Técnicas Composicionais do século XX (MUD743) – Ementa
Eletiva / 45 horas-aula / 3 créditos
Estudo, por meio da análise de obras e da leitura de bibliografia especializada, dos principais desenvolvimentos estéticos e técnico-composicionais do século XX, a saber: música pós tonal; dodecafonismo, serialismo integral e pós-serialismo; música esto-cástica e composição algorítmica; música eletrônica e eletroacústi-ca; teatro musical; indeterminação, acaso e obra aberta; novas texturas; minimalismo; música espectral; nova complexidade; multimeios e tendências contemporâneas.
REFERÊNCIAS
BOULEZ, Pierre. Apontamentos de aprendiz. Perspectiva, 1995.
CAGE, John. Silence. Lectures and Writings. Maryon Boyars: 1995.
CHION, Michel, Guide des objets sonores, Paris: INA/GRM: 1983.
EMMERSON, Simon (ed.), The language of electroacoustic music. London: Macmillan, 1986.
GRIFFITHS, Paul. Modern music: the avant garde since 1945. London: J. M. Dent & Sons, 1981.
KOSTKA, Stefan. Materials and techniques of Twentieth-Century music. Prentice Hall, 2005.
LESTER, Joel. Analytic approaches to Twentieth-Century music. W.W. Norton, 1989.
ROADS, Curtis (ed.) The computer music tutorial. Cambridge Mass: MIT Press, 1996.
SCHAEFFER, Pierre. Traité des objmets musicaux. Paris: Éditions du Seuil, 1966.
SIMONI, Mary (ed.). Analytical methods of electroacoustic music. New York: Routledge, 2006.
SMITH BRINDLE, Reginald. The new music. Oxford: OUP, 1987.
STOCKHAUSEN, Karlheinz. Stockhausen on Music. London: Marion Boyars, 1989.
STRAUS, Joseph. Introduction to Post-Tonal Theory. Prentice Hall, 2004.
XENAKIS, Iannis. Formalized Music. Stuyvesant: Pendragon Press, 1992.