Ficha catalográfica

Informações e orientações de uso

ficha catalográfica é uma representação das informações bibliográficas obrigatória de um livro, monografia, dissertação ou tese e auxilia na identificação e localização do documento na biblioteca.

O SIBI/UFRJ disponibiliza um auto-serviço de catalogação, onde o aluno poderá elaborar, ele mesmo, sua própria ficha de catalogação. A ficha é criada automaticamente após o preenchimento dos campos solicitados no formulário.

O Sistema gera a ficha catalográfica de seu trabalho pelo preenchimento dos campos do formulário como apresentado a seguir. Acesse o sistema clicando aqui e preencha o formulário, conforme as orientações abaixo:

Exemplo de preenchimendo de ficha:

  1. Autor: responsável direto pela redação da obra. No caso de teses e dissertações, a autoria é do aluno.
    A entrada desse dado no programa é feita em dois campos:
    1. Nome: digite seu primeiro nome e nomes/sobrenomes intermediários (se for o caso).
    2. Sobrenome: digite seu último sobrenome.
      Exemplo:
      • Silvio Coelho dos Santos (Silvio Coelho dos = nome, Santos = sobrenome)
      Exemplos para sobrenomes compostos: (grau de parentesco, lugar, ligados por hífen, outros):
      • Henrique Silva Júnior (Henrique = nome, Silva Júnior = sobrenome)
      • João Oscar do Espirito Santo (João Oscar do = nome Espirito Santo = sobrenome)
      • Carlos Monte Verde (Carlos = nome Monte Verde = sobrenome)
      • Elsa Lykke-Seest (Elsa = nome Lykke-Seest = sobrenome)
  2. Título do trabalho: registre o nome ou expressão que distingue e individualiza o seu trabalho.
    Se houver um subtítulo este deverá ser colocado após o título separado pelo sinal de dois pontos. Utilize letras maiúsculas somente para início do título ou quando tratar-se de nome próprio.
    Exemplo: Ensino de física: estudo de caso nas Escolas públicas do Municipio do Rio de Janeiro.
  3. Cutter: procure pelo seu sobrenome ou a forma mais próxima ao sobrenome completo e complete o campo com o número indicado.
    Exemplo: sobrenome Alves, corresponde a A474 no código Cutter. Insira somente o número (474) no campo.
  4. Pós-Graduação: Caso seu trabalho seja uma tese ou dissertação, preencha os campos Trabalho e Programa.
  5. Trabalho: tipo de trabalho produzido e grau obtido. Selecione tese quando for concluído o doutorado e dissertação quando for concluído o mestrado.
  6. Programa: programa de pós-graduação ao qual você pertence e defendeu seu trabalho. Use a seta para selecionar o nome do curso.
  7. Nome do orientador: como co-responsável pelo trabalho, digite o nome do seu orientador e nomes/sobrenomes intermediários, se for o caso.
    Siga as orientações dadas para o nome do autor.
    Atenção: assinale a caixa “orientadora”, se for o caso, para que o programa faça a distinção da forma feminina ao designar essa função no corpo da ficha catalográfica.
  8. Nome do coorientador: como co-responsável pelo trabalho, digite o nome do seu orientador e nomes/sobrenomes intermediários, se for o caso.
    Siga as orientações dadas para o nome do autor. 
    Atenção: assinale a caixa “coorientadora”, se for o caso, para que o programa faça a distinção da forma feminina ao designar essa função no corpo da ficha catalográfica.
  9. Ano: registre o ano em que a tese ou dissertação foi defendida no programa de pós-graduação.
  10. Número de folhas: registre o total de folhas da tese ou dissertação (sem contar a capa).
  11. Assuntos: registre palavras ou expressões que representam o conteúdo de seu trabalho.
    Devem aparecer em ordem decrescente de importância. Evite termos redundantes ou repetitivos. É obrigatório registrar um assunto, os demais devem ser registrados em função da necessidade e amplitude de temas do conteúdo da tese ou dissertação.

Ao clicar em Enviar o programa gera a ficha catalográfica, como um arquivo pdf, disponível para download e/ou impressão, conforme apresentado abaixo:

A ficha catalográfica deve ser posicionada no verso da folha de rosto (página 2 da seção de pré-texto), ficando confrontada com a folha de aprovação, que é posicionada como página 3 do pré-texto: