Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas I (MUD707) – Ementa
Eletiva / 45 horas-aula / 3 créditos
Estudos avançados sobre as contribuições da prática analítica aplicada às práticas interpretativas musicais, refletindo sobre as implicações e inter-relações das produções artística e conceitual.
REFERÊNCIAS
BENT, Ian D. Analysis; The New Grove Dictionary of Music and Musicians, 2nd edition, 2001.
BERRY, Wallace. Structural functions in music. New York: Dover Publications, 1987.
BROWN, Howard M., SADIE, Stanley [ed.]. Performance practice: music after 1600. New York: W.W. Norton, & Company, 1990.
CHAILLEY, Jacques. Traité historique d’analyse harmonique. Paris Leduc, 1977, 1/1951.
COOK, Nicholas. Between process and product: music and/as performance. Music Theory Online, vol. 7, N.2, 2001.
COOPER, G. W. e MEYER, L. B. The rhythmic structure of music. Chicago, University of Chicago Press, 1960.
KAMINSKY, Peter Michael. Aspects of harmony, rhythm and form in Schumann’s Papillons, Carnaval and Davidsbündlertänze. Tese de doutorado. University of Rochester, Eastman School of Music, 1990.
KRAUSZ, Michael [Ed.]. The interpretation of music. New York: Oxford University Press, 1993.
RINK, John [Ed.]. The practice of performance: studies in musical interpretation. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.
ROSEN, Charles. A geração romântica. São Paulo: Edusp, 2000.