Simpósio em Práticas Interpretativas UFRJ

O Simpósio em Práticas Interpretativas da UFRJ tem como um de seus objetivos pesquisar parâmetros norteadores para uma melhor inserção das práticas interpretativas na pós-graduação brasileira, através de um evento que explore diversos formatos de apresentação de resultados de investigações – acadêmicas, artísticas e processuais –, fortalecendo e consolidando seu papel dentro dos programas de pós-graduação em música.

Criado em 2014, em conjunto com a UFBA, as duas primeiras edições ficaram sob os cuidados do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ (PPGM). Com a implantação, em 2016, do PROMUS, os dois Programas passaram a dividir as responsabilidades pela iniciativa.

O Simpósio tem entre seus objetivos a produção e divulgação de produtos acadêmicos e artísticos relacionados à inserção da área das práticas interpretativas na universidade. A ênfase na realização destas atividades como ponto de partida para a reflexão, além do aprimoramento artístico, abre espaço para que docentes, discentes e profissionais do meio musical contribuam diretamente no processo de discussão, produção e consumo dos produtos resultantes das reflexões e produtos artísticos gerados sobre esta área em nossa universidade.