Marcia Taborda

Marcia

Professora permanente / Coordenadora de Linha

Currículo Lattes

Doutora em História Social pela UFRJ, mestre em violão (UFRJ) com dissertação sobre o violonista Dino Sete Cordas. Com fomento da CAPES, realizou pós-doutoramento vinculado à Universidade Nova de Lisboa (2015), com o projeto A tradição portuguesa da violaria carioca. Lançou o DVD Viola e Violão em terras de São Sebastião (2017), trabalho premiado pela FAPERJ com o edital de celebração dos 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro. Contemplada pelo Programa Nacional de Apoio a Pesquisadores Residentes da Biblioteca Nacional (PNAP-R 2015) para desenvolver o projeto O violão na corte imperial, recebeu em 2012 o premio Pesquisador Visitante Sênior da Fundação Casa de Rui Barbosa para realizar a pesquisa As senhoritas e o violão: os anos 20 na Capital Irradiante. Ganhadora do Prêmio Funarte de Produção Critica em Música (2010), publicou pela editora Civilização Brasileira o livro Violão e identidade nacional: Rio de Janeiro 1830-1930. Presidente da Fundação Koellreutter (2007-2009), foi responsável pela curadoria do Espaço Koellreutter abrigado no Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei. Integrou a equipe de pesquisadores do Dicionário Houaiss ilustrado da música popular brasileira, para o qual produziu cerca de 200 verbetes. Única brasileira a receber o prêmio The J. F. Kennedy Center Fellowships of the Americas, realizou em Nova Iorque especialização na interpretação do repertório contemporâneo. Gravou para a Acari Records o CD Choros de Paulinho da Viola com a obra do compositor escrita para o violão e para o selo ABM Digital o CD Musica Humana, com obras do repertório brasileiro contemporâneo. Como pesquisadora do CNPq, desenvolve o projeto Da viola à viola grande: a música no Rio de Janeiro dos artistas viajantes.

Produção 2018

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo “Violeiros portugueses no Rio de Janeiro oitocentista”, Anais do XI Encontro de Musicologia Histórica da UFJF, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “O violão no Rio de Janeiro: o olhar para a trajetória social”.
  2. Publicação do artigo completo “Nos salões do Instituto: o violão de Catulo, Olga Praguer e a canção”, Revista Brasileira de Música, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “O violão no Rio de Janeiro: o olhar para a trajetória social”.

Técnica

  1. Participação como organizadora do evento “Tributo a Olga Praguer Coelho”, temporada da Sala Cecília Meireles, transmitido pela EBC em rede nacional, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “O violão no Rio de Janeiro: o olhar para a trajetória social”.
  2. Apresentação da conferência “The guitar in the city of Rio de Janeiro”, University of Toronto, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto “O violão no Rio de Janeiro: o olhar para a trajetória social”.
  3. Participação como membro da comissão organizadora do I Jornada do Violão da UFRJ, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “O violão no Rio de Janeiro: o olhar para a trajetória social”.

Produção 2017

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo “O violão na corte imperial”, XXVII Congresso da ANPPOM, âmbito nacional, vínculo temático com o projeto “O violão no rio de janeiro…”.
  2. Publicação do artigo completo “Violeiros portugueses no Rio de Janeiro oitocentista, musicologia histórica”, Anais do XI Encontro de Musicologia Histórica UFJF, abrangência nacional, vínculo ao projeto “O violão no rio de janeiro…”.
  3. Publicação do capítulo “De artesão a empresário: a atividade de João dos Santos Couceiro…” no livro “450 anos de portugueses no Rio de Janeiro”, abrangência internacional, vínculo ao projeto “O violão no rio de janeiro”.

Técnica

  1. Apresentação do trabalho “A violaria portuguesa no Rio de Janeiro oitocentista”, Historical Soundscape Meeting, Universidade de Évora, ambito internacional, vínculo temático ao projeto “O violão no rio de janeiro”.
  2. Apresentação do trabalho “Limites entre a musicologia histórica e as práticas interpretativas”, 16° Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ, abrangência nacional, vínculo à linha “História e documentação da música brasileira…”.
  3. Apresentação do trabalho “O violão na Primeira República”, Festival de Violão da UFRGS, abrangência regional, vínculo com o projeto “O violão no rio de janeiro…”.
  4. Apresentação do trabalho “Violeiros portugueses no Rio de Janeiro oitocentista”, VII Encontro de Investigação em Música, Uminho, abrangência regional, vínculo temático ao projeto “O violão no Rio de Janeiro…”.
  5. Participação como membro da comissão organizadora, VII Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, PPGM-UFRJ, abrangência internacional, vínculo com a linha “História e documentação da música brasileira…”.
  6. Participação como parecerista ad hoc de projeto de pós-doutorado junior, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, vínculo à linha “História e documentação da música brasileira…”.
  7. Participação como parecerista ad hoc para a revista Opus-ANPPOM, vínculo à linha “História e documentação da música brasileira…”.
  8. Temporada de apresentações do trabalho “Viola e violão em terras de São Sebastião” (10 palestras): SESC-SP, UNIRIO, UFRGS, UDESC, ESMAE, FBN, Lisboa, Coimbra, Minho, Porto, Uminho, abrangência internacional, vínculo ao projeto “O violão no rio…”.

Produção 2016

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo “Contrastes da vida moderna: os loucos anos 1920 no Rio de Janeiro”. Escritos – Revista da Fundação Casa de Rui Barbosa. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto “O violão no Rio de Janeiro: o olhar para a trajetória social”.
  2. Publicação do artigo completo “De Coimbra ao Rio de Janeiro: os violeiros da família Couceiro e sua participação nas exposições regionais e internacionais”. Arquivo da Universidade de Coimbra. Âmbito internacional. Vínculo temático ao projeto “O violão no Rio de Janeiro: o olhar para a trajetória social”.

Técnica

  1. Apresentação do trabalho “O violão no rio oitocentista: um instrumento na corte imperial”. 2a. Jornada de Pesquisadores da Fundação Biblioteca Nacional. Âmbito local. Vínculo temático ao projeto “O violão no Rio de Janeiro: o olhar para a trajetória social”.
  2. Apresentação do trabalho “Violeiros portugueses no Rio de Janeiro oitocentista”. XI Encontro de Musicologia Histórica do Instituto de Artes e Sesign da UFJF. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto “O violão no Rio de Janeiro: o olhar para a trajetória social”.
  3. Participação como membro da Comissão Organizadora da Jornada Internacional “O Som dos Cassinos”. Escola de música da UFRJ e Consulado Geral da França no Rio de Janeiro. Âmbito internacional. Vínculo temático com a linha de pesquisa “História e documentação da Música Brasileira e Ibero-americana”.
  4. Participação como membro da comissão organizadora do VII Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ & II Encontro da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical. Âmbito internacional. Vínculo temático com a linha de pesquisa “História e documentação da Música Brasileira e Ibero-americana”.