Thelma Alvares

ThelmaProfessora permanente

Professora associada da Escola de Música. Dedica-se à pesquisa, ensino e extensão no diálogo entre Educação Musical e Saúde, buscando, através da Educação Musical na Diversidade, a desconstrução de estigmas e a construção de novas percepções e oportunidades que favoreçam a inserção social de grupos desfavorecidos. Coordenação do Grupo de Pesquisa Educação Musical, Musicalidade Abrangente e Diversidade Cultural. Membro da curadoria do Festival de Arte e Cultura da Diversidade realizado desde 2012. Autora do livro “Coisa de Mulher?” A Maternidade e a Musicoterapia: Jornadas no mundo patriarcal. Pós-doutorado (Fiocruz), doutorado em Educação Musical (University of Miami), formação Nordoff-Robbins – Creative Music Therapy (New York University), mestrado em Expressive Therapies (Lesley College), Especialização em Saúde Mental (IPUB/UFRJ) e bacharelado em Musicoterapia (CBM).

Produção 2018

  1. Bibliográfica
    1. Publicação do resumo “Arte, Educação e Cultura: Ações que favorecem a emancipação do sujeito marginalizado”, 6º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Educação Musical na Diversidade: o processo criativo coletivo e o empoderamento da pessoa em sofrimento psíquico”.
    2. Publicação do resumo “Contribuição da musicoterapia para a educação musical na diversidade: o olhar em prol do protagonismo do aluno”, IV Seminário Estadual de Musicoterapia, IPUB/UFRJ, âmbito regional, vínculo temático ao projeto “Educação Musical na Diversidade: o processo criativo coletivo e o empoderamento da pessoa em sofrimento psíquico”.
  2. Técnica
    1. Apresentação do trabalho “Educação Musical, Musicalidade Abrangente e Diversidade Cultural”, IX Simpósio Internacional de Musicologia, âmbito internacional, vínculo temático à linha “Música, Educação e Diversidade”.
    2. Apresentação do trabalho “Mudanças e crise no mundo e na escola: perspectivas para uma educação musical emancipadora”, XVII Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Educação musical na diversidade: o processo criativo coletivo e o empoderamento da pessoa em sofrimento psíquico”.