Teoria Musical no Brasil: Diálogos Intercontinentais

©2021

Music Theory in Brazil: Intercontinental Dialogues

Editores
Pauxy Gentil-Nunes (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Gabriel Navia (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Rodolfo Coelho de Souza (Universidade de São Paulo)

Parte da Série Congressos da TeMA

No presente volume, apresentamos uma seleção de trabalhos sobre a Teoria Musical no Brasil e seus diálogos com corpos teóricos e práticas musicais de outros continentes, sejam como lugar de origem, interlocução ou interesse. São abordados, entre outros assuntos, os legados harmônicos, formais e rítmicos da Península Ibérica e África; interlocuções criativas e tecnológicas com a Europa e América do Norte; diálogos filosóficos e epistemológicos com nossos pares da América Latina. Através dessa interação de longa data, contínua e crescente, o ensino e as aplicações da teoria musical no país se enriquecem e ao mesmo tempo apontam para a consolidação de um pensamento teórico-musical nacional, baseado na multiplicidade e na autonomia.

Título – Teoria Musical no Brasil
Subtítulo – Diálogos Intercontinentais
Título da Série – Congressos da TeMA
Número da Edição – IV
Publicação da Editora Escola de Música (UFRJ)
ISBN – 978-65-89937-69-2
Número de páginas – 288
Tópicos Teoria Musical, Análise Musical, Composição, Musicologia Sistemática, Musicologia Histórica, Computação Musical.

Volume Completo

Série Congressos da TeMA Volume 4 – Edição completa

Seções

PRÉ-TEXTOpp.
Sumário9-10
Editorial13-14
PARTE I – TEORIAS DA MÚSICA: CRIAÇÃO E FORMApp.
Composition and Analysis: “Constitutive-theoretical Fabulation” in the Music of Brahms, Schoenberg and Ernst Widmer
Paulo Costa Lima
17-48
Clementi, Bomtempo and the Classical Sonata: Beyond the Viennese Court
Guilherme Sauerbronn
Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling
49-73
The Concept of Hybridization as a Contribution to the Analysis of Videomusic
Marcelo Carneiro de Lima
75-105
Modelagem de princípios criativos: investigando a interação músico-computador por meio
da improvisação melódica

Daniel Lima Pantoja Leite
107-136
Robert Morris: A Brief Interview
conducted by Pauxy Gentil-Nunes
137-144
PARTE II – TEORIAS DA MÚSICA: TEXTURA E RITMOpp.
Observações sobre o tresillo no contexto rítmico africano e afrobrasileiro
Marcos Lacerda
147-160
Una propuesta de análisis rítmico de ritmos no-métricos
Edgardo Rodríguez
161-169
O gesto instrumental como fator de modelagem da textura pianística
Pedro Miguel de Moraes
171-192
Processos Texturais sobre sinais intervalares e fluxo auditivo em Continuo em Mi
de Denise Garcia: diálogo e contexto como momento e local

Danilo Aparecido do Carmo Alves
193-218
PARTE III – TEORIAS DA MÚSICA: ALTURApp.
A obra teórica de Hindemith: recepção e disseminação no Brasil
Ilza Nogueira
Maria Lucia Pascoal
221-241
From Stumpf’s Concord to a New Definition of Triad
Francisco Erivelton Fernandes de Aragão
Liduino Pitombeira
243-255
Fundamentos para o ensino de teoria musical na educação superior
Rodrigo Serapião Batalha
257-274
PÓS-TEXTOpp.
Notas sobre os autores277-279
Congresso TeMA–MusMat 2019: outros trabalhos publicados283-286