O Som como Imagem

O Som como Imagem (MUD747) – Ementa

Eletiva / 45 horas-aula / 3 créditos

Um importante segmento das produções artísticas contemporâneas, cada vez menos marcado pelo pertencimento a um gênero específico (por recurso à mistura de suportes,) mescla também os sentidos e as próprias noções de especificidades dos sentidos perceptivos. As artes sonoras, a poesia sonora, as músicas experimentais, as vídeomúsicas e outras expressões parecem questionar os limites entre os sentidos. Este curso pretende investigar essas relações, calcando-se em pesquisas sobre as materialidades dos suportes.

REFERÊNCIAS

AGAMBEN, Giorgio, ‘O que é um dispositivo?’, O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Argos, Unochapecó, Chapecó, 2009.

CAMPAN, Véronique. L’écoute filmique. Écho du son en image, coll.: Esthétiques hors cadres, Presses Universitaires de Vincennes, Paris, 1999.

DEBRAY, Régis, Introduction à la médiologie, Premier cycle. Presses Universitaires de France, Paris, 2000.

GUMBRECHT, Hans Ulrich & K. Ludwig Pfeiffer (ed.), Materialities of communication.  Stanford University Press, Stanford, 1994.

HAVELOCK, Eric A. The muse learns to write. Yale University Press, New York, 1986.

HEIDEGGER, Martin. A origem da técnica. Ensaios e conferências. Ed. Universitária São Francisco, Vozes, Petrópolis, 1954.

KITTLER, Friedrich A., Gramophone, Film, Typewriter, Writing Science. Stanford University Press, Stanford, 1986.

LACOUE-LABARTHE, Philippe. Musica ficta (figures de Wagner). Détroits. Christian Bourgois Éditeur, Paris, 1991.

SCHAEFFER, Pierre. Traité des objets musicaux. Essais interdisciplines, Pierres Vives, Éd. du Seuil, Paris, 1966.