Transição para Um Outro Mundo? Uma investigação do tratamento da cesura central numa forma-sonata atribuída a um espírito

Transição para Um Outro Mundo? Uma investigação do tratamento da cesura central numa forma-sonata atribuída a um espírito 📄
Érico Bomfim | Miriam Grosman

Resumo: Este trabalho visa a analisar a cesura central do primeiro movimento da Sonata em fá menor de Rosemary Brown, atribuída ao espírito de Schubert, e discuti-la à luz dos procedimentos composicionais característicos de cesuras centrais clássicas e românticas _ porém, mais especialmente, das cesuras centrais schubertianas. Meu objetivo é, portanto, avaliar o grau de correlação de estilo que há entre a cesura central da sonata de Brown, que é atribuída ao espírito de Schubert, e as cesuras centrais próprias desse compositor. Meu referencial teórico principal será a obra Elements of Sonata Theory, de 2006, dos autores Hepokoski e Darcy.

Palavras-chave: Rosemary Brown. Franz Schubert. Sonata. Estilo. Poética.