Frederico Barros

Fred

Professor permanente / Coordenador da Linha


Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2003) e mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Tem experiência nas áreas de Sociologia da Cultura e da Música, História, Musicologia e Etnomusicologia, atuando principalmente com os seguintes temas: música, pensamento social brasileiro e movimentos artísticos nos séculos XX e XXI.

Produção 2018

Técnica

  1. Participação como organizador da série “Rodas para pensar: encontros para conhecer o trabalho com música”, vínculo temático ao projeto “Práticas de interlocução e registro etnográfico sobre o trabalho com música”.

Produção 2017

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo “Limites do projeto modernista”, Novos Estudos CEBRAP, ambito internacional, vínculo com a linha “Etnografia das práticas musicais”.

Técnica

  1. Apresentação do trabalho “Modernismo e Música Armorial – um ensaio de perspectiva histórica”, Ciclo Ariano Suassuna e o Movimento Armorial, SESC-SP, abrangência regional, vínculo com a linha “Etnografias…”
  2. Apresentação do trabalho “Relações entre técnica composicional e pesquisa folclórica na obra de Guerra-Peixe”, Série Novos Estudos: repensando folclores na música clássica no Brasil, SESC-SP, ambito regional, vínculo com a linha “Etnografia…”.
  3. Participação como organizador da série “Rodas Para Pensar…”, PPGM-UFRJ, abrangência local, vínculo ao projeto “Práticas de interlocução e registro etnográfico…”.