Laboratório de Práticas Interpretativas (LaPI)

Ocupa 6 salas de 12 m2, é atualmente constituído por quatro núcleos, com salas individualizadas e equipadas no prédio II da Escola de Música, situado ao lado da Sala Cecília Meireles:

1. Centro de Estudos dos Instrumentos de Sopros;
  2. Centro de Estudos Orquestrais;
  3. Sala de Percussão;
  4. Laboratório de Cravo e Instrumentos Antigos.

Todos os conjuntos estáveis da Escola de Música (Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra de Sopros da UFRJ, UFRJazz), os principais coros (Brasil Ensemble, SacraVox, Coro Infantil da UFRJ) e os conjuntos de câmara, assim como suas salas e salões de concerto, equipados com pianos de concerto Steinway e demais recursos para a cena musical, são disponibilizados às atividades de pesquisa da linha “As práticas interpretativas e seus processos reflexivos”, para aulas, experimentos, ensaios, apresentações, palestras e masterclasses.