST, Mark (eds.). Rethinking music. Oxford University Press, 2001.

DUPRAT, Régis. Linguagem musical e criação. Brasiliana (Revista da Academia Brasileira de Música) 19 (janeiro 2005): 12-21.

______. A Musicologia à luz da Hermenêutica. Claves (Revista do PPG-MUS/ Universidade Federal da Paraíba), n. 3, maio 2007, p. 7-19.

GREER, D. Musicology and sister disciplines: past, present and future. New York: Oxford University Press for International Musicological Society, 2000.

KARTOMI, Margareth. The processes and results of musical culture contact: A discussion of terminology and concepts. Ethnomusicology 25:27-250.

McCRELESS, Patrick. Contemporary music theory and the New Musicology: an introduction, Music Theory Online, vol. 2.2, 1996. Trad. port. de Ricardo Mazzini Bordini. Disponível em http://www.clem.ufba.br.

PORTER, James.New Perspectives in ethnomusicology: a critical survey. TRANS 1, disponível em http://www.uji.es/trans.

SHEPHERD, John & WICKE, Peter. Music and Cultural Theory. Cambridge, UK: Polity Press, 1997.

TREITLER, Leo. Music and the historical imagination. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1989.

VOLPE, Maria Alice. Análise musical e contexto: propostas rumo à crítica cultural. Debates (Revista do Programa de Pós-Graduação da UNIRIO), Rio de Janeiro, n. 7, p. 113-136, 2004.

VOLPE, Maria Alice (org.). Teoria, Crítica e Música na Atualidade. (Série Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, vol.2). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música, Programa de Pós-graduação em Música, 2012.

WICKE, Peter. A música popular como prática cultural. Trad. Raul Oliveira. Texto de apoio ao Seminário do grupo de estudos SAMBA (Sócio-Antropologia da Música Baiana), Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1997.