Competência na performance- princípios básicos e estratégias

Competência na performance: princípios básicos e estratégias (MUD820) – Ementa

Eletiva / 45 horas-aula / 3 créditos

Discussão acerca da capacitação do intérprete para solucionar problemas de performance musical, bem como a discussão de procedimentos técnicos, físicos e psicológicos que podem resultar em maior eficiência no ensino e na aprendizagem do instrumento/canto, tendo como referência as várias abordagens do texto musical. Ênfase nas várias dimensões do fenômeno rítmico, na produção do som e no aperfeiçoamento do condicionamento psicológico. Abordagem da literatura sobre o conceito de técnica, memória musical, planejamento da interpretação e método de estudo.

REFERÊNCIAS

BARTH, George. The pianist as orator. Ithaca and London: Cornell University Press.

COOPER and MEYER,L. The rhythmic structure of music. Chicago: The University of Chicago Press, 1960.

ELDER, Dean. Pianists at play. London: Kahn & Averill: 2007

GERIG, Reginald. Famous pianists and their technique. N.York: Robert B. Luce, Inc., 1976.

HOFMANN, Josef. Piano playing with piano questions answered. New York: Dover Publications, 1976.

KOCHEVITSKY, George. The art of piano playing. Princeton New Jersey: Summy Birchard Music, 1967.

NEUHAUS, Henrich. The art of piano playing. New York: Prager, 1973.

RINK, John (ed). La interpretación musical. Madrid: Alianza Editorial, 2011.

SHONBERG, Harold C. The great pianists. New York: Simon and Schuster, 1987.

WILLIAMON, Aaron. Musical excellence – strategies and techniques to enhance performance. New York, Oxford University Press:2004

WOLFF, Konrad. Masters of the keyboard. Indiana University Press. Bloom, 1983

WHITESIDE, Abby. On piano playing. Amadeus Press: Portland, Oregon, 1997.