Professor colaborador
Currículo Lattes
Doutor em Música (2005) na área de Práticas Interpretativas, e Mestre em Musicologia (1999). Professor Associado do Departamento 03 – Arco e Cordas Dedilhadas (Bacharelado em Música, Habilitação em Bandolim); Professor Colaborador do PPGM-UFRJ e Professor Permanente do PROMUS. Faz parte do projeto de pesquisa e extensão Música Brasileira para Cordas Dedilhadas: Produção, Pesquisa e Interpretação, juntamente com os demais docentes integrantes da Camerata Dedilhada da UFRJ. Dedica-se à pesquisa da performance e práticas interpretativas, tendo como foco principal a música brasileira para cordas dedilhadas. Entre 2004 e 2009 escreveu diversos artigos sobre o bandolim no Brasil para a revista norte-americana Mandolin Quarterly e em 2010 publicou pela MelBay, em parceria com a professora Marilynn Mair (Roger Williams University) o método Brazilian Choro for Mandolin – Choro Brasileiro para Bandolim, em inglês e português. Foi professor convidado da Malmö Academy of Music (Suécia, 2016) e do Conservatorio di Milano (Itália, 2013). Entre outubro de 2005 e fevereiro de 2006 realizou uma série de concertos e palestras sobre Choro em universidades norte-americanas, dentre elas, Berklee College of Music, University of Massachusetts-Darthmouth, Brown University, Cornell University e University of Oregon. Com o violonista Fábio Nin, produziu em 2010 a série musical Naquela Mesa em Tempos Modernos, uma homenagem a Jacob do Bandolim, tendo como convidados o trompetista Silvério Pontes, o gaitista Gabriel Grossi, o pianista Vitor Gonçalves, o violinista Nicolas Krassic e o percussionista Beto Cazes. No mesmo ano escreveu e dirigiu o espetáculo Afinidades Musicais: Choros e Fados, no Centro Cultural Correios no Rio de Janeiro. Apresentou-se com a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Petrobras Sinfônica e Mount Hood Orchestra (Estados Unidos). Discograficamente destacam-se CDs gravados com a Orquestra de Cordas Brasileiras, Rio Trio (lançado no Brasil e nos Estados Unidos), Camerata Brasil (lançado em 20 países pela EMI-Classics) e o CD autoral Paulo Sá Quarteto, lançado nos Estados Unidos pelo selo 2nd String. Dedica-se atualmente ao Duo Barroqueando (bandolim e viola de dez cordas).
Produção 2018
Artística
- Temporada de concertos (3) e lançamento do CD “Camerata Dedilhada da UFRJ”, com apresentação de obras [inserir conteúdo]. Âmbito local. Vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.
- Temporada 2018 de concertos (16) do Duo Barroqueando com apresentação de obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri. Âmbito Internacional (Petrópolis, São Paulo, São José dos Campos, Segundo Congresso Internacional de Música Popular – Universidade de La Plata – Argentina, II Encontro Internacional de Cordofones da UFRJ). Vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.
- Apresentação de choros de Jacob do Bandolim no Concerto “Herdeiros de Jacob do Bandolim” em homenagem ao centenário de nascimento. Petrópolis, Palácio de Cristal. Âmbito local. Vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.
- Apresentação de [inserir repertório] de [inserir autores]. Congresso [?] “Outras Faces do Fado: Música, Dança e Discursos”. Âmbito nacional. Vínculo temático com o projeto “Música brasileira para cordas dedilhadas: produção, pesquisa e interpretação”.
Produção 2017
Técnica
- Participação como docente no curso de curta duração “Brazilian Rhythms: Choro, Maxixe, Samba and Frevo”. [inserir contexto, âmbito]. Vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.
Artística
- Temporada 2017 de concertos (2) do Duo Barroqueando com apresentação de obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri. Âmbito [inserir âmbito]. Vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.
- Temporada do recital-palestra (3) “A história dos ritmos brasileiros”, com obras de [inserir conteúdo]. Âmbito local (SESI Petrópolis, Jacarepaguá, Duque de Caxias). Vìnculo temático com o projeto “Música brasileira para cordas dedilhadas: produção, pesquisa e interpretação”.
- Apresentação da obra [inserir obra de referência]. Concerto da Camerata Dedilhada da UFRJ, Série Concertos de Câmera – Tributo ao Choro, Música no Palácio. Âmbito local. Vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.
- Apresentação da obra [inserir obra de referência]. Concerto didático para alunos e professores da Skurup School of Music, Suécia. Âmbito local. Vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.
- Temporada de apresentação das obras [inserir obra de referência]. Concertos (2) do Duo Paulo Sá e Bartholomeu Wiese. Malmö Town Hall – Rådhuset. Âmbito regional. Vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.
- Temporada de apresentações (2) de “Kammer Samba”. [inserir contexto, âmbito, vínculo].
- Apresentação das obras [inserir conteúdo]. Concerto Canções Suecas – Sven Kristersson, Escola de Música da UFRJ. Âmbito local. Vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.
Produção 2016
Artística
- Temporada de concertos (2) com apresentação de obras de Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Hermeto Pascoal. Concerto do Duo Daniel Miranda (violão) e Paulo Sá (bandolim), SESC-Friburgo. Âmbito local. Vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.
- Estreia mundial de ‘Cenas Cariocas’ de Tiago Vidal, ‘Trastal’ de Celso Ramalho e ‘Devangando, de Vitor Cesar A. Vantil. XXVIII Panorama da Música Brasileira Atual, Escola de Música da UFRJ. Âmbito nacional. Vìnculo temático com o projeto “Música brasileira para cordas dedilhadas: produção, pesquisa e interpretação”.