Inscrições em disciplinas 2024-1

Agenda

Período de inscrições em disciplinas para alunos matriculados de Mestrado e Doutorado (inscrição pelo SIGA): 24 de fevereiro a 5 de março de 2024.

Início das aulas: 11 de março de 2024 → Em conformidade com a Resolução CONSUNI 24-2022 e a Portaria UFRJ 117-2022, determinando o retorno pleno às atividades presenciais de ensino, pesquisa, extensão e administrativas no âmbito da UFRJ, as disciplinas coletivas obrigatórias e eletivas dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ serão ministradas em regime exclusivamente presencial.

Disciplinas

Seminários de Educação Musical II (MUD 732). Prof. Glauber Resende, segundas-feiras, 14:00 às 17:00, sala 2104 (10 vagas). Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Mestrado da Área de Concentração “Educação Musical” (Linha de Pesquisa “Música, Educação e Diversidade”); aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → Revisão crítica de literatura da área de Educação Musical, direcionada para as dissertações de mestrado, a partir de tópicos específicos que funcionarão como eixos temáticos, de forma a contemplar as pesquisas em andamento.

Seminários Avançados em Educação Musical II (MUD 832). Prof. João Miguel Bellard Freire, quintas-feiras, 14:00 às 17:00, sala 2104 (10 vagas). Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Doutorado da Área de Concentração “Educação Musical” (Linha de Pesquisa “Música, Educação e Diversidade”); aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → Interlocução entre os pesquisadores da área de concentração Educação Musical, propiciando um debate sobre sua fundamentação teórica, conceitual e metodológica, bem como sobre os diversos suportes bibliográficos das linhas e projetos de pesquisa a ela vinculados e os diálogos com outras áreas do conhecimento, tais como Ciências da Saúde, Etnomusicologia e Humanidades, que possam contribuir para a reflexão e enriquecimento da área. A disciplina será ministrada necessariamente em regime compartilhado por docentes das respectivas linhas de pesquisa da área e/ou por convidados de outras instituições.

Seminários de Musicologia II (MUD 722). Profa. Dra. Maria Alice Volpe, quintas-feiras, 10:00 às 13:00, sala 2104 (10 vagas). Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Mestrado da Área de Concentração “Musicologia” (Linhas de Pesquisa “Etnografia das Práticas Musicais” e “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana”); aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → Estudo dos quadros teóricos e metodológicos em seus desdobramentos nas tendências recentes da musicologia internacional e suas repercussões na musicologia brasileira.

Seminários Avançados de Musicologia II (MUD 802). Prof. Dr. Samuel Araújo, sextas-feiras, 9:00 às 12:00, sala 2104 (10 vagas). Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Doutorado da Área de Concentração “Musicologia” (Linhas de Pesquisa “Etnografia das Práticas Musicais” e “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana”); aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → Mapeamento das questões críticas da pesquisa em Musicologia, com ênfase nas tendências recentes, refletindo sobre os problemas teórico-conceituais e metodológicos dos discursos sobre a música de diversas tradições. O debate privilegia autores e textos representativos de diversas abordagens da pesquisa na área, visando intensificar a interlocução entre questões históricas, antropológicas, sociológicas, teóricas, analíticas e críticas, evidenciando as principais tendências e correntes de pensamento das subáreas em questão e suas respectivas inter-relações. Interlocução entre os pesquisadores da área de concentração Musicologia, propiciando um debate sobre sua fundamentação teórica, conceitual e metodológica, bem como sobre os diversos suportes bibliográficos das linhas e projetos de pesquisa a ela vinculados. A disciplina será ministrada necessariamente em regime compartilhado por docentes das respectivas linhas de pesquisa da referida área de concentração e/ou convidados de outras instituições.

Seminários de Musicologia II (MUD 722). Prof. Dr. Jonas Lana, sextas-feiras, 9:00 às 12:00, sala 2106 (10 vagas). Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Mestrado da Área de Concentração “Musicologia” (Linhas de Pesquisa “Etnografia das Práticas Musicais” e “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana”); aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → Estudo dos quadros teóricos e metodológicos em seus desdobramentos nas tendências recentes da musicologia internacional e suas repercussões na musicologia brasileira.

Mulheres compositoras, regentes e pianistas (Tópicos Especiais em Musicologia II – MUD828). Prof. Dr. Giulio Draghi, sextas-feiras, 14:00 às 17:00, sala [a definir] (15 vagas). Disciplina optativa para alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGM-UFRJ; aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → O curso propõe uma visão panorâmica do papel das mulheres na música, do século XI com a figura pioneira da monja alemã Hildegard von Bingen no século XI até os dias atuais através da islandesa Hildur Guðnadóttir. Serão abordadas ao longo do curso dezenas de compositoras, regentes e pianistas que tiveram em diversos sua presença sufocada, mas lograram deixar uma profunda marca no campo – personalidades, entre outras, como Maria Yudina, Suszanna Ruzicková, Alice Hertz, Antonia Brico e Dinorá de Carvalho. As aulas incluem, além da leitura e discussão de textos selecionados (incluindo autobiografias e depoimentos de contemporâneos), um intenso uso de materiais audiovisuais como documentários e gravações, com audição acompanhada de partituras.

