Tópicos especiais em Musicologia II (MUD724) – Ementa
Eletiva / 45 horas-aula / 3 créditos
Visa relacionar a pesquisa musicológica com outras áreas de conhecimento que possam contribuir para a construção de campos teóricos, metodologias, questões críticas e o próprio objeto de estudo da Musicologia. A busca pela descompartimentalização da disciplina visa restabelecer o diálogo entre as especialidades e aprofundar as questões relativas à complexidade das realidades e à multiplicidade do conhecimento construído sobre elas.
REFERÊNCIAS
BORN, Georgina. For a relational musicology: music and interdisciplinarity, beyond the practice turn. Journal of the Royal Music Association, v.135 n. 2, p. 205-243, 2010.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003 (1994).
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
MORGAN, Robert P. Rethinking musical culture: canonic reformulations in a post-tonal age. In: BERGERON, Katherine & BOHLMAN, Philip (eds.). Disciplining Music: Musicology and Its Canons. Chicago: University of Chicago Press, 1992, pp. 44-63.
MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do Século XXI. (Relier les connaissances, 2000). São Paulo: Ed. Bertrand Brasil, 2004.
VOLPE, Maria Alice. Análise musical: intra e interdisciplinaridade. In: Coelho de Souza, Rodolfo (org.). Anais do IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto “Intersecções da Teoria e Análise Musicais com os Campos da Musicologia Histórica, da Composição e das Práticas Interpretativas. Ribeirão Preto: USP-RP, 2012. p.76-80.
WALLERSTEIN, Immanuel. Impensar a Ciência Social: os limites dos paradigmas do Século XIX. 1991. Tradução Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. Aparecida, SP: Editora Ideias & Letras, 2006.