Projetos de Pesquisa

Educação Musical

Música, Educação e Diversidade

  1. Educação Musical na Diversidade: o processo criativo coletivo e o empoderamento da pessoa em sofrimento psíquico (2016) 🔗
  2. Musicalidade Abrangente na pós-modernidade: processos integrados de produção, transmissão e aquisição de conhecimento musical em situações formais, não-formais e informais de ensino e aprendizagem na diversidade etnográfica das vivências musicais no Brasil (2017) 🔗

Musicologia

Etnografia das Práticas Musicais

  1. Música, interesse público e justiça social (2018) 🔗
  2. Etnografias do trabalho musical em conjuntos e coletivos (2021) 🔗

História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana

  1. Africanias: a música vocal brasileira e ibero-americana (2021) 🔗
  2. Música brasileira dos séculos XIX e XX: práticas composicionais em perspectiva histórico-analítica (2021) 🔗
  3. O violão no Rio de Janeiro: o olhar para a trajetória social (2016) 🔗
  4. Patrimônio Musical: práticas, representações e políticas públicas (2017) 🔗

Processos Criativos

Poéticas da Criação Musical

  1. Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular (2017) 🔗
  2. A poética da mente musical: imaginação, sentido e cognição incorporada (2019) 🔗
  3. As escutas: o som, o ritmo e as materialidades (2021) 🔗
  4. Conservação e Inovação nas Poéticas Musicais Contemporâneas (2021) 🔗
  5. Desenvolvimento de Sistemas Composicionais (2019) 🔗
  6. MOUSIKÉ: um princípio de articulação do conhecimento desde a música (2017) 🔗
  7. Superfície e estrutura em aplicações da Análise Particional (2018) 🔗

Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos

  1. A canção brasileira urbana: origens e práticas (2017) 🔗
  2. A prática interpretativa no domínio do conhecimento histórico (2016) 🔗
  3. Expressão musical: aspecto cinético como recurso na performance (2017) 🔗
  4. Música brasileira para instrumentos de sopro: texto e performance – séculos XX e XXI (2021) 🔗
  5. O ato da performance musical: processos mentais e prática pedagógica (2020) 🔗
  6. Performance e sonoridade coral, com ênfase no repertório coral composto a partir de 1950 (2021) 🔗
  7. Performance musical colaborativa no século XXI : abordagens e perspectivas (2017) 🔗
  8. Repertório camerístico brasileiro: texto e performance: séculos XIX e XX (2021) 🔗

Projetos encerrados 🔗

Imagem: registro catalográfico da obra Missa a 4 vozes do Padre José Maurício Nunes Garcia. 
A letra na ficha catalográfica é do compositor Alberto Nepomuceno.