Professor permanente / Substituto eventual da Coordenação de Linha
Professor de composição da EM-UFRJ. É doutor em Composição e Teoria (Ph.D.) e Mestre em Composição (M.M.) pela Louisiana State University (EUA). Suas obras têm sido executadas e premiadas no Brasil e no exterior. Tem publicado diversos artigos científicos sobre composição e teoria (https://ufrj.academia.edu/LiduinoPitombeira) e desenvolvido pesquisa como membro do grupo MusMat da UFRJ (http://musmat.org/). Suas peças são publicadas pela Peters, Bella Musica, Criadores do Brasil (OSESP), Conners, Alry, RioArte e Irmãos Vitale. Gravações de suas obras estão disponíveis nos selos Magni, Summit, Centaur, Antes, Filarmonika, Blue Griffin e Bis.
Produção 2018
Bibliográfica
- Publicação do artigo completo “Planejamento composicional de Quadrilha, para quarteto de cordas, a partir da Modelagem Sistêmica do Ponteio nº 21 de Camargo Guarnieri”, Revista Musica Theorica, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
- Publicação do artigo completo “Systemic Modeling of Camargo Guarnieri?s Ponteio n. 8”, Revista Opus, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
- Publicação do artigo completo “Análise Schenkeriana do Ponteio n.8 de Camargo Guarnieri a partir de uma perspectiva da polarização acústica”, XXVIII Congresso da Anppom, âmbito nacional, vínculo temático com o projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
- Publicação do artigo completo “Composição de Caldeirão da Santa Cruz do Deserto a partir da modelagem sistêmica do Ponteio n.26 de Camargo Guarnieri”, XXVIII Congresso da Anppom, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
Técnica
- Apresentação do trabalho “Composição de Trópico a partir da Modelagem Sistêmica de Pórtico do do Crepúsculo das Cartas Celestes I de Almeida Prado”, XVII Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
- Apresentação do Trabalho “Modelagem Sistêmica do Preludio N.3 de Villa-Lobos como ponto de partida para a composição de duas novas obras”, XVII Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ, âmbito nacional, vínculo temático com o projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
- Apresentação do trabalho “Modelagem Sistêmica em Villa-Lobos” no 56º Festival Villa-Lobos, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
- Apresentação do trabalho “Perfis Composicionais como base metodológica para a modelagem sistêmica do Prelúdio N.2 de Claudio Santoro”, XVII Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
- Participação como membro da comissão organizadora do XVII Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ, âmbito nacional, vínculo metodológico com a linha “Poéticas da Criação Musical”.
Artística
- Estreia mundial da obra “Seresta N.12”, para eufônio e trio de cordas, XXIX Panorama da Música Brasileira Atual, âmbito nacional, vínculo metodológico com a linha “Poéticas da Criação Musical”.
- Estreia mundial da obra “Trois Monuments”, Op. 234 (2018) para piano, III Congresso Nacional de Música e Matemática da UFRJ, âmbito nacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
- Estreia mundial da obra “Humanitas”, II Encontro Internacional da Associação Brasileira de Palhetas Duplas, âmbito internacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
- Estreia mundial da obra “Minina, saia comigo”, Série Música nas Américas – FUNARTE, âmbito local, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
- Estreia da obra “Linhas” para saxofone alto e piano, concerto do Abstrai Ensemble na Série Tendências – UFRJ, âmbito local, vínculo vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
- Apresentação da obra “Seresta N.16”, Projeto O Piano na Música de Câmara (UFRJ), âmbito local, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
- Apresentação da obra ‘Fagocitose’, concerