Carlos Almada

Almada 02Professor permanente

Professor adjunto da Escola de Música da UFRJ, atuando como docente nos níveis de graduação e pós-graduação. Doutor e mestre em Música pela UNIRIO, ambos os cursos com pesquisas voltadas para análises estruturais da Primeira Sinfonia de Câmara op.9, de Arnold Schoenberg. Pesquisador atuante nas subáreas da Teoria, Análise e Composição, com especial interesse no campo da variação musical, tendo vários artigos publicados em periódicos acadêmicos e em anais de congressos nacionais e internacionais. Autor dos livros Arranjo (Editora da Unicamp, 2001), A estrutura do choro (Da Fonseca, 2006) e Harmonia funcional (Editora da Unicamp, 2009) e Contraponto em Música Popular (Editora da UFRJ, 2013)

Produção 2018

  1. Bibliográfica
    1. Publicação do artigo completo ‘Vector Representation of Triadic Transformations’, PERMUSI, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
    2. Publicação do artigo completo “The Reception and Dissemination of European Music Theories in Brazil. Riemann, Schenker, and Schoenberg”, periódico Zeitschrift der Gesellschaft für Musiktheorie, âmbito internacional, vínculo com a linha “Poéticas da Criação Musical” (coautoria com Guilherme Sauerbronn, Rodolfo Coelho de Souza, Cristina Gerling e Ilza Nogueira).
  2. Técnica
    1. Apresentação do trabalho “Uma nova abordagem referente à ocorrência de transformações harmônicas em canções de Antônio Carlos Jobim”, III Congresso Nacional de Música e Matemática, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular” (coautoria com
    2. Apresentação do trabalho ‘Uma classificação sistemática de condução de vozes parcimoniosas em progressões harmônicas’, XVII Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
    3. Participação como membro de comissões organizadora e científica do III Congresso Nacional de Música e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
    4. Participação como parecerista para o periódico “Opus”, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
    5. Participação como parecerista para o periódico “Música em Revista”, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
  3. Artística
    1. Apresentação da obra autoral “Chorata 1”, III Encontro Internacional de Cordofones da UFRJ, âmbito internacional, vínculo metodológico ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
    2. Estreia da obra autoral “Três Miniaturas para Viola”, recital de Marcus Ferrer, III Encontro Internacional de Cordofones da UFRJ, âmbito internacional, vínculo metodológico ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
    3. Estreia da obra autoral “Suite Xadrez”, concerto do Trio Brasilianas, I Workshop de Música de Câmara do Recife, âmbito local, vínculo metodológico ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
    4. Estreia da obra autoral “Duas Peças para Violino e Piano”, XXIX Panorama da Música Brasileira Atual da UFRJ, âmbito nacional, vínculo metodológico ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
    5. Estreia da obra autoral “Pop Prelúdios”, III Congresso Nacional de Música e Matemática da UFRJ, âmbito nacional, vínculo metodológico ao projeto “Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular”.
    6. Estreia da obra ‘Artigo Primeiro’, pelo Abstrai Ensemble, em concerto realizado no III Congresso Nacional de Música e Matemática’