Fundamentos de programação para aplicações musicais

Fundamentos de programação para aplicações musicais (MUD822) – Ementa

Eletiva / 45 horas-aula / 3 créditos

Fundamentos teóricos e práticos de técnicas básicas de programação aplicadas à teoria e prática musicais. Abordagem de aplicativos desenvolvidos a partir de teorias analíticas e práticas recentes e tradicionais. Desenvolvimento de funções e scripts voltados para pesquisas vinculadas ao programa. Estudo das bases filosóficas envolvidas em cada proposta de modelização e desenvolvimento. Aprofundamento em ambientes de programação específicos.

REFERÊNCIAS

BOULANGER, Richard. The Csound book: Perspectives in Software synthesis, sound design, signal processing and programming. 1st ed. Cambridge: MIT Press, 2000.

BROWN, Andrew. Making music with Java. Raleigh: lulu.com, 2009.

CLARKE, Eric e COOK, Nicholas. Empirical musicology. Oxford: Oxford University, 2004.

COLLINS, Nick. Introduction to computer music. Chichester: Wiley, 2009.

EEROLA, Tuomas e TOIVIANEN, Petri (2004a). Midi Toolbox: Matlab tools for music research. Jyväskyla, University of Jyväskyla.

HUBER, David Miles. The MIDI manual: a practical guide to MIDI in the Project Studio. Focal Press. Oxford: Elsevier, 2007.

JOHNSON, Richard. The elements of MATLAB style. Cambridge: Cambridge University, 2010.

KROGER, Pedro. Music for geeks and nerds. CreateSpace Independent Publishing Platform Press, 2012.

MANZO, Vincent. Max/MSP/Jitter for music: a practical guide to developing interactive music systems for education and more. Oxford: Oxford University, 2011.

OTTO, Steve. An introduction to programming and numerical methods in MATLAB. London: Springer, 2005.

ROADS, Curtis (ed.). The computer music tutorial. Cambridge: MIT Press, 1996.