Rodolfo Caesar

IMG-0312

Professor permanente

Nascido em 1950 no Rio de Janeiro, formado no antigo Instituto Villa-Lobos, então dirigido por Reginaldo Carvalho, ali começou o interesse pelo relacionamento entre as novas tecnologias e a música. Aluno de Pierre Schaeffer, formou-se em música eletroacústica no CNSM de Paris. Desde então vem compondo peças relacionadas com outras artes, tais como a dança, o teatro, o cinema, a poesia e as artes plásticas, sendo então exibidas em galerias e museus, ou em concertos e emissões radiofônicas. Doutorando-se mais tarde na Inglaterra, supervisionado por Denis Smalley, entrou para o Departamento de Composição da Escola de Música da UFRJ, passando, graças a isso, a pesquisar academicamente seus temas de interesse, cujo núcleo central é a escuta. Para abordar a temática lança mão da interdisciplinaridade que permeia as áreas com as quais convive artisticamente. Seu projeto de pesquisa atual, financiado pelo CNPq, intitulado Música, som e imagem: a escuta entre o animal e o robô, tematiza não somente as diferentes materialidades de suporte para a música, como também a bio-acústica e a estética musical contemporânea.

Produção 2018

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo “Technographic listening: an experiment in feedback”, Revista Interference, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto de pesquisa “Revisitando a Zoophonie de H. Florence”.
  2. Publicação do artigo completo “Ritmos zoofônicos: a composição como método”, XXVII Congresso da ANPPOM, âmbito nacional, vínculo temático à pesquisa ‘Revisitando a Zoophonie de Hercule Florence’.

Técnica

  1. Apresentação do trabalho “Ritmos zoofônicos: a composição como método”, XXVII Congresso da ANPPOM, âmbito nacional, vínculo temático à pesquisa ‘Revisitando a Zoophonie de Hercule Florence’.
  2. Apresentação do trabalho “Considerações sobre o grão e o suporte”, 17° Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto de pesquisa “Revisitando a Zoophonie de H. Florence”.
  3. Apresentação do trabalho “Espaço Som Escuta”, Evento Espaço Som Escuta, Centro Carioca de Design, âmbito nacional, vínculo temático à pesquisa “Revisitando a Zoophonie de Hercule Florence”.
  4. Participação como membro da Comissão Organizadora da III JISMA, UFRJ, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
  5. Participação como membro da Comissão Científica do V Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (V SIMPOM), UNIRIO, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
  6. Participação como membro da Comissão Científica do International Conference of Students of Systematic Musicology, âmbito internacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
  7. Participação como membro da Comissão Organizadora da III JISMA – Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Áudiovisual, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
  8. Participação como parecerista ad hoc para o CNPq (cinco projetos) âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
  9. Participação como parecerista ad hoc para a Revista OPUS volume 24/3, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.

Produção 2017

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo “O berro da arara: para “re(con)duzir” o objet sonore”, Anais do XXVII Congresso da ANPPOM, abrangência nacional, vínculo metodológico ao projeto “Música, som e ritmo: a Zoofonia de Hercule Florence”.
  2. Publicação do livro “O enigma de Lupe”, âmbito nacional e vínculo com o projeto “Música, som e ritmo…”.

Técnica

  1. Apresentação do trabalho “O Berro da Arara: para “re(con)duzir” o objet sonore”, XXVII Congresso da Anppom, abrangência nacional, vínculo metodológico ao projeto “Música, som e ritmo: a Zoofonia de Hercule Florence”.
  2. Participação como membro da comissão científica da revista “Interference: a journal of audio cultures”, de âmbito internacional, vinculado ao projeto de pesquisa “Música, som e imagem: a Zoofonia de Hercule Florence”.
  3. Participação como membro da comissão científica do XXVII Congresso da Anppom, na UNICAMP, ambito nacional, vínculo à linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
  4. Participação como parecerista ad hoc – II Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual (JISMA), âmbito nacional, vínculo à linha “Poéticas da criação musical”.
  5. Participação como parecerista ad hoc – projeto CNPq (3 participações), âmbito nacional, vínculo à linha “Poéticas da criação musical”.
  6. Participação como parecerista para bolsa de doutoramento FAPESP, ambito nacional, vínculo à linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.

Artística

  1. Publicação da peça acusmática “Lücken”, encarte-CD no livro “Ad Marciam”, Södertörn University – Estocolmo, abrangência internacional, vínculo metodológico ao projeto “Música, som e ritmo: a Zoofonia de Hercule Florence”.