
Professor permanente
Currículo Lattes
Nascido em 1950 no Rio de Janeiro, formado no antigo Instituto Villa-Lobos, então dirigido por Reginaldo Carvalho, ali começou o interesse pelo relacionamento entre as novas tecnologias e a música. Aluno de Pierre Schaeffer, formou-se em música eletroacústica no CNSM de Paris. Desde então vem compondo peças relacionadas com outras artes, tais como a dança, o teatro, o cinema, a poesia e as artes plásticas, sendo então exibidas em galerias e museus, ou em concertos e emissões radiofônicas. Doutorando-se mais tarde na Inglaterra, supervisionado por Denis Smalley, entrou para o Departamento de Composição da Escola de Música da UFRJ, passando, graças a isso, a pesquisar academicamente seus temas de interesse, cujo núcleo central é a escuta. Para abordar a temática lança mão da interdisciplinaridade que permeia as áreas com as quais convive artisticamente. Seu projeto de pesquisa atual, financiado pelo CNPq, intitulado Música, som e imagem: a escuta entre o animal e o robô, tematiza não somente as diferentes materialidades de suporte para a música, como também a bio-acústica e a estética musical contemporânea.
Produção 2018
Bibliográfica
- Publicação do artigo completo “Technographic listening: an experiment in feedback”, Revista Interference, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto de pesquisa “Revisitando a Zoophonie de H. Florence”.
- Publicação do artigo completo “Ritmos zoofônicos: a composição como método”, XXVII Congresso da ANPPOM, âmbito nacional, vínculo temático à pesquisa ‘Revisitando a Zoophonie de Hercule Florence’.
Técnica
- Apresentação do trabalho “Ritmos zoofônicos: a composição como método”, XXVII Congresso da ANPPOM, âmbito nacional, vínculo temático à pesquisa ‘Revisitando a Zoophonie de Hercule Florence’.
- Apresentação do trabalho “Considerações sobre o grão e o suporte”, 17° Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto de pesquisa “Revisitando a Zoophonie de H. Florence”.
- Apresentação do trabalho “Espaço Som Escuta”, Evento Espaço Som Escuta, Centro Carioca de Design, âmbito nacional, vínculo temático à pesquisa “Revisitando a Zoophonie de Hercule Florence”.
- Participação como membro da Comissão Organizadora da III JISMA, UFRJ, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
- Participação como membro da Comissão Científica do V Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (V SIMPOM), UNIRIO, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
- Participação como membro da Comissão Científica do International Conference of Students of Systematic Musicology, âmbito internacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
- Participação como membro da Comissão Organizadora da III JISMA – Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Áudiovisual, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
- Participação como parecerista ad hoc para o CNPq (cinco projetos) âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
- Participação como parecerista ad hoc para a Revista OPUS volume 24/3, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
Produção 2017
Bibliográfica
- Publicação do artigo completo “O berro da arara: para “re(con)duzir” o objet sonore”, Anais do XXVII Congresso da ANPPOM, abrangência nacional, vínculo metodológico ao projeto “Música, som e ritmo: a Zoofonia de Hercule Florence”.
- Publicação do livro “O enigma de Lupe”, âmbito nacional e vínculo com o projeto “Música, som e ritmo…”.
Técnica
- Apresentação do trabalho “O Berro da Arara: para “re(con)duzir” o objet sonore”, XXVII Congresso da Anppom, abrangência nacional, vínculo metodológico ao projeto “Música, som e ritmo: a Zoofonia de Hercule Florence”.
- Participação como membro da comissão científica da revista “Interference: a journal of audio cultures”, de âmbito internacional, vinculado ao projeto de pesquisa “Música, som e imagem: a Zoofonia de Hercule Florence”.
- Participação como membro da comissão científica do XXVII Congresso da Anppom, na UNICAMP, ambito nacional, vínculo à linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
- Participação como parecerista ad hoc – II Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual (JISMA), âmbito nacional, vínculo à linha “Poéticas da criação musical”.
- Participação como parecerista ad hoc – projeto CNPq (3 participações), âmbito nacional, vínculo à linha “Poéticas da criação musical”.
- Participação como parecerista para bolsa de doutoramento FAPESP, ambito nacional, vínculo à linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
Artística
- Publicação da peça acusmática “Lücken”, encarte-CD no livro “Ad Marciam”, Södertörn University – Estocolmo, abrangência internacional, vínculo metodológico ao projeto “Música, som e ritmo: a Zoofonia de Hercule Florence”.
Produção 2016
Técnica
- Apresentação da conferência “Som-imagem-animal-robô”. 68a. Reunião Anual da SBPC. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto de pesquisa “Música, som e ritmo: a escuta entre o animal e o robô”.
- Apresentação do trabalho “O som é imagem”. I Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual (JISMA). Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto de pesquisa “Música, som e ritmo: a zoofonia de Hercule Florence”.
- Apresentação do trabalho “Technographic listening: an experiment in feedback”. Sonologia 2016: Out of Phase. Âmbito internacional. Vínculo ao projeto de pesquisa “Música, som e ritmo: a zoofonia de Hercule Florence”.
- Parecer ad-hoc projeto CNPq 1/2016
- Parecer ad-hoc projeto PAEP-CAPES 1/2016
- Parecer ad-hoc projeto PAEP-CAPES 2/2016
- Participação como membro da comissão organizadora da I Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual (JISMA). PPGM-UFRJ / Museu de Arte Moderna. Âmbito nacional. Vínculo temático à linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.