Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas II

Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas II (MUD708) – Ementa

Eletiva / 45 horas-aula / 3 créditos

Abordagem das principais formas dos séculos XVIII e XIX, visando elucidar alguns aspectos históricos, estéticos e analíticos do período em questão. Além de fazer uma revisão bibliográfica, a qual engloba o contexto sócio-cultural, os princípios estéticos e filosóficos e a biografia dos principais compositores.

REFERÊNCIAS

BARTOLY, Jean-Pierre. L’harmonie classique et romantique (1750-1900). Musique ouverte, Paris, Minerve, 2001.

BELLE, Sabine. Le rythme dans les Nocturnes de Chopin. Thèse de Doctorat en Musicologie, Université de Paris IV-Sorbonne, Paris, 2002.

BLUME, Friedrich. Classic and Romantic Music: a comprehensive survey. New York, Norton, 1970.

COOK, Nicholas. A guide to músical analysis. New York, Oxford University Press, 1987.

DAHLHAUS, Carl. Nineteenth-Century music. California, University of California Press, 1989.

DENIZEAU, Gerard. Comprendre et identifier les genres músicaux. Vers une nouvelle histoire de la musique. Paris, Larousse, 1997.

DORIAN, Frederick. The history of music in performance. New York, W.W. Norton & Company, Inc., 1971.

DUFOURT, Hugues, FAUQUET, Joel-Marie, HURARD, François ed. L’esprit de la musique. Essais d’esthétique et de philosophie. Paris, Klincksieck, 1992.

GOUBAULT, Christian. Vocabulaire de la musique romantique. Paris, Minerve, 1997.

MEYER, Leonard B. Style and music, theory, history and ideology. Chicago, University of Chicago Press, 1996.

ROSEN, Charles. A geração romântica. Tradução de Eduardo Seincman. São Paulo, Edusp, 2000.

______. The classical style: Haydn, Mozart, Beethoven. New York, W.W. Norton and Company, 1972.

SACHS, C. Rhythm and tempo. New York, W. W. Norton Company Inc., 1953. SCHOENBERG, A. Fundamentos da composição musical. 3ª edição. São Paulo, Edusp, 2008.