Paulo Sá

Paulo SáProfessor colaborador
Currículo Lattes

Doutor em Música (2005) na área de Práticas Interpretativas, e Mestre em Musicologia (1999). Professor Associado do Departamento 03 – Arco e Cordas Dedilhadas (Bacharelado em Música, Habilitação em Bandolim); Professor Colaborador do PPGM-UFRJ e Professor Permanente do PROMUS.  Faz parte do projeto de pesquisa e extensão Música Brasileira para Cordas Dedilhadas: Produção, Pesquisa e Interpretação, juntamente com os demais docentes integrantes da Camerata Dedilhada da UFRJ. Dedica-se à pesquisa da performance e práticas interpretativas, tendo como foco principal a música brasileira para cordas dedilhadas. Entre 2004 e 2009 escreveu diversos artigos sobre o bandolim no Brasil para a revista norte-americana Mandolin Quarterly e em 2010 publicou pela MelBay, em parceria com a professora Marilynn Mair (Roger Williams University) o método Brazilian Choro for Mandolin – Choro Brasileiro para Bandolim, em inglês e português. Foi professor convidado da Malmö Academy of Music (Suécia, 2016) e do Conservatorio di Milano (Itália, 2013). Entre outubro de 2005 e fevereiro de 2006 realizou uma série de concertos e palestras sobre Choro em universidades norte-americanas, dentre elas, Berklee College of Music, University of Massachusetts-Darthmouth, Brown University, Cornell University e University of Oregon. Com o violonista Fábio Nin, produziu em 2010 a série musical Naquela Mesa em Tempos Modernos, uma homenagem a Jacob do Bandolim, tendo como convidados o trompetista Silvério Pontes, o gaitista Gabriel Grossi, o pianista Vitor Gonçalves, o violinista Nicolas Krassic e o percussionista Beto Cazes. No mesmo ano escreveu e dirigiu o espetáculo Afinidades Musicais: Choros e Fados, no Centro Cultural Correios no Rio de Janeiro. Apresentou-se com a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Petrobras Sinfônica e Mount Hood Orchestra (Estados Unidos). Discograficamente destacam-se CDs gravados com a Orquestra de Cordas Brasileiras, Rio Trio (lançado no Brasil e nos Estados Unidos), Camerata Brasil (lançado em 20 países pela EMI-Classics) e o CD autoral Paulo Sá Quarteto, lançado nos Estados Unidos pelo selo 2nd String.  Dedica-se atualmente ao Duo Barroqueando (bandolim e viola de dez cordas).

Produção 2018

Artística

  1. Temporada de concertos (3) e lançamento do CD “Camerata Dedilhada da UFRJ”, com apresentação de obras [inserir conteúdo]. Âmbito local. Vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.
  2. Temporada 2018 de concertos (16) do Duo Barroqueando com apresentação de obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri. Âmbito Internacional (Petrópolis, São Paulo, São José dos Campos, Segundo Congresso Internacional de Música Popular – Universidade de La Plata – Argentina, II Encontro Internacional de Cordofones da UFRJ). Vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.
  3. Apresentação de choros de Jacob do Bandolim no Concerto “Herdeiros de Jacob do Bandolim” em homenagem ao centenário de nascimento. Petrópolis, Palácio de Cristal. Âmbito local. Vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.
  4. Apresentação de [inserir repertório] de [inserir autores]. Congresso [?] “Outras Faces do Fado: Música, Dança e Discursos”. Âmbito nacional. Vínculo temático com o projeto “Música brasileira para cordas dedilhadas: produção, pesquisa e interpretação”.

Produção 2017

Técnica

  1. Participação como docente no curso de curta duração “Brazilian Rhythms: Choro, Maxixe, Samba and Frevo”. [inserir contexto, âmbito]. Vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”. 

Artística

  1. Temporada 2017 de concertos (2) do Duo Barroqueando com apresentação de obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri. Âmbito [inserir âmbito]. Vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.
  2. Temporada do recital-palestra (3) “A história dos ritmos brasileiros”, com obras de [inserir conteúdo]. Âmbito local (SESI Petrópolis, Jacarepaguá, Duque de Caxias). Vìnculo temático com o projeto “Música brasileira para cordas dedilhadas: produção, pesquisa e interpretação”.
  3. Apresentação da obra [inserir obra de referência]. Concerto da Camerata Dedilhada da UFRJ, Série Concertos de Câmera – Tributo ao Choro, Música no Palácio. Âmbito local. Vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.
  4. Apresentação da obra [inserir obra de referência]. Concerto didático para alunos e professores da Skurup School of Music, Suécia. Âmbito local. Vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.
  5. Temporada de apresentação das obras [inserir obra de referência]. Concertos (2) do Duo Paulo Sá e Bartholomeu Wiese. Malmö Town Hall – Rådhuset. Âmbito regional. Vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.
  6. Temporada de apresentações (2) de “Kammer Samba”. [inserir contexto, âmbito, vínculo].
  7. Apresentação das obras [inserir conteúdo]. Concerto Canções Suecas – Sven Kristersson, Escola de Música da UFRJ. Âmbito local. Vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.

Produção 2016

Artística

  1. Temporada de concertos (2) com apresentação de obras de Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Hermeto Pascoal. Concerto do Duo Daniel Miranda (violão) e Paulo Sá (bandolim), SESC-Friburgo. Âmbito local. Vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.
  2. Estreia mundial de ‘Cenas Cariocas’ de Tiago Vidal, ‘Trastal’ de Celso Ramalho e ‘Devangando, de Vitor Cesar A. Vantil. XXVIII Panorama da Música Brasileira Atual, Escola de Música da UFRJ. Âmbito nacional. Vìnculo temático com o projeto “Música brasileira para cordas dedilhadas: produção, pesquisa e interpretação”.