Carlos Almada

Almada 02

Professor permanente

Professor adjunto da Escola de Música da UFRJ, atuando como docente nos níveis de graduação e pós-graduação. Doutor e mestre em Música pela UNIRIO, ambos os cursos com pesquisas voltadas para análises estruturais da Primeira Sinfonia de Câmara op.9, de Arnold Schoenberg. Pesquisador atuante nas subáreas da Teoria, Análise e Composição, com especial interesse no campo da variação musical, tendo vários artigos publicados em periódicos acadêmicos e em anais de congressos nacionais e internacionais. Autor dos livros Arranjo (Editora da Unicamp, 2001), A estrutura do choro (Da Fonseca, 2006) e Harmonia funcional (Editora da Unicamp, 2009) e Contraponto em Música Popular (Editora da UFRJ, 2013)

Produção 2018

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo ‘Vector Representation of Triadic Transformations’, PERMUSI, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
  2. Publicação do artigo completo “The Reception and Dissemination of European Music Theories in Brazil. Riemann, Schenker, and Schoenberg”, periódico Zeitschrift der Gesellschaft für Musiktheorie, âmbito internacional, vínculo com a linha “Poéticas da Criação Musical” (coautoria com Guilherme Sauerbronn, Rodolfo Coelho de Souza, Cristina Gerling e Ilza Nogueira).

Técnica

  1. Apresentação do trabalho “Uma nova abordagem referente à ocorrência de transformações harmônicas em canções de Antônio Carlos Jobim”, III Congresso Nacional de Música e Matemática, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular” (coautoria com
  2. Apresentação do trabalho ‘Uma classificação sistemática de condução de vozes parcimoniosas em progressões harmônicas’, XVII Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
  3. Participação como membro de comissões organizadora e científica do III Congresso Nacional de Música e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
  4. Participação como parecerista para o periódico “Opus”, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
  5. Participação como parecerista para o periódico “Música em Revista”, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.

Artística

  1. Apresentação da obra autoral “Chorata 1”, III Encontro Internacional de Cordofones da UFRJ, âmbito internacional, vínculo metodológico ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
  2. Estreia da obra autoral “Três Miniaturas para Viola”, recital de Marcus Ferrer, III Encontro Internacional de Cordofones da UFRJ, âmbito internacional, vínculo metodológico ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
  3. Estreia da obra autoral “Suite Xadrez”, concerto do Trio Brasilianas, I Workshop de Música de Câmara do Recife, âmbito local, vínculo metodológico ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
  4. Estreia da obra autoral “Duas Peças para Violino e Piano”, XXIX Panorama da Música Brasileira Atual da UFRJ, âmbito nacional, vínculo metodológico ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
  5. Estreia da obra autoral “Pop Prelúdios”, III Congresso Nacional de Música e Matemática da UFRJ, âmbito nacional, vínculo metodológico ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
  6. Estreia da obra ‘Artigo Primeiro’, pelo Abstrai Ensemble, em concerto realizado no III Congresso Nacional de Música e Matemática’

Produção 2017

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo “Geometrical and vector representation of metrical relations”, II Congresso da TeMA, abrangência nacional, vínculo ao projeto “Sistematização de processos composicionais… Variação Progressiva”.
  2. Publicação do artigo completo “Relações neorriemanianas de acordes de sétima… Antônio Carlos Jobim”, IV EITAM-USP, vínculo ao projeto de pesquisa “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
  3. Publicação do artigo completo “Representação geométrica de conduções parcimoniosas…” XXVII Congresso Anual da ANPPOM, abrangência nacional, vínculo ao projeto de pesquisa “Abordagens sistemáticas… em música popular”.
  4. Publicação do artigo completo “Sgt. Pepper: uma abordagem neorriemaniana”, Anais do XXVII Congresso Anual da ANPPOM, abrangência nacional,vínculo ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
  5. Publicação do artigo completo “Uma proposta teórica voltada para a aplicação de princípios neorriemanianos em música popular”, Anais do II Congresso da TeMA, abrangência nacional, vínculo ao projeto “Abordagens sistemáticas… música popular”.
  6. Publicação do capítulo “Gödel-vector and Gödel-address as tools for genealogical determination of genetically-produced musical variants” no livro “The Musical-Mathematical Mind…”, abrangência internacional, vínculo ao projeto “Sistematização…”.
  7. Publicação do resumo expandido “Correlations between Developing Variation and genetic processes in the analysis of Brahms’ Violin Sonata op.78”, 9th European Music Analysis, abrangência internacional, vínculo ao projeto “Sistematização…”.