Fundamentos rituais da música indígena e do samba (Tendências Recentes em Etnomusicologia – MUD753). Prof. Dr. Samuel Araújo, Profa. Dra. Ana Paula Lima Rodgers, quartas-feiras, 9:00 às 12:00, sala 2104 (15 vagas). Disciplina optativa para alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGM-UFRJ; aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → Este curso propõe o estudo aprofundado das bases rituais de dois modos de fazer música de base comunitária: o Samba e a Música Indígena sul-americana. Para tanto utilizaremos desde textos clássicos sobre antropologia do ritual até trabalhos mais recentes em Etnomusicologia. Metodologias como etnografia, análises de cunho sociológico ou histórico, bem como musicológico estrito senso serão extraídas dos trabalhos analisados e confrontadas a uma teoria do ritual que será o fio condutor do curso. Nesse sentido, o samba aparecerá menos como um “gênero” urbano popular (mesmo que também o seja) do que como uma forma de música ritualística por excelência. Os estudos da música indígena do Brasil nos guiarão nessa jornada, cujo percurso nos permitirá ademais passar por duas recentes “viradas” teórico-metodológicas desse campo acadêmico: a “virada do afeto” (Etnomusicologia) e a “virada ontológica” (Antropologia). Além de leitura da bibliografia pertinente, faremos uso também da audição crítica de registros em suportes de áudio e audiovisuais.

Decolonialidade e Música Brasileira (Tópicos Especiais em Musicologia III – MUD829). Prof. Dra. Regina Meirelles, quartas-feiras, 15:00 às 18:00, sala 2106 (15 vagas). Disciplina optativa para alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGM-UFRJ; aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → A disciplina propõe a exploração de estudos recentes sobre decolonização, originados a partir das reflexões sobre os impactos das colonizações em nações da América Latina, África e Ásia. Seu foco está na adoção da perspectiva decolonial delineada por autores como Thais Luzia Colaço e Catherine Walsh, destacando a busca incessante por transgressão e insurgência em contraponto à abordagem convencional da decolonização. Com raízes nas décadas de 1960 e 1970, através do trabalho de intelectuais como Aníbal Quijano, Edward W. Said, Frantz Fanon e Aimé Césaire, o pensamento decolonial emerge como uma via para ampliar a voz e a visibilidade dos povos historicamente marginalizados. Abrangendo uma análise conceitual com vistas à clarificação da distinção de colonialismo e colonialidade, evitando assim equívocos entre os conceitos de descolonização e decolonialidade, a disciplina almeja explorar e compreender essas perspectivas críticas, enfatizando a contínua relevância dessas ideias nos domínios acadêmicos, nos movimentos sociais e nas teorias pós-coloniais.

Seminários de Processos Criativos II (MUD 702). Prof. Dr. Carlos Almada, sextas-feiras, 13:00 às 16:00, sala 2104 (10 vagas). Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Mestrado da Área de Concentração “Processos Criativos” (Linhas de Pesquisa “Poéticas da Criação Musical” e “Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos”); aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → Estudo dos quadros teóricos e metodológicos da pesquisa em composição musical e práticas interpretativas e sua aplicabilidade nos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Leituras orientadas que contemplem os tópicos específicos das dissertações dos participantes.

Seminários Avançados em Processos Criativos II (MUD 804). Prof. Dr. Paulo Sá, quartas-feiras, 14:00 às 17:00, sala 2104 (10 vagas). Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Doutorado da Área de Concentração “Processos Criativos” (Linhas de Pesquisa “Poéticas da Criação Musical” e “Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos”); aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → Mapeamento das questões críticas da pesquisa em Processos Criativos, com ênfase nas tendências recentes, refletindo sobre os problemas teórico-conceituais e metodológicos dos discursos sobre a música de diversas tradições. O debate privilegia autores e textos representativos de diversas abordagens da pesquisa em criação e performance musical, interpretação, escuta, sonologia e tecnologia musical, desde sua concepção, realização e recepção até sua tradução como produto audiovisual e bibliográfico de natureza científica.

Música, poética e linguagem (Tópicos Especiais em Processos Criativos III – MUD826). Prof. Dr. Antônio Jardim, terças-feiras, 11:00 às 14:00, sala 2104 (15 vagas). Disciplina optativa para alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGM-UFRJ; aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → O curso se propõe discutir os entrelaçamentos entre as dimensões musicais, poéticas e da linguagem, relacionadas aos processos criativos. Para tal proporá um exame desses conceitos e suas circunstâncias, dialetizando essas dimensões. Trabalharemos para tal com alguns textos, dando prosseguimento ao projeto de pesquisa “Música e criação poética”, a saber, entre outros: Martin Heidegger, “Ciência e pensamento do sentido”, in: Ensaios e conferências (Petrópolis: Vozes, 2002); Martin Heidegger, “A origem da obra de arte” (São Paulo: Edições 70, 2010); Gilvan Fogel, “Heidegger, et coetera e a questão da técnica moderna”, in: Da solidão perfeita (Petrópolis: Vozes, 1998); e Antonio Jardim, “Poética: o modo essencial de pronúncia do real”, in: O sagrado, a arte e a filosofia, v. 2 (São Paulo: LiberArs, 2013).