
Professora colaboradora
Currículo Lattes
Pianista graduada com Medalha de Ouro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980). Sua discografia é totalmente voltada para a música brasileira. Como camarista gravou os CD’s: ‘Brasileiras, música brasileira temperada a quatro mãos’ (1998), em duo com a pianista Miriam Braga; ‘Diálogos’ (2000) com obras de Caio Senna; ‘Paulo Passos e Sara Cohen’ (2006) com obras de compositores brasileiros para clarineta/sax e piano e ‘Terra dos homens’ (2008), com obras de Ricardo Tacuchian, em trio com o barítono Marcelo Coutinho e Paulo Passos. Como solista, lançou em 2006 o CD que acompanha o livro Cartilha Rítmica para piano de Almeida Prado, escrito em coautoria com Salomea Gandelam e patrocinado pela Petrobrás Cultural, e o CD pianoforte (Ethos Brasil, 2010) com obras inéditas do Grupo Mosaico. Abordando aspectos pianísticos da obra de Ernesto Nazareth), defendeu a primeira dissertação (1988) de mestrado sobre o compositor em programas de pós-graduação no Brasil. É doutora pela UNIRIO e professora, no setor de percepção musical, do Departamento de Musicologia e Educação Musical da UFRJ, desenvolvendo pesquisa em temas voltados para o ritmo na música dos séculos XX e XXI.
Produção 2018
Não houve produção declarada no período
Produção 2017
Artística
- Estreia e temporada da obra autoral “Anatomia dos Contatos”, Cia. Contemporanea de Dança da UFRJ, ambito regional, vínculo metodológico com o projeto “Polirritmia na performance pianística: aspectos conceituais e cognitivos”.
- Temporada da ópera “Liquid Voices”, de Jocy de Oliveira, participação como instrumentista, ambito nacional, vínculo temático à linha de pesquisa “Práticas interpretativas…”
Produção 2016
Bibliográfica
- Publicação do artigo completo “Contribuições da psicologia experimental e da prática pedagógica de professores de piano para a performance da polirritmia”. 12o. SIMCAM. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto de pesquisa “Polirritmia na performance pianística” (coautoria com Salomea Gandelman).
Artística
- Estreia da obra “Tread the Tigers Tail”, de Mario Ferraro. XXVIII Panorama da Música Brasileira Atual, UFRJ. Âmbito nacional. Vínculo metodológico à linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.
- Estreia de obras (6) do grupo de compositores “Prelúdio XXI”. Programa “Partituras” da TV Brasil. Âmbito nacional. Vínculo metodológico à linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.