O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ contempla três áreas de concentração:
1) Educação Musical (linha de pesquisa única)
2) Musicologia (duas linhas de pesquisa)
3) Processos Criativos (duas linhas de pesquisa)
ÁREA DE EDUCAÇÃO MUSICAL
Tem como objeto de estudo o estudo das relações entre música e educação, entendidas como instâncias de criação de conhecimentos e como agentes transformadores de qualidade de vida sociocultural e individual, em quaisquer espaços de ocorrência do fenômeno musical, através de pesquisa científica e produção bibliográfica, incluindo dissertação (Mestrado Acadêmico) ou tese (Doutorado). Dentro da área, desenvolve- se no momento uma linha única:
- Música, Educação e Diversidade 🔗
Estudos em educação musical voltados para a promoção da diversidade e interação social, entendidos em sentido amplo, e comprometidos com a transformação da qualidade de vida sociocultural e individual.
ÁREA DE MUSICOLOGIA
Tem como objeto de estudo os saberes e fazeres musicais, em suas diversas dimensões e manifestações, com ênfase histórica, antropológica, sociológica, política, teórica, analítica, crítica ou interdisciplinar, proporcionando o desenvolvimento da capacidade de reflexão, discussão e contextualização da música em diversas tradições e culturas, através de pesquisa científica e produção bibliográfica, incluindo dissertação (Mestrado Acadêmico) ou tese (Doutorado). Dentro da área, desenvolvem-se duas linhas de pesquisa:
- Etnografia das Práticas Musicais 🔗
Abordagem etnográfica e histórica do fazer musical, enfatizando as relações entre as práticas acústicas e as demais expressões das sociedades humanas. - História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana 🔗
Estudo da música brasileira e iberoamericana em seus aspectos históricos, sociológicos, antropológicos, políticos, culturais e analíticomusicais, com ênfase na investigação documental, construção e na crítica historiográfica.
ÁREA DE PROCESSOS CRIATIVOS
Tem como objeto de estudo a produção do discurso musical, a partir de experiências composicionais, interpretativas, performáticas, da realização do objeto musical em meios e suportes videofonográficos, da construção da escuta e dos estudos em tecnologia musical, proporcionando o desenvolvimento da capacidade de reflexão, discussão e contextualização da produção musical original e tradicional, bem como de sua performance e difusão, através de produção artística, pesquisa e produção bibliográfica, incluindo dissertação (Mestrado Acadêmico) ou tese (Doutorado). Dentro da área, desenvolvem-se duas linhas de pesquisa:
- As Práticas Intepretativas e seus Processos Reflexivos 🔗
Pesquisa da prática interpretativa musical e de seus processos reflexivos, enfocando o pensamento atrelado à ação, para a construção do conhecimento da prática artística e de suas relações com experiências de natureza histórica, pedagógica e criativa. - Poéticas da Criação Musical 🔗
Estudos relacionados aos processos criativos em música e aos processos de significação do objeto musical, propiciando a emergência de novos modelos e abordagens do conhecimento em composição musical e sonologia, que conjuguem pesquisa e produção artística.