Técnica

  1. Apresentação do trabalho “A relação H em transformações tetrádicas de estruturas simétricas” XVI Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ, abrangência nacional, vínculo ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
  2. Apresentação do trabalho “Análise como fonte para composição”, Série Compositores UNIRIO, abrangência local, vínculo com a linha “Poéticas da criação musical”.
  3. Apresentação do trabalho “Correlations between Developing Variation and genetic processes in the analysis of Brahms” Violin Sonata op.78″, 9th European Music Analysis, âmbito internacional, vínculo ao projeto “Sistematização de processos composicionais…”.
  4. Apresentação do trabalho “Relações neorriemanianas de acordes de sétima… Antônio Carlos Jobim”, IV EITAM-USP, abrangência internacional, vínculo ao projeto de pesquisa “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
  5. Apresentação do trabalho “Representação geométrica… em progressões harmônicas em música popular”, XXVII Congresso Anual da ANPPOM, abrangência nacional, vínculo ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
  6. Apresentação do trabalho “Representações geométrica e vetorial de relações métricas”, II Congresso da TeMA, UDESC, abrangência nacional, vínculo ao projeto de pesquisa “Sistematização de processos composicionais… variação progressiva”.
  7. Apresentação do trabalho “Representações matemáticas e biológicas em Análise Derivativa”, II Congresso de Música e Matemática UFRJ, abrangência nacional, vínculo ao projeto “Sistematização… Variação Progressiva”.
  8. Apresentação do trabalho “A relação H em transformações tetrádicas de estruturas simétricas” XVI Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ, abrangência nacional, vínculo ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
  9. Apresentação do trabalho “Análise como fonte para composição”, Série Compositores UNIRIO, abrangência local, vínculo com a linha “Poéticas da criação musical”.
  10. Apresentação do trabalho “Correlations between Developing Variation and genetic processes in the analysis of Brahms” Violin Sonata op.78″, 9th European Music Analysis, âmbito internacional, vínculo ao projeto “Sistematização de processos composicionais…”.
  11. Apresentação do trabalho “Relações neorriemanianas de acordes de sétima… Antônio Carlos Jobim”, IV EITAM-USP, abrangência internacional, vínculo ao projeto de pesquisa “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
  12. Apresentação do trabalho “Representação geométrica… em progressões harmônicas em música popular”, XXVII Congresso Anual da ANPPOM, abrangência nacional, vínculo ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
  13. Apresentação do trabalho “Representações geométrica e vetorial de relações métricas”, II Congresso da TeMA, UDESC, abrangência nacional, vínculo ao projeto de pesquisa “Sistematização de processos composicionais… variação progressiva”.
  14. Apresentação do trabalho “Sgt. Pepper: uma abordagem neorriemaniana” XXVII Congresso da ANPPOM UNICAMP, abrangência nacional, vínculo ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
  15. Apresentação do trabalho “Uma proposta teórica voltada para a aplicação de princípios neorriemanianos…”, II Congresso da TeMA UDESC, abrangência nacional, vínculo ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
  16. Estreia da obra musical “Germinata I”, II Congresso Nacional de Música e Matemática UFRJ, âmbito nacional, vínculo metodológico ao projeto “Sistematização de processos composicionais fundamentados nos princípios da Grundgestalt e da Variação Progressiva”.
  17. Participação como membro da Comissão Organizadora do II Congresso Brasileiro de Música e Matemática UFRJ, âmbito nacional, vínculo com a linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.

Artística

  1. Apresentações da obra autoral “Chorata 1”, XXVII Congresso da ANPPOM e Congresso PERFORMA 2017 ABRACEM, abrangência nacional/internacional, vínculo metodológido com a linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
  2. Estreia da obra musical “Sonata-rock”, Série Compositores UNIRIO, abrangência local, vínculo metodológico ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.