Tópicos Especiais em Composição I (MUD705) – Ementa
Eletiva / 45 horas-aula / 3 créditos
Estudos avançados acerca dos conceitos e da aplicação experimental das relações entre prática composicional, ato da escuta e construção da interpretação musical.
REFERÊNCIAS
BARRIÈRE, J.-B. (ed.). (1991). Le timbre, métaphore pour la composition. Paris: IRCAM.
BERRY, Wallace. Structural functions in music. New York: Dover, 1976.
CHION, M. Guide des objets sonores. Paris: INA/GRM, 1983.
EMMERSON, S. (ed.). (1986). The language of electroacoustic music. London: Macmillan.
FORTE, Allen. The structure of atonal music. New Haven: Yale University, 1973.
LERDAHL, F.; JACKENDOFF, R. A generative theory of tonal music. Cambridge: The MIT Press, 1996.
MCDAMS, Stephen & MATZKIN, Daniel. Similarity, invariance, and musical variation. In: Annals of the New York Academy of Sciences. Vol. 930: The Biological foundations of music, p. 62-76, 2001.
MORRIS, Robert. Compositional spaces and other territories. Perspectives of New Music, v. 33, p. 328-358, 1995a.
RÉTI, Rudolph. The thematic process in music. Westport: Greenwood Press, 1978.
ROADS, C. (ed.). The computer music tutorial. Cambridge Mass: MIT Press, 1996.
SCHAEFFER, Pierre. Solfège de l’objet sonore. Paris: ed. du Seuil, 1967.
SOUZA, Rodolfo Coelho. Uma introdução às teorias analíticas da música atonal. In: Pesquisa em música no Brasil: Métodos, domínios, perspectivas. Volume I (Rogério Budasz, org.). Goiânia: ANPPOM, 2009.
WISHART, T. On Sonic Art. Amsterdam: Harwood Academic Publishers, 1996.
XENAKIS, I. Formalized Music. (revised edition) Stuyvesant: Pendragon Press, 1992.