José Alberto Salgado e Silva

José Alberto 02

Professor permanente / Coordenador de Linha

Trabalha com etnomusicologia e educação musical desde a conclusão de seu mestrado em 2000, após trajetória de atuação como instrumentista, arranjador e compositor. Entre 2001 e 2005, sua pesquisa etnográfica de doutoramento examinou o tema da profissionalização, com estudantes universitários de música no Rio de Janeiro. Tópicos interligados de aprendizagem, técnica, ética, estética e economia – no exercício da profissão e nos estudos de música – continuam a ser investigados nos cursos que leciona, na orientação de pesquisas e nos escritos resultantes, em interlocução com estudantes e colegas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e, desde 2015, na Universidade de Aveiro (Portugal), onde atuou como professor visitante e investigador colaborador do INET-md.