III Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA) & IV Congresso Internacional de Música e Matemática – Programação completa

English | Español | Página do Congresso TeMA-MusMat

Clube de Engenharia do Rio de Janeiro
Edifício Edison Passos
Av. Rio Branco, 124
Tel: (21) 2178-9200.

Segunda-feira, dia 21/10

8:00 Credenciamento e inscrições
Portaria do Clube / Térreo

9:00 Sessão de abertura: Keynote
22° andar (Auditório)

Theories of chromaticism in tonal music: A forty-year perspective
Patrick McCreless (Yale University)

10:30 Intervalo
Bonna Bistrot

11:00 Mesa temática 1 – Teorias Tonais
22° andar (Auditório)

Mediador
Carlos Almada (UFRJ)

Apresentações
Non-octave tonal frameworks: mistuning, pitch fields, and transpositional tonnetze
José Oliveira Martins (Universidade de Coimbra)

Theories of chromaticism:  Pedagogical implications
Patrick McCreless (Yale University)

A obra teórica de Hindemith: recepção e disseminação no Brasil
Ilza Nogueira (UFPB)

12:30 Almoço
DC Grill

14:30 Mesa temática 2 – Teorias da Textura
21° andar (Sala)

Mediador
Daniel Moreira (UFRJ)

Apresentações
Uma proposta de análise da orquestração a partir da textura
Didier Guigue (UFPB)

Leitura de funções texturais, técnicas instrumentais e espaço através de Complexos Particionais
Pauxy Gentil-Nunes (UFRJ)

Aspectos da organização textural no repertório contemporâneo – uma retrospectiva
Marcos Vieira Lucas (UNIRIO)

16:30 Conferência
22° andar (Auditório)

On the Classification of Indian Scales
Robert Morris (Eastman School of Music)

18:00 Concerto MusMat – IV Edição
22° andar (Auditório)

Pauxy Gentil-NunesCanções da Velha Era (2019) para piano solo
Daniel MoreiraPonto, Linha e Plano (2012)
Liduino PitombeiraBerimbau, Opus 216b (2016-2019)
1. Espectros
2. Incelença
3. Villa
Helder OliveiraCelle (2011)
Luciano BerioSequenza IXb (1980) para sax alto solo
Carlos AlmadaPark Suite (2019)
1. Inwood / Fort Tryon
2. Marcus Garvey
3. Central
4. Morningside
5. Bryant
Marina Spoladore, piano
Quarteto de Saxofones da UFRJ
Pedro Bittencourt, sax soprano e direção musical
Vinícius Macedo, sax alto
Fernando dos Santos, sax tenor
Paulo Vinícius Felix, sax barítono

Terça-feira, dia 22/10

8:00 Credenciamento e inscrições
Foyer

9:00 Mesa temática 3 – Teorias Rítmicas e Métricas
22° andar (Auditório)

Mediadora
Carole Gubernikoff (UNIRIO)

Apresentações
Uma proposta para análise rítmica de ritmos não métricos
Edgardo Rodríguez (Universidad Nacional de La Plata)

Uma revisão do tresillo e os contextos rítmicos africano e afro-americano
Marcos Lacerda (USP)

Rítmica e entropia: o exílio da métrica no desvio do  pulso
Arthur Kampela (UNIRIO)

10:30 Intervalo

11:00 Comunicações – Sessão 1
22° andar (Auditório)
Coordenador: Rodolfo Coelho de Souza

11:00Codings for rhythm generation: a proposal and comparative study
Adolfo Maia, UNICAMP & Igor Leão Maia, UFMG
11:30O Novo Tratado de Harmonia, de Alois Haba: perspectivas teóricas do microtonalismo e suas relações com Rameau, Riemann e Schoenberg, a partir da série harmônica
Alexandre de Paula Schubert, UFRJ
12:00Por uma teoria de parcimônia cromática incluindo dissonâncias, exemplificada na análise de uma canção de Nepomuceno
Rodolfo Coelho de Souza, USP
12:30Derivative algebraic description, Intravetorial Analysis and Pitch Circle in the context of the Sonic Domain
Andre Codeço dos Santos, UFRJ & Robert Peck, Louisiana State University

