
Professora permanente
Currículo Lattes
Iniciou seus estudos musicais em Osaka (Japão), sua cidade natal. Especializou-se na Itália, Estados Unidos e Brasil onde fixou como principal residência a cidade do Rio de Janeiro. Doutora em Prática Interpretativa pela UNICAMP, maravilhou-se pela riqueza musical brasileira pesquisando, divulgando e gravando obras de autores nacionais incluindo primeiras audições de peças contemporâneas. Por ocasião das comemorações dos 90 anos de nascimento de César Guerra-Peixe, gravou um CD com suas Sonatas, Sonatinas e Valsas. Tem se apresentado em concertos no Brasil, Japão, Estados Unidos e Europa. Do seu repertório, consta também obras dos compositores japoneses T. Takemitsu, A. Yashiro e T. Kashiwagi. Entre as muitas atividades como concertista, apresentou um recital para o Imperador Akihito e a Imperatriz Michiko, em 1997 e um concerto para o Príncipe Herdeiro do Japão, Naruhito, em 2008. No Brasil, tem atuado com as orquestras Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra do Teatro Nacional Claudio Santoro e Orquestra Sinfônica do Paraná, entre outras. É detentora de doze primeiros lugares em concursos nacionais e internacionais. Realiza anualmente seminários sobre “Knowledge and Practice of Piano Performance on Brazilian Music” na Universidade de Tsukuba (Japão). Tem dedicado grande parte da atividade profissional à pesquisa que visa a publicação ou exposição de textos sobre temas na área de performance. Desde 2011 é professora de piano na Escola de Música da UFRJ, atuando nos cursos de extensão, graduação e pós-graduação.
Produção 2018
Bibliográfica
Técnica
- Participação como membro da comissão organizadora do evento “O Japão na UERJ”, concerto da OSRJ, Teatro Odylio Costa, UERJ, âmbito local, vínculo metodológico à linha “Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos”.
- Participação como membro da comissão organizadora da 40ª JICTAC – UFRJ, âmbito local, vínculo metodológico à linha “Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos”.
- Participação como parecerista, XXVIII Congresso da Anppom, âmbito nacional, vínculo metodológico com à linha “Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos”.
Artística
- Apresentação da obra “Isoldens Liebestood aus Tristan und Isolde”, de Wagner/Liszt, Semana de aniversário 170 anos da EM/UFRJ, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto de “Expressão musical: aspecto cinético como recurso na performance”.
- Estreia da obra “Trevo”, de Mario Ferraro, para trompete, violão e piano, XXIX Panorama da Música Brasileira Atual, âmbito nacional, vínculo metodológico ao projeto ‘Expressão Musical: aspecto cinético como recurso na performance”.
Produção 2017
Bibliográfica
- Publicação do capítulo “A system description model with fuzzy boundaries””, no livro “Human Interface and the Management of Information”, abrangência internacional, vínculo metodológico com o projeto “Expressão musical: aspecto cinético como recurso…”.
Técnica
- Participação como coordenador da masterclass de piano Maurice Martin e recital do Duo Cracow, abrangência local, vínculo ao projeto “Performance musical: processos cognitivos e pedagógicos”.
- Participação como parecerista do III Simpósio em Práticas Interpretativas da UFRJ, âmbito nacional, vínculo com a linha de pesquisa “Práticas interpretativas…”.
- Participação como parecerista do XIII Simpósio Internacional de Cognição de Artes Musicais (SIMCAM), âmbito nacional, vínculo com o projeto “Práticas interpretativas… cognitivos e pedagógicos”.
Artística
- Estreia mundial da peça “Behind Blinded Bars”, de Aylton Escobar, XXII Bienal de Música Brasileira Contemporanea, ambito nacional, vínculo metodológico ao projeto “Expressão musical: seu aspecto cinético…”.
Produção 2016
Bibliográfica
- Publicação do artigo completo “A performance emocional do corpo: o que o corpo nos diz acerca da performance musical”. Anais do XIV Colóquio de pesquisa do PPGM-UFRJ. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto de pesquisa ‘Performance musical: aspectos cognitivos…”.
- Publicação do artigo completo “O rubato como recurso seminal da expressão musical”. XXVI Congresso da ANPPOM. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto de pesquisa “Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance”.
Técnica
- Apresentação do trabalho “A system description model without hierarchical structure”. HCI international 2016. Âmbito internacional. Vínculo conceitual com o projeto “Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance”.
- Apresentação do trabalho “O rubato como recurso seminal da expressão musical”. XXVI Congresso da ANPPOM. Âmbito nacional. Vínculo conceitual com o projeto “Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance”.
- Participação como membro da comissão organizadora do III Simpósio em Práticas Interpretativas UFRJ. Âmbito nacional. Vínculo à linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.
- Participação como membro da comitê editorial do III Seminário em Práticas Interpretativas UFBA/UFRJ. Âmbito nacional. Vínculo à linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.
Artística
- Apresentação da obra “Reply to Christopher Bochmann”, de Ricardo Tacuchian. Lançamento do cd “Páginas do Piano Brasileiro”. Âmbito regional. Vínculo metodológico ao projeto “Performance musical: aspectos cognitivos e pedagógicos”.
- Estreia da obra “T-Rio Cello”, de Paulo Mauad. Rio International Cello Encounter. Âmbito internacional. Vínculo metodológico ao projeto “Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance”.