Música e Trabalho em Etnografia

Música e Trabalho em Etnografia (MUD818) – Ementa

Eletiva / 45 horas-aula / 3 créditos

O curso promove leitura, discussão e escrita para fins de embasamento teórico-metodológico de pesquisas etnográficas e outras modalidades de pesquisa qualitativa que abordem as relações de trabalho com a música, examinando processos de organização e sustentação da atividade musical desde fases de estudo e formação profissionalizante até produções identificadas como profissionais. Considera temas de técnica, ética, estética, economia e política, em suas manifestações diversas e interrelações. Problematiza noções e julgamentos presentes no senso comum, meios de comunicação de massa e outros discursos sobre música e músicos. Mediante diálogos com praticantes e com a literatura, enfatiza a investigação e análise de dimensões produtivas do som humanamente organizado e a reflexão dos agentes sobre ter a música como profissão, estratégias e táticas de ação, valores e economias, projetos pessoais e visões de sociedade.

REFERÊNCIAS

BECKER, Howard. Art worlds. Berkeley: University of California Press, 1983.

______. Outsiders studies in the sociology of deviance. New York, The Free Press, 1963.

______. Mundos artísticos e tipos sociais. In: VELHO, Gilberto (org.). Arte e Sociedade: ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro, Zahar, 1977, p.9-26.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. MICELI, Sergio (org.), São Paulo: Perspectiva, s.d.

______. The forms of capital. In: RICHARDSON, J.G. (ed.), Handbook of theory and research for the sociology of education. New York: Greenwood Press, 1986.

CAMPOS, Luís Melo. Modos de relação com a música. Sociologia, problemas e práticas. Lisboa, Portugal, n.53, p.91-115, 2007.

______. A música e os músicos como problema sociológico. Revista Crítica de Ciências Sociais. Coimbra, Portugal, n.78, p.71-94, 2007.

FELD, Steven. Uma doce cantiga de ninar. (Trad. e notas José Alberto Salgado e Silva). Debates, Rio de Janeiro, n.8, p.9-38, 2005.

LEHMANN, Bernard. O avesso da harmonia. (Trad. Elizabeth Travassos). Debates, Rio de Janeiro, n.2, p.73-102, 1998.

SALGADO, José Alberto. Construindo a profissão musical uma etnografia entre estudantes universitários de Música. Tese de doutoramento, PPGM-UniRio, 2005.

______. Variações sobre o tema da gafieira: um conjunto na Lapa carioca. Debates. Rio de Janeiro: DEBATES, n.8, p.39-69, 2005.

SALGADO, José Alberto; GANC, David; ERTHAL, Júlio; PERES, Leonardo Rugero; GREGORY, Jonathan. Refletindo sobre a interlocução em pesquisas com música. Debates. Rio de Janeiro: UNIRIO, n.12, p.93-105, 2014.

SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: o desaparecimento das virtudes com o novo capitalismo. Rio de Janeiro: BestBolso, 2012.

TRAVASSOS, Elizabeth. Redesenhando as fronteiras do gosto: estudantes de música e diversidade musical. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, n.11, p.119-144, 1999.

______. Música folclórica e movimentos culturais. Debates. Rio de Janeiro: UNIRIO, n.6, p.89-113, 2002.

TURINO, Thomas. Estrutura, contexto e estratégia na etnografia musical. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, n.11, p.13-28, 1999.