III Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA) & IV Congresso Internacional de Música e Matemática – Programação completa

Português | English | Español

Página principal do Congresso | Programação completa | Apresentação dos convidados

Clube de Engenharia do Rio de Janeiro
Edifício Edison Passos
Av. Rio Branco, 124
Tel: (21) 2178-9200.

Segunda-feira, dia 21/10

8:00 Credenciamento e inscrições
Portaria do Clube / Térreo

9:00 Sessão de abertura: Keynote

Auditório Eng.° João Aristides Wiltgen (22° andar)

Theories of chromaticism in tonal music: A forty-year perspective
Patrick McCreless (Yale University)

10:30 Intervalo
Bonna Bistrot (por adesão)

11:00 Mesa temática 1 – Teorias Tonais

Auditório Eng.° João Aristides Wiltgen (22° andar)
Mediador – Carlos Almada (UFRJ)

Non-octave tonal frameworks: mistuning, pitch fields, and transpositional tonnetze
José Oliveira Martins (Universidade de Coimbra)

Theories of chromaticism:  Pedagogical implications
Patrick McCreless (Yale University)

A obra teórica de Hindemith: recepção e disseminação no Brasil
Ilza Nogueira (UFPB)

12:30 Almoço
DC Grill (por adesão)

14:30 Mesa temática 2 – Teorias da Textura

Auditório Eng.° João Aristides Wiltgen (22° andar)
Mediador – Daniel Moreira (UFRJ)

Uma proposta de análise da orquestração a partir da textura
Didier Guigue (UFPB)

Leitura de funções texturais, técnicas instrumentais e espaço através de Complexos Particionais
Pauxy Gentil-Nunes (UFRJ)

Aspectos da organização textural no repertório contemporâneo – uma retrospectiva
Marcos Vieira Lucas (UNIRIO)

16:30 Conferência

Auditório Eng.° João Aristides Wiltgen (22° andar)

On the Classification of Indian Scales
Robert Morris (Eastman School of Music)

18:00 Concerto MusMat – IV Edição

Auditório Eng.° João Aristides Wiltgen (22° andar)

Pauxy Gentil-Nunes – Canções da Velha Era (2019), para piano solo
Liduino Pitombeira – Berimbau, Opus 216b (2016-2019)
(1. Espectros | 2. Incelença | 3. Villa)
Helder Oliveira – Celle (2011)
Luciano Berio – Sequenza IXb (1980) para sax alto solo
Carlos Almada – Park Suite (2019)
(1. Inwood / Fort Tryon | 2. Marcus Garvey | 3. Central | 4. Morningside | 5. Bryant)

Marina Spoladore, piano
Quarteto de Saxofones da UFRJ:
Pedro Bittencourt, sax soprano e direção musical
Vinícius Macedo, sax alto
Fernando dos Santos, sax tenor
Paulo Vinícius Felix, sax barítono

Terça-feira, dia 22/10

8:00 Credenciamento e inscrições
Foyer

9:00 Mesa temática 3 – Teorias Rítmicas e Métricas

Auditório Eng.° João Aristides Wiltgen (22° andar)
Mediadora – Carole Gubernikoff (UNIRIO)

Uma proposta para análise rítmica de ritmos não métricos
Edgardo Rodríguez (Universidad Nacional de La Plata)

Uma revisão do tresillo e os contextos rítmicos africano e afro-americano
Marcos Lacerda (USP)

Rítmica e entropia: o exílio da métrica no desvio do  pulso
Arthur Kampela (UNIRIO)

10:30 Intervalo
Bonna Bistrot (por adesão)

11:00 Comunicações – Sessão 1

Auditório Eng.° João Aristides Wiltgen (22° andar)
Coordenador: Rodolfo Coelho de Souza

11:00 Codings for rhythm generation: a proposal and comparative study
Adolfo Maia, UNICAMP & Igor Leão Maia (UFMG)

11:30 O Novo Tratado de Harmonia, de Alois Haba: perspectivas teóricas do microtonalismo e suas relações com Rameau, Riemann e Schoenberg, a partir da série harmônica
Alexandre de Paula Schubert (UFRJ)

12:00 Por uma teoria de parcimônia cromática incluindo dissonâncias, exemplificada na análise de uma canção de Nepomuceno
Rodolfo Coelho de Souza (USP)

12:30 Derivative algebraic description, Intravetorial Analysis and Pitch Circle in the context of the Sonic Domain
Andre Codeço dos Santos (UFRJ) & Robert Peck (Louisiana State University)

13:00 Almoço

14:30 Mesa temática 4 – Teorias Pós-Tonais

Auditório Eng.° João Aristides Wiltgen (22° andar)
Mediador – Liduino Pitombeira (UFRJ)

Issues in Compositional Theory
Robert Morris (Eastman School of Music)

A perscrutação do indizível incontável ainda que audível
Ricardo Bordini (UFMA)

Voice-leading among Pitch Class Sets: Revisiting Allen Forte’s Genera
Paulo de Tarso Salles (USP)

16:30 Conferência

Auditório Eng.° João Aristides Wiltgen (22° andar)

Scalar dissonance and the polytonal/modal impulse in twentieth-century music
José Oliveira Martins (Universidade de Coimbra)

18:00 Concerto – Arthur Kampela

Auditório Eng.° João Aristides Wiltgen (22° andar)

Percussion Study I & II
Itinerário de um Baixista sob a noite Sul-Americana
(canção colagem)
Adeus (Avant-Bossa)
Mirros (Avant-Bossa)
Epopéia e Graça de uma Raça em Desencanto (samba atonal)

Arthur Kampela, voz, violão e composições
Pedro Bittencourt, saxofones
Pedro Proença, baixo elétrico

Quarta-feira, dia 23/10

8:00 Credenciamento e inscrições
Foyer

9:00 Mesa temática 5 – Teorias da Música Popular

Auditório Eng.° João Aristides Wiltgen (22° andar)
Mediador – Carlos Almada (UFRJ)

Non-Linear Approach to Popular Musicalities through a Non-Western Mathematical Understanding of Rhythm, Intonation and Locally-Generated Harmony
Gabriel Pareyon (Universidad de Guadalajara)

“All the Things You Are” e poderia ser: a preparação para improvisações em um ciclo harmônico através de análise e condução de voz.
Cliff Korman (UNIRIO)

Música Popular e a Teoria dos Conjuntos Rítmicos: uma visão panorâmica.
Júlio Herrlein (UFRGS)

10:30 Intervalo
Bonna Bistrot (por adesão)

11:00 Comunicações – Sessão 2A

Sala 2 (18° andar)
Coordenador: Carlos Almada

11:00 As camadas de intertextualidade das XIV Variações sobre o Tema de Xangô de Almeida Prado
Ariane Isabel Petri (UFRJ)

11:30 Composição algorítmica de progressões harmônicas ao estilo de Antônio Carlos Jobim através de cadeias de Markov
Carlos de Lemos Almada, Ana Maria Galvão Miccolis, Claudia Usai Gomes, Eduardo Seicero Cabral, Igor Borges das Chagas, João Travassos Penchel, Max Kühn Barcellos da Rocha, Vinicius Ramos Braga (UFRJ)

12:00 As sieves de Xenakis: uma organização de sistemas de afinação justa
Charles Klippel Neimog (UFJF)

12:30 Exercício de Composição sobre a canção Take A Bow (Muse) utilizando generalizações do Cube Dance
Ciro Visconti (USP)

11:00 Comunicações – Sessão 2B

Sala 5 (18° andar)
Coordenador: Daniel Moreira de Sousa

11:00 Generalizando conjuntos de classes de altura em números
Rodrigo Furman (UFRJ)

11:30 Design Textural: análise textural como ferramenta para a organização composicional
Daniel Moreira de Sousa (UFRJ)

12:00 Processos Texturais sobre sinais intervalares e fluxo auditivo em Continuo em Mi de Denise Garcia: diálogo e contexto como momento e local
Danilo Aparecido do Carmo Alves (USP)

12:30 Identidade e desvio entre Nepomuceno e D’Indy: um caso de intertextualidade
Robison Poreli Moura Bueno (IFSP)

13:00 Almoço

14:30 Comunicações – Sessão 3A

Sala 2 (18° andar)
Coordenador: Pauxy Gentil-Nunes

14:30 Modelização de textura e discurso pela aplicação de Monte-Carlo: Living Room Music de John Cage como uma “jam” estocástica
Danilo Aparecido do Carmo Alves & Matheus Aparecido do Carmos Alves (USP)

15:00 Incorporando Gêneros da Música Popular-Latino Americana ao Ensino da Forma Musical
Gabriel Ferrão Moreira & Gabriel Henrique Bianco Navia (UNILA)

15:30 Nomenclaturas de gêneros de proporção aritmética, proporcionalidade e operações matemáticas no Cinquecento: Gioseffo Zarlino e a aplicação da teoria clássica na racionalização de intervalos diatônicos
Fernando Luiz Cardoso Pereira (UNESP)

16:00 A Análise Musical integrada ao Processo Criativo da Composição Musical
Flavio Santos Pereira (UnB)

14:30 Comunicações – Sessão 3B

Sala 5 (18° andar)
Coordenador: Liduino Pitombeira

14:30 Liszt, the conservative
Érico Bomfim (UFRJ)

15:00 Panorama sobre a utilização de jogos na composição musical
Alexandre de Souza Ferreira da Silva Pinto & Liduino José Pitombeira de Oliveira (UFRJ)

15:30 A estrutura rítmico-formal dos Jongos Tradicionais e sua utilização como intertexto para novas composições de música de concerto
Filipe de Matos Rocha (UFRJ)

16:00 Tonal Progressions Identification through Kripke Semantics
Francisco Erivelton Fernandes de Aragão (UFCE)

16:30 Conferência

Auditório Eng.° João Aristides Wiltgen (22° andar)

Estrutura, ironia e fabulação teórico-constitutiva a partir de estratégias motívicas
Paulo Costa Lima (UFBA)

18:00 Concerto – Abstrai Ensemble – Homenagem a Edino Krieger e Claudio Santoro

Auditório Eng.° João Aristides Wiltgen (22° andar)

Edino Krieger – Brasiliana (1960) – versão para saxofone alto e piano
Luiz Gonçalves – Três sós (2019) – estreia mundial
Claudio Santoro – Quatro epigramas (1942)
Marcílio Onofre – Caminho anacoluto III – derradeira margem (2015)
Alexandre Lunsqui – After Telluris II (2018)
Claudio Santoro – Duo (1945)
Claudio Santoro – Fantasia Sul América (1987)

Pedro Bittencourt, saxofones e direção musical
Doriana Mendes, soprano
Andrea Ernest Dias, flauta
Ariane Petri, fagote
Mariana Salles, violino
Marina Spoladore, piano

Quinta-feira, dia 24/10

8:00 Credenciamento e inscrições
Foyer

9:00 Mesa temática 6 – Teorias e tecnologias atuais

Auditório Eng.° João Aristides Wiltgen (22° andar)
Mediador – Marcelo Carneiro (UNIRIO)

Progressos e desafios para geração de música por redes neurais profundas (deep learning)
Jean Pierre Briot (Centre National de la Recherche Scientifique – CNRS)

Reflexões acerca dos modelos algorítmicos de representação simbólica para análise musical assistida por computador
Charles de Paiva (UNICAMP)

Técnicas computacionais de recuperação de informação aplicadas à análise musical
Rodrigo Schramm (UFRGS)

10:30 Intervalo
Bonna Bistrot (por adesão)

11:00 Comunicações – Sessão 4A

Sala 2 (18° andar)
Coordenador: Guilherme Sauerbronn

11:00 From Stumpf’s Concord to a New Definition of Triad
Francisco Erivelton Fernandes de Aragão (UFCE) & Liduino Pitombeira (UFRJ)

11:30 Geração de repositórios composicionais a partir da similaridade entre conjuntos de classes de notas
Igor Chagas, João Penchel, Pedro Proença, Rodrigo Furman, Vinicius Braga, Liduino Pitombeira (UFRJ)

12:00 Análise do primeiro movimento da Sonata Op.9, n.1 de Domingos Bomtempo e considerações sobre seu contexto histórico-musical
Guilherme Sauerbronn (UDESC) & Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling (UFRGS)

12:30 A Orientação Plagal na Música Tonal
Gabriel Ignacio Venegas Carro (Universidade da Costa Rica) & Gabriel Henrique Bianco Navia (UNILA)

11:00 Comunicações – Sessão 4B

Sala 5 (18° andar)
Coordenadora: Ilza Nogueira

11:00 Metáforas na teoria da performance de Mathis Lussy: análise, expressividade e embodied mind
Felipe Augusto Vieira da Silva (UNESPAR)

11:30 Teoria dos Conjuntos Rítmicos: algumas aplicações orientadas à música popular
Julio César da Silva Herrlein (UFRGS)

12:00 Forças musicais: composição, cognição e cultura compondo entendimentos
Guilherme Bertissolo (UFBA)

12:30 Significação musical em duas obras acusmáticas: intertextualidades e teoria das tópicas
Rafael Fajiolli de Oliveira (USP)

13:00 Almoço

14:30 Comunicações – Sessão 5A

Sala 2 (18° andar)
Coordenador: Marcelo Carneiro de Lima

14:30 O conceito de hibridação como aporte para análise de videomúsicas
Marcelo Carneiro de Lima (UNIRIO)

15:00 Bouquet, de Djavan: análise prosódica e métrica
Fabio Adour da Camara (UFRJ)

15:30 A combinatoriedade em 9 livros-texto de composição, teoria e análise musical: a proposta de uma metodologia de mensuração de aderência de conteúdo aplicada em uma pesquisa de doutoramento
Natanael de Souza Ourives (UFBA)

14:30 Comunicações – Sessão 5B

Sala 5 (18° andar)
Coordenador: Marco Feitosa

14:30 Aplicações da teoria pós-tonal em análise de música popular
Marco Antônio Ramos Feitosa (UFRJ)

15:00 Proposta para círculo harmônico diatônico em base matemática
Ricardo Bezerra (UFCE)

15:30 Fundamentos para o ensino de teoria musical na educação superior
Rodrigo Serapião Batalha (UFRJ)

16:00 Intervalo
Bonna Bistrot (por adesão)

17:00 Palestra – apresentação de livro

Auditório Eng.° João Aristides Wiltgen (22° andar)

Apuntes sobre la Escuela de Viena y el serialismo
Edgardo Rodríguez e Alejandro Martinez (Universidad Nacional de La Plata).

Sexta-feira, dia 25/10

8:00 Credenciamento e inscrições
Foyer

9:00 Comunicações – Sessão 6A

Sala 2 (18° andar)
Coordenadora: Ilza Nogueira

9:00
Arquétipos de condução de vozes na harmonia de Tom Jobim
Max Kuhn & Carlos Almada (UFRJ)

9:30
Análise musical comparativa e as proposições teórico metodológicas de Wallace Berry: um breve relato
Wesley Higino (UNIRIO)

10:00
Modelagem de princípios criativos: investigando a interação músico-computador por meio da improvisação melódica e em contextos de criação coletiva
Daniel Lima Pantoja Leite (UnB)

9:00 Comunicações – Sessão 6B

Sala 5 (18° andar)
Coordenador: Liduino Pitombeira

9:00 Protocolo analítico para estilos do choro: um ensaio sobre o Tango Remando de Ernesto Nazareth
Willian Fernandes de Souza (UFRJ)

9:30 O corpo como fator de modelagem da textura pianística
Pedro Miguel de Moraes (UFRJ)

10:00 The versatility of whole tone usage in the music of Franz Liszt
Érico Bomfim (UFRJ)

10:30 Intervalo
Bonna Bistrot (por adesão)

11:00 Conferência

Auditório Eng.° João Aristides Wiltgen (22° andar)

Peircean Mathematics for Musicology: Transcending Heraclitus Melancholy through Harmonic Synechism
Gabriel Pareyon (Universidad de Guadalajara)

12:30 Almoço / Confraternização
DC Grill (por adesão)

14:30 Assembleia Geral TeMA

Auditório Eng.° João Aristides Wiltgen (22° andar)

Sábado, dia 26/10

15:00 Concerto Extra – Scherzo Trio / Prelúdio 21, Música do Presente

Teatro do Centro Cultural da Justiça Federal*

Caio Senna – Gorot (2019)
Pauxy Gentil-Nunes – Ermo (2005)
Neder Nassaro – Tempo Aberto (2019)
Alexandre Schubert – Prisma (2019)
José Orlando Alves – Intermitências IV (2019)
Marcos Lucas – Três Lendas Brasileiras (2019)

SCHERZO TRIO
Erick Soares, flauta
Jessé Máximo, viola
Ingrid Barancoski, piano

* Av. Rio Branco, 241 – Centro (Cinelândia) – Rio de Janeiro – Entrada Franca