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Music Theory in Brazil: Intercontinental Dialogues
Editores
Pauxy Gentil-Nunes (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Gabriel Navia (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Rodolfo Coelho de Souza (Universidade de São Paulo)
Parte da Série Congressos da TeMA
No presente volume, apresentamos uma seleção de trabalhos sobre a Teoria Musical no Brasil e seus diálogos com corpos teóricos e práticas musicais de outros continentes, sejam como lugar de origem, interlocução ou interesse. São abordados, entre outros assuntos, os legados harmônicos, formais e rítmicos da Península Ibérica e África; interlocuções criativas e tecnológicas com a Europa e América do Norte; diálogos filosóficos e epistemológicos com nossos pares da América Latina. Através dessa interação de longa data, contínua e crescente, o ensino e as aplicações da teoria musical no país se enriquecem e ao mesmo tempo apontam para a consolidação de um pensamento teórico-musical nacional, baseado na multiplicidade e na autonomia.
Título – Teoria Musical no Brasil
Subtítulo – Diálogos Intercontinentais
Título da Série – Congressos da TeMA
Número da Edição – IV
Publicação da Editora Escola de Música (UFRJ)
ISBN – 978-65-89937-69-2
Número de páginas – 288
Tópicos – Teoria Musical, Análise Musical, Composição, Musicologia Sistemática, Musicologia Histórica, Computação Musical.
Volume Completo
Série Congressos da TeMA Volume 4 – Edição completa
Seções
PRÉ-TEXTO | pp. |
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Sumário | 9-10 |
Editorial | 13-14 |
PARTE I – TEORIAS DA MÚSICA: CRIAÇÃO E FORMA | pp. |
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Composition and Analysis: “Constitutive-theoretical Fabulation” in the Music of Brahms, Schoenberg and Ernst Widmer Paulo Costa Lima | 17-48 |
Clementi, Bomtempo and the Classical Sonata: Beyond the Viennese Court Guilherme Sauerbronn Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling | 49-73 |
The Concept of Hybridization as a Contribution to the Analysis of Videomusic Marcelo Carneiro de Lima | 75-105 |
Modelagem de princípios criativos: investigando a interação músico-computador por meio da improvisação melódica Daniel Lima Pantoja Leite | 107-136 |
Robert Morris: A Brief Interview conducted by Pauxy Gentil-Nunes | 137-144 |
PARTE II – TEORIAS DA MÚSICA: TEXTURA E RITMO | pp. |
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Observações sobre o tresillo no contexto rítmico africano e afrobrasileiro Marcos Lacerda | 147-160 |
Una propuesta de análisis rítmico de ritmos no-métricos Edgardo Rodríguez | 161-169 |
O gesto instrumental como fator de modelagem da textura pianística Pedro Miguel de Moraes | 171-192 |
Processos Texturais sobre sinais intervalares e fluxo auditivo em Continuo em Mi de Denise Garcia: diálogo e contexto como momento e local Danilo Aparecido do Carmo Alves | 193-218 |
PARTE III – TEORIAS DA MÚSICA: ALTURA | pp. |
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A obra teórica de Hindemith: recepção e disseminação no Brasil Ilza Nogueira Maria Lucia Pascoal | 221-241 |
From Stumpf’s Concord to a New Definition of Triad Francisco Erivelton Fernandes de Aragão Liduino Pitombeira | 243-255 |
Fundamentos para o ensino de teoria musical na educação superior Rodrigo Serapião Batalha | 257-274 |
PÓS-TEXTO | pp. |
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Notas sobre os autores | 277-279 |
Congresso TeMA–MusMat 2019: outros trabalhos publicados | 283-286 |