13:00 Almoço

14:30 Mesa temática 4 – Teorias Pós-Tonais
21° andar (Auditório)

Mediador
Liduino Pitombeira (UFRJ)

Apresentações

Issues in Compositional Theory
Robert Morris (Eastman School of Music)

A perscrutação do indizível incontável ainda que audível
Ricardo Bordini (UFMA)

Voice-leading among Pitch Class Sets: Revisiting Allen Forte’s Genera
Paulo de Tarso Salles (USP)

16:30 Conferência
21° andar (Auditório)

Scalar dissonance and the polytonal/modal impulse in twentieth-century music
José Oliveira Martins (Universidade de Coimbra)

18:00 Concerto – Trio da UFRJ
22° andar (Auditório)

José Siqueira Três Estudos para fagote e piano (1967)
I – Allegro
II – Tempo de modinha
III – Allegro scherzoso
Aylton EscobarCantares para Aírton Barbosa (1983)
Carlos Almada Quatro Choro-Fugatos para piano
(de “O Choro Bem Temperado”) (2002)
Claude DebussySyrinx (1913)

Prélude à l’après-midi d’un Faune (1892)
Daniel MoreiraSagração de um Fauno na Primavera (2016/2019)
Leandro ChrispimGuébrio (2016)
Alexandre Schubert Trio (2016) (I / II / III)
Liduino PitombeiraPatrono Quieto, Op. 207 (2016)
I – Noturno / II – Perpétuo
Eduardo Monteiro, flauta
Aloysio Fagerlande, fagote
Flavio Augusto, piano

Quarta-feira, dia 23/10

8:00 Credenciamento e inscrições
Foyer

9:00 Mesa temática 5 – Teorias da Música Popular
22° andar (Auditório)

Mediador
Carlos Almada (UFRJ)

Apresentações
Non-Linear Approach to Popular Musicalities through a Non-Western Mathematical Understanding of Rhythm, Intonation and Locally-Generated Harmony
Gabriel Pareyon (Universidad de Guadalajara)

“All the Things You Are” e poderia ser: a preparação para improvisações em um ciclo harmônico através de análise e condução de voz.
Cliff Korman (UNIRIO)

Música Popular e a Teoria dos Conjuntos Rítmicos: uma visão panorâmica.
Júlio Herrlein (UFRGS)

10:30 Intervalo
Bonna Bistrot

11:00 Comunicações – Sessão 2A
22° andar (Auditório)
Coordenador: Carlos Almada

11:00As camadas de intertextualidade das XIV Variações sobre o Tema de Xangô de Almeida Prado
Ariane Isabel Petri (UFRJ)
11:30Composição algorítmica de progressões harmônicas ao estilo de Antônio Carlos Jobim através de cadeias de Markov
Carlos de Lemos Almada, Ana Maria Galvão Miccolis, Claudia Usai Gomes, Eduardo Seicero Cabral, Igor Borges das Chagas, João Travassos Penchel, Max Kühn Barcellos da Rocha, Vinicius Ramos Braga (UFRJ)
12:00As sieves de Xenakis: uma organização de sistemas de afinação justa
Charles Klippel Neimog (UFJF)
12:30Exercício de Composição sobre a canção Take A Bow (Muse) utilizando generalizações do Cube Dance
Ciro Visconti (USP)

11:00 Comunicações – Sessão 2B
21° andar (Auditório)
Coordenador: Daniel Moreira de Sousa

11:00Generalizando conjuntos de classes de altura em números
Rodrigo Furman (UFRJ)
11:30Design Textural: análise textural como ferramenta para a organização composicional
Daniel Moreira de Sousa (UFRJ)
12:00Processos Texturais sobre sinais intervalares e fluxo auditivo em Continuo em Mi de Denise Garcia: diálogo e contexto como momento e local
Danilo Aparecido do Carmo Alves (USP)
12:30Identidade e desvio entre Nepomuceno e D’Indy: um caso de intertextualidade
Robison Poreli Moura Bueno (IFSP)

13:00 Almoço

14:30 Comunicações – Sessão 3A
21° andar (Auditório)
Coordenador: Pauxy Gentil-Nunes

14:30Modelização de textura e discurso pela aplicação de Monte-Carlo: Living Room Music de John Cage como uma “jam” estocástica
Danilo Aparecido do Carmo Alves & Matheus Aparecido do Carmos Alves (USP)
15:00Incorporando Gêneros da Música Popular-Latino Americana ao Ensino da Forma Musical
Gabriel Ferrão Moreira & Gabriel Henrique Bianco Navia (UNILA)
15:30Nomenclaturas de gêneros de proporção aritmética, proporcionalidade e operações matemáticas no Cinquecento: Gioseffo Zarlino e a aplicação da teoria clássica na racionalização de intervalos diatônicos
Fernando Luiz Cardoso Pereira (UNESP)
16:00A Análise Musical integrada ao Processo Criativo da Composição Musical
Flavio Santos Pereira (UnB)

14:30 Comunicações – Sessão 3B
21° andar (Sala)
Coordenador: Liduino Pitombeira

14:30Liszt, the conservative
Érico Bomfim (UFRJ)
15:00Panorama sobre a utilização de jogos na composição musical
Alexandre de Souza Ferreira da Silva Pinto & Liduino José Pitombeira de Oliveira (UFRJ)
15:30A estrutura rítmico-formal dos Jongos Tradicionais e sua utilização como intertexto para novas composições de música de concerto
Filipe de Matos Rocha (UFRJ)
16:00Tonal Progressions Identification through Kripke Semantics
Francisco Erivelton Fernandes de Aragão (UFCE)

16:30 Conferência
21° andar (Auditório)

Estrutura, ironia e fabulação teórico-constitutiva a partir de estratégias motívicas
Paulo Costa Lima (UFBA)

18:00 Concerto – Abstrai Ensemble – Homenagem a Claudio Santoro
22° andar (Auditório)

Edino Krieger Brasiliana (1960) – versão para saxofone alto e piano
Luiz Gonçalves Três sós (2019) – estreia mundial
Claudio Santoro Quatro epigramas (1942)
Marcílio OnofreCaminho anacoluto III – derradeira margem (2015)
Alexandre LunsquiAfter Telluris II (2018)
Claudio SantoroDuo (1945)
Claudio SantoroFantasia Sul América (1987)
Pedro Bittencourt, saxofones e direção musical
Doriana Mendes, soprano
Andrea Ernest Dias, flauta
Ariane Petri, fagote
Mariana Salles, violino
Marina Spoladore, piano

Quinta-feira, dia 24/10

8:00 Credenciamento e inscrições
Foyer

9:00 Mesa temática 6 – Teorias e tecnologias atuais
22° andar (Auditório)

Mediador
Marcelo Carneiro (UNIRIO)

Apresentações
Progressos e desafios para geração de música por redes neurais profundas (deep learning)
Jean Pierre Briot (Centre National de la Recherche Scientifique – CNRS)

Reflexões acerca dos modelos algorítmicos de representação simbólica para análise musical assistida por computador
Charles de Paiva (UNICAMP)

Técnicas computacionais de recuperação de informação aplicadas à análise musical
Rodrigo Schramm (UFRGS)

10:30 Intervalo
Bonna Bistrot

11:00 Comunicações – Sessão 4A
22° andar (Auditório)
Coordenador: Guilherme Sauerbronn

11:00 From Stumpf’s Concord to a New Definition of Triad
Francisco Erivelton Fernandes de Aragão (UFCE) & Liduino Pitombeira (UFRJ)
11:30 Geração de repositórios composicionais a partir da similaridade entre conjuntos de classes de notas
Igor Chagas, João Penchel, Pedro Proença, Rodrigo Furman, Vinicius Braga, Liduino Pitombeira (UFRJ)
12:00 Análise do primeiro movimento da Sonata Op.9, n.1 de Domingos Bomtempo e considerações sobre seu contexto histórico-musical
Guilherme Sauerbronn (UDESC) & Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling (UFRGS)
12:30 A Orientação Plagal na Música Tonal
Gabriel Ignacio Venegas Carro (Universidade da Costa Rica) & Gabriel Henrique Bianco Navia (UNILA)

11:00 Comunicações – Sessão 4B
21° andar (Sala)
Coordenador: Rodolfo Coelho de Souza

11:00 Metáforas na teoria da performance de Mathis Lussy: análise, expressividade e embodied mind
Felipe Augusto Vieira da Silva (UNESPAR)
11:30 Teoria dos Conjuntos Rítmicos: algumas aplicações orientadas à música popular
Julio César da Silva Herrlein (UFRGS)
12:00 Forças musicais: composição, cognição e cultura compondo entendimentos
Guilherme Bertissolo (UFBA)
12:30 Significação musical em duas obras acusmáticas: intertextualidades e teoria das tópicas
Rafael Fajiolli de Oliveira (USP)

13:00 Almoço

14:30 Comunicações – Sessão 5A
22° andar (Auditório)
Coordenador: Marcelo Carneiro de Lima

14:30O conceito de hibridação como aporte para análise de videomúsicas
Marcelo Carneiro de Lima (UNIRIO)
15:00Bouquet, de Djavan: análise prosódica e métrica
Fabio Adour da Camara (UFRJ)
15:30A combinatoriedade em 9 livros-texto de composição, teoria e análise musical: a proposta de uma metodologia de mensuração de aderência de conteúdo aplicada em uma pesquisa de doutoramento
Natanael de Souza Ourives (UFBA)

14:30 Comunicações – Sessão 5B
21° andar (Sala)
Coordenador: Marco Feitosa

14:30Aplicações da teoria pós-tonal em análise de música popular
Marco Antônio Ramos Feitosa (UFRJ)
15:00Proposta para círculo harmônico diatônico em base matemática
Ricardo Bezerra (UFCE)
15:30Fundamentos para o ensino de teoria musical na educação superior
Rodrigo Serapião Batalha (UFRJ)

16:00 Intervalo
Bonna Bistrot

17:00 Palestra – apresentação de livro
Auditório do 22° andar

Apuntes sobre la Escuela de Viena y el serialismo
Edgardo Rodríguez e Alejandro Martinez (Universidad Nacional de La Plata).

Sexta-feira, dia 25/10

8:00 Credenciamento e inscrições
Foyer

9:00 Comunicações – Sessão 6A
22° andar (Auditório)
Coordenador: Ilza Nogueira

9:00Arquétipos de condução de vozes na harmonia de Tom Jobim
Max Kuhn & Carlos Almada (UFRJ)
9:30Análise musical comparativa e as proposições teórico metodológicas de Wallace Berry: um breve relato
Wesley Higino (UNIRIO)
10:00Modelagem de princípios criativos: investigando a interação músico-computador por meio da improvisação melódica e em contextos de criação coletiva
Daniel Lima Pantoja Leite (UnB)

9:00 Comunicações – Sessão 6B
21° andar (Auditório)
Coordenador: Liduino Pitombeira

9:00Protocolo analítico para estilos do choro: um ensaio sobre o Tango Remando de Ernesto Nazareth
Willian Fernandes de Souza (UFRJ)
9:30O corpo como fator de modelagem da textura pianística
Pedro Miguel de Moraes (UFRJ)
10:00The versatility of whole tone usage in the music of Franz Liszt
Érico Bomfim (UFRJ)

10:30 Intervalo
Bonna Bistrot

11:00 Conferência
Auditório do 22° andar

Peircean Mathematics for Musicology: Transcending Heraclitus Melancholy through Harmonic Synechism
Gabriel Pareyon (Universidad de Guadalajara)

12:30 Almoço

14:30 Assembleia Geral TeMA
Auditório do 22° andar

16:30 Intervalo

17:00 Encerramento
Auditório do 21° andar

17:30 Confraternização
Bonna Bistrot

Sábado, dia 26/10

15:00 Concerto Extra – Scherzo Trio / Prelúdio 21, Música do Presente
Teatro do Centro Cultural da Justiça Federal*

Caio SennaGorot (2019)
Pauxy Gentil-NunesErmo (2005)
Neder NassaroTempo Aberto (2019)
Alexandre SchubertPrisma (2019)
José Orlando AlvesIntermitências IV (2019)
Marcos LucasTrês Lendas Brasileiras (2019)
Scherzo Trio
Erick Soares, flauta
Jessé Máximo, viola
Ingrid Barancoski, piano

* Av. Rio Branco, 241 – Centro (Cinelândia) – Rio de Janeiro – Entrada Franca