Frederico Barros

Fred

Professor permanente

Currículo Lattes


Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2003) e mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Tem experiência nas áreas de Sociologia da Cultura e da Música, História, Musicologia e Etnomusicologia, atuando principalmente com os seguintes temas: música, pensamento social brasileiro e movimentos artísticos nos séculos XX e XXI.

Produção 2018

Técnica

  1. Participação como organizador da série “Rodas para pensar: encontros para conhecer o trabalho com música”, vínculo temático ao projeto “Práticas de interlocução e registro etnográfico sobre o trabalho com música”.

Produção 2017

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo “Limites do projeto modernista”, Novos Estudos CEBRAP, ambito internacional, vínculo com a linha “Etnografia das práticas musicais”.

Técnica

  1. Apresentação do trabalho “Modernismo e Música Armorial – um ensaio de perspectiva histórica”, Ciclo Ariano Suassuna e o Movimento Armorial, SESC-SP, abrangência regional, vínculo com a linha “Etnografias…”
  2. Apresentação do trabalho “Relações entre técnica composicional e pesquisa folclórica na obra de Guerra-Peixe”, Série Novos Estudos: repensando folclores na música clássica no Brasil, SESC-SP, ambito regional, vínculo com a linha “Etnografia…”.
  3. Participação como organizador da série “Rodas Para Pensar…”, PPGM-UFRJ, abrangência local, vínculo ao projeto “Práticas de interlocução e registro etnográfico…”.

Produção 2016

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo “Theoretical frameworks in Brazilian Electroacoustic Music”. Organised Sound. Âmbito internacional. Vínculo ao projeto de pesquisa “Referenciais teóricos da Música Eletroacústica Brasileira Contemporânea”.