José Alberto Salgado e Silva

José Alberto 02

Professor permanente

Trabalha com etnomusicologia e educação musical desde a conclusão de seu mestrado em 2000, após trajetória de atuação como instrumentista, arranjador e compositor. Entre 2001 e 2005, sua pesquisa etnográfica de doutoramento examinou o tema da profissionalização, com estudantes universitários de música no Rio de Janeiro. Tópicos interligados de aprendizagem, técnica, ética, estética e economia – no exercício da profissão e nos estudos de música – continuam a ser investigados nos cursos que leciona, na orientação de pesquisas e nos escritos resultantes, em interlocução com estudantes e colegas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e, desde 2015, na Universidade de Aveiro (Portugal), onde atuou como professor visitante e investigador colaborador do INET-md.

Produções 2018

Técnica

1. Apresentação da palestra “O trabalho com música e a educação universitária”, II Simpósio de Música e Pesquisa da Orquestra Sinfônica Nacional-UFF, SIMUPE, 2018. Âmbito local, vínculo ao projeto “Práticas de interlocução e registro etnográfico sobre o trabalho com música”
  2. Participação como docente no Seminário Especializado “Para estudar o trabalho musical”, Instituto de Etnomusicologia, Universidade de Aveiro, âmbito local, vínculo metodológico ao projeto “Práticas de Interlocução e Registro Etnográfico sobre o Trabalho com Música”.
  3. Participação como organizador da série “Rodas para pensar: encontros para conhecer o trabalho com música”, vínculo temático ao projeto “Práticas de interlocução e registro etnográfico sobre o trabalho com música”.
  4. Participação como parecerista, periódico acadêmico Journal of World Popular Music, 2018, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto “Práticas de interlocução e registro etnográfico sobre o trabalho com música”.
  5. Participação como parecerista, XVII Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Etnografia das Práticas Musicais”.
  6. Participação como parecerista, Revista Vórtex , volume 6, n.3 (2018), âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Etnografia das Práticas Musicais”.
  7. Participação como parecerista, Revista Interlúdio, Depto. Ed. Musical, Colégio Pedro II, âmbito local, vínculo metodológico à linha “Etnografia das Práticas Musicais”.

Produções 2017

Técnica

1. Apresentação do trabalho “Dialogical development… musical practice in higher education”, “Teaching Music Musically in the 21h Century…”, ambito internacional, vínculo ao projeto “Práticas de interlocução e registro etnográfico…”
  2. Apresentação do trabalho “Dialogical Development: referring to Keith Swanwick on theory and musical practice in higher education”, Encontro Internacional “teaching Music Musically in the 21h Century: Keith Swanwick at 80? A celebration in music education”, vínculo com o projeto “Práticas de interlocução e registro etnográfico…”.
  3. Apresentação do trabalho “Questões sobre diversidade no trabalho com música”. VI Semana de Pesquisa em Música da FAMES, abrangência local, vínculo ao projeto “Práticas de interlocução e registro etnográfico…”.
  4. Apresentação do trabalho “Um roteiro para observar a produção de música no brasil”, curso de bacharelado em turismo, UNIRIO, abrangência local, vínculo metodológico com o projeto “Práticas de interlocução e registro etnográfico…”
  5. Participação como docente do curso “Improvising in the music classroom”, Cyprus Pedagogical Institute, Nicosia, abrangência local, vínculo com o projeto “Práticas de interlocução e registro etnográfico sobre o trabalho com música”.
  6. Participação como docente do curso “Para estudar o trabalho musical”, Instituto de Etnomusicologia, Aveiro, abrangência internacional, vínculo com o projeto “Práticas de interlocução e registro etnográfico sobre o trabalho com música”.
  7. Participação como organizador da série “Rodas Para Pensar…”, PPGM-UFRJ, abrangência local, vínculo ao projeto “Práticas de interlocução e registro etnográfico…”.
  8. Participação como parecerista e membro do comitê científico para a IV Jornada de Etnomusicologia UFPA, abrangência nacional, vínculo ao projeto “Práticas de interlocução e registro etnográfico sobre o trabalho com música”.
  9. Participação como parecerista para o periódico acadêmico El Oído Pensante, vol.6, N.1, 2018, ISSN 2250-7116