Sara Cohen

Sara

Professora colaboradora
Currículo Lattes

Pianista graduada com Medalha de Ouro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980). Sua discografia é totalmente voltada para a música brasileira. Como camarista gravou os CD’s: ‘Brasileiras, música brasileira temperada a quatro mãos’ (1998), em duo com a pianista Miriam Braga; ‘Diálogos’ (2000) com obras de Caio Senna; ‘Paulo Passos e Sara Cohen’ (2006) com obras de compositores brasileiros para clarineta/sax e piano e ‘Terra dos homens’ (2008), com obras de Ricardo Tacuchian, em trio com o barítono Marcelo Coutinho e Paulo Passos. Como solista, lançou em 2006 o CD que acompanha o livro Cartilha Rítmica para piano de Almeida Prado, escrito em coautoria com Salomea Gandelam e patrocinado pela Petrobrás Cultural, e o CD pianoforte (Ethos Brasil, 2010) com obras inéditas do Grupo Mosaico. Abordando aspectos pianísticos da obra de Ernesto Nazareth), defendeu a primeira dissertação (1988) de mestrado sobre o compositor em programas de pós-graduação no Brasil. É doutora pela UNIRIO e professora, no setor de percepção musical, do Departamento de Musicologia e Educação Musical da UFRJ, desenvolvendo pesquisa em temas voltados para o ritmo na música dos séculos XX e XXI.

Produção 2018

Não houve produção declarada no período

Produção 2017

Artística

  1. Estreia e temporada da obra autoral “Anatomia dos Contatos”, Cia. Contemporanea de Dança da UFRJ, ambito regional, vínculo metodológico com o projeto “Polirritmia na performance pianística: aspectos conceituais e cognitivos”.
  2. Temporada da ópera “Liquid Voices”, de Jocy de Oliveira, participação como instrumentista, ambito nacional, vínculo temático à linha de pesquisa “Práticas interpretativas…”

Produção 2016

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo “Contribuições da psicologia experimental e da prática pedagógica de professores de piano para a performance da polirritmia”. 12o. SIMCAM. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto de pesquisa “Polirritmia na performance pianística” (coautoria com Salomea Gandelman).

Artística

  1. Estreia da obra “Tread the Tigers Tail”, de Mario Ferraro. XXVIII Panorama da Música Brasileira Atual, UFRJ. Âmbito nacional. Vínculo metodológico à linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.
  2. Estreia de obras (6) do grupo de compositores “Prelúdio XXI”. Programa “Partituras” da TV Brasil. Âmbito nacional. Vínculo metodológico à linha de pesquisa “Práticas interpretativas e seus processos reflexivos”.