Parte pós-textual

Referência

Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual, conforme a NBR 6023, mesmo mencionados em notas de rodapé. (ABNT, 2002).

A lista das publicações citadas na pesquisa, ou que serviram de fundamento para o desenvolvimento da mesma, deve constar de um capítulo à parte, denominado Referências (esta deve ser a nomenclatura adotada, e não “Bibliografia”).

Regras de Referências

Glossário

Relação de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições. É um elemento opcional, elaborado em ordem alfabética.

Apêndice

Elemento opcional que consiste em um texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. Os apêndices são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos.

Ex.:

APÊNDICE A – A AVALIAÇÃO NUMÉRICA DE CÉLULAS ALEATÓRIAS
TOTAIS AOS QUATRO DIAS DE EVOLUÇÃO.

APÊNDICE B – AVALIAÇÃO DAS CÉLULAS MUSCULARES PRESENTES NAS
CAUDAS EM REGENERAÇÃO.

Anexo

Elemento opcional, que consiste em um texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.

Os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos.

Ex.:

ANEXO A – PÁGINA DE ROSTO

Índice

É a lista de palavras ou frases, ordenadas segundo um determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto. O índice aparece no final da publicação.