Tópicos Especiais em Composição II (MUD706) – Ementa
Eletiva / 45 horas-aula / 3 créditos
Reflexão sobre os princípios do entendimento musical, com ênfase na pesquisa do sentido e da forma, tendo como referenciais as perspectivas filosóficas, psicológicas, linguísticas, biológicas, matemáticas e sociológicas.
REFERÊNCIAS
BAYLE, F. (1993). Musique acousmatique. Paris: INA/GRM.
BOWMAN, Wayne D. Philosophical perspectives on music. New York: Ox-ford University Press, 1998.
BUDD, Malcolm. Music and the emotions. New York: Routledge, 1992.
DAVIES, Stephen. Musical meaning and expression. Ithaca: Cornell Univer-sity Press, 1994.
DEUTSCH, Diana (ed.). (1999). The Psychology of Music. Second edition. San Diego: Academic Press.
JUSLIN, P. & SLOBODA, J. Music and emotion: theory and research. New York: Oxford University Press, 2001. KIVY, Peter. Authenticities: philosophical reflections on musical performance. New York, Ithaca, 1995.
MEYER, L. Style and music. Philadelphia: University of Pennsylvania, 1989.
SCHENKER, Heinrich. Free composition. New York: Longman, 1935 / 1979.
SOUZA, Rodolfo C. de. A lógica do pensamento musical. In: ILARI, Beatriz S. (Org.) Em busca da mente musical. Curitiba: Editora da UFPR, 2006.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Tradução de Marcos G. Nontagnoli. Petrópolis: Vozes, 1945 / 2009.