Seminários Avançados em Educação Musical I

Seminários Avançados em Educação Musical I (MUD 831)

Obrigatória / 30 horas-aula / 2 créditos

Mapeamento das questões críticas da pesquisa em Educação Musical, com ênfase nas tendências recentes, refletindo sobre os problemas teórico-conceituais e metodológicos dos processos educativos em diversos contextos educacionais. O debate privilegia autores e textos representativos de diversas abordagens da pesquisa em Educação Musical, em diálogo com as Ciências da Saúde, Etnomusicologia e Humanidades, considerando a perspectiva da diversidade e das práticas musicais abrangentes, promovendo um debate sobre sua fundamentação teórica, conceitual e metodológica, com ênfase na realidade brasileira.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Arte e educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1978.

CAMPBELL, Patricia Shehan & WADE, Bonnie C. Teaching music globally: experiencing music, expressing culture e thinking musically: experiencing music, expressing culture. 2 livros, 1 CD. New York: Oxford University Press, 2004.

COLWELL, R.; RICHARDSON, C. (ed.). The new handbook of research on music teaching and learning. Oxford University Press, 2002.

DeNORA, Tia. Music in everyday life. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

ELLIOT, David. Music matters: A new philosophy of Music Education. New York: Oxford University Press, 1994.

FONTERRADA, M. De Tramas e Fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: EDUNESP, 2005.

FREIRE, Vanda L. B. Música e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de música. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1992. (Tese de Doutorado).

GREEN, L. How popular musicians learn: a way ahead for music education. Londres: Ashgate, 2001.

______. Music, informal learning and the school: A new classroom pedagogy. Londres: Ashgate, 2008.

JORGENSEN, Estelle. Transforming music education. Indiana: Indiana University Press, 2003.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1990.

MARQUES, Ramiro. O modelo pedagógico pós-moderno. In: __________Modelos pedagógicos actuais. Lisboa: Plátano, 1999.

OLIVEIRA, A. J.; CAJAZEIRA, R. Educação musical no Brasil. Salvador: P&A, 2007.

PAZ, Ermelinda. Pedagogia musical brasileira no século XX. Brasília: Musimed, 2000.

PENNA, Maura. Em questão a concepção de música: os parâmetros curriculares nacionais e a formação de professores. Curitiba: Trabalho apresentado no 8º Encontro Nacional da Associação de Educação Musical, 1999.

PERRENOUD, Philippe. Escola e cidadania: o papel da escola na formação para a demo-cracia. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PHILPOT, C. e PLUMEDRIDGE, C. (eds.). Issues in music teaching. Londres: Routledge, 2001.

SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 1991.

SLOBODA, John A. A mente musical: a psicologia cognitiva da música. Trad. Beatriz Ilari & Rodolfo Ilari. Londrina: EDUEL, 2008.

STRAUS, Joseph & LERNER, Neil. Sounding off: theorizing disability in music. New York: Routledge, 2006.

SWANWICK, K. Musica, pensamiento y educación. 2º ed. Madrid: Ediciones Morata, 2000.

______. Ensinando música musicalmente. Trad. Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo, Moderna, 2003.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.