Fabio Adour

Professor permanente

Currículo Lattes

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG – 2008), Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 1999), Bacharel em Música – habilitação em violão pela Universidade Federal do Estado do Rio (UNI-RIO – 1994), foi professor por 12 anos da Universidade Federal de Minas Gerais e atualmente é professor adjunto do Departamento de Musicologia e Educação Musical da UFRJ. Desenvolve intensa atividade como intérprete (violão/guitarra), compositor e arranjador. Lançou, em 2015, o livro Sobre Harmonia: Uma Proposta de Perfil Conceitual, trabalho vencedor do Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2013. Vem participando de congressos e simpósios de pesquisa, tendo publicado artigos com temas relacionados à Música Popular, Educação Musical, Composição e Análise.

Produção 2018

Técnica

  1. Apresentação do trabalho “Aspectos criativos na reelaboração musical: um estudo de caso de Kine-edge de Emerson, Lake & Palmer”. [indicar contexto]. Vínculo ao projeto “Musicalidade abrangente na pós-modernidade…”.
  2. Apresentação do trabalho “Blues é tudo Igual ?”. [indicar contexto]. Vínculo temático ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
  3. Comunicação do trabalho “O Swing no canto de Djavan”. [indicar contexto]. Vínculo ao projeto “Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África”.
  4. Apresentação do trabalho “A abordagem de improvisação de Alexandre Carvalho”. [indicar contexto]. Vínculo metodológico ao projeto “Musicalidade Abrangente na pós-modernidade”.
  5. Apresentação do trabalho “A improvisação melódica de Lula Galvão”. [indicar contexto]. Vínculo metodológico ao projeto “Musicalidade Abrangente na pós-modernidade”.
  6. Apresentação do trabalho “Reelaboração de peças eruditas na música de Emerson, Lake & Palmer”. [indicar contexto]. Vínculo temático ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
  7. Apresentação do trabalho “A importância da elaboração de arranjos em aulas coletivas de violino”. [indicar contexto]. Vínculo ao projeto “Musicalidade Abrangente na pós-modernidade”.
  8. Apresentação do trabalho “Harmonia e idiomatismo na obra para violão de Guinga”. [indicar contexto]. Vínculo temático ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.

Artística

  1. Apresentação da obra “Concerto para dois violões”, de Edino Krieger. Concerto da Orquestra Sinfônica da UFRJ em Homenagem a Edino Krieger (90 anos), Série Vertigens da Sala Cecília Meireles. Âmbito regional. Vínculo metodológico ao projeto “Performance musical colaborativa no século XXI”.
  2. Estreia mundial da obra “Promessa de Silêncio”, de Artur Gouvêa. XXIX Panorama da Música Brasileira Atual. Âmbito nacional. Vínculo metodológico ao projeto “Performance musical colaborativa no século XXI”.
  3. Estreia mundial da obra “Contrapontinho nº 2”, de Mateus Viana. XXIX Panorama da Música Brasileira Atual. Âmbito nacional. Vínculo metodológico ao projeto “Performance musical colaborativa no século XXI”.
  4. Estreia mundial da obra autoral “Pecinha nº 3”, para flauta doce e violão. II Seminário de Flauta Doce da UFRJ. Âmbito regional. Vínculo metodológico ao projeto “Performance musical colaborativa no século XXI”.
  5. Estreia mundial obra “Danse des Fous”, de Antonio Celso Ribeiro. II Seminário de Flauta Doce da UFRJ. Âmbito regional. Vínculo metodológico ao projeto “Performance musical colaborativa no século XXI”.
  6. Estreia mundial da obra “Artigo Primeiro”, de Carlos Almada. III Congresso Nacional de Música e Matemática. Âmbito nacional. Vínculo metodológico ao projeto “Performance musical colaborativa no século XXI”.
  7. Apresentação da obra “Romancero Gitano”, de Mario Castelnuovo-Tedesco. Concerto do Coral Brasil Ensemble, Série Vertigens da Sala Cecília Meireles. Âmbito regional. Vínculo metodológico ao projeto “Performance musical colaborativa no século XXI”.
  8. Estreia mundial de arranjos autorais para orquestra e coro de “Acalanto”, de Dorival Caymmi, “Andança”, de Danilo Caymmi, Edmundo Souto e Paulinho Tapajós, e “Alguém no Céu”, de Danilo Caymmi e Dudu Falcão. Concerto da Orquestra Sinfônica da UFRJ, Coral Infantil da UFRJ, Coral Brasil Ensemble e Danilo Caymmi. Âmbito regional. Vínculo metodológico ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.

Produção 2017

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo ‘Transformação de discurso verbal em musical: um relato composicional’, Anais do I Congresso Nacional de Música e Matemática da UFRJ, vínculo conceitual ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri “.

Técnica

  1. Apresentação do trabalho “Transcrição auditiva e análise fraseológica: um estudo sobre Knife-Edge de ELP”, VIII Simpósio de Educação Musical do PPGM da UFRJ, âmbito regional, vínculo metodológico ao projeto “Musicalidade Abrangente na pós-modernidade”.
  2. Apresentação do trabalho “Blues é tudo igual?”, 8a. Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, âmbito regional, vínculo conceitual ao projeto “Musicalidade Abrangente na pós-modernidade…”.
  3. Apresentação da palestra “Harmonia e Idiomatismo na Obra para Violão de Guinga”, Série 5a às Seis, Núcleo de Estudos do Violão do PPGM da UFRJ, âmbito regional, vínculo temático ao projeto “A prática interpretativa no domínio do conhecimento histórico”.
  4. Participação como membro da mesa redonda “Composição para Violão”, I Simpósio Internacional de Violão (UFMG/UNIMONTES /UFSJ), âmbito internacional, vínculo conceitual ao projeto “Musicalidade Abrangente na pós-modernidade”.
  5. Membro da Comissão Científica do I Simpósio Internacional de Violão (UFMG/UNIMONTES/UFSJ), âmbito internacional, vínculo conceitual ao projeto “Musicalidade Abrangente na pós-modernidade…”.

Artística

  1. Estreia mundial de quatro obras para canto e piano (Marconi, Thomazi, Camenietzki), Concerto do Duo Adour – Série Tendências UFRJ, âmbito regional, vínculo metodológico ao projeto “Performance musical colaborativa no século XXI…”
  2. Estreia mundial da obra “Figura Cantabile” (2016), de Danniel Ribeiro, XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, Sala Cecília Meireles, âmbito nacional, vínculo metodológico ao projeto “Performance musical colaborativa no século XXI…”.
  3. Estreia mundial da obra “Fumebianas no 2” (2016), de Guilherme Bertissolo, XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, Sala Cecília Meireles, âmbito nacional, vínculo metodológico ao projeto “Performance musical colaborativa no século XXI…”.
  4. Estreia mundial do arranjo para orquestra do Lundu “Esta noite, oh céus, que dita” (1830), de João Francisco Leal, como fechamento da ópera “Viva la mama”, de Gaetano Donizetti, promovida pelas Escolas de Música, Belas Artes e Comunicação da UFRJ, âmbito regional, vínculo conceitual ao projeto “Musicalidade Abrangente na pós-modernidade…”.
  5. Apresentação das obras “Evolon” e “Sonora” (Edson Zampronha), concerto do Abstrai Ensemble no IV Festival de Música Contemporânea Brasileira, âmbito internacional, vínculo metodológicoao projeto “Performance musical colaborativa no século XXI…”.
  6. Apresentação da obra “Experiência auto-referencial” (Phivos Kollias) e Trio (Gentil-Nunes), concerto do Abstrai Ensemble, VI Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro, âmbito internacional, vínculo metodológico ao projeto “Performance musical colaborativa no século XXI…”.
  7. Apresentação da peça “Litania” (João Pedro de Oliveira), concerto do Abstrai Ensemble e Proxima Caentauri, Espaço Cultural Maison de France, âmbito internacional, vínculo metodológico ao projeto “Performance musical colaborativa no século XXI…”.
  8. Apresentação da peça “Dark Angels” (Peter Maxwell Davies), concerto “A Decada de 1990” do Duo Adour, em celebração ao Bacharelado em Violão da UNIRIO e os 50 Anos do Instituto Villa-Lobos, âmbito regional, vínculo metodológico ao projeto “Performance musical colaborativa no século XXI…”.
  9. Apresentação de seis obras para violão solo dos compositores do Prelúdio 21 (Alves, Lucas, Nassaro, Oliveira, Schubert, Senna), série Conversa Acústica, âmbito regional, vínculo metodológico ao projeto “Performance musical colaborativa no século XXI…”.

Produção 2016

Artística

  1. Publicação do artigo completo “Acentuação intermediária do compasso: uma proposta de notação musical”. VI Simpósio Internacional de Musicologia da UFG. Âmbito internacional. 
  2. Publicação do artigo completo “Análise Motívico‐Fraseológica e Modelagem Sistêmica”. 14º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ. Âmbito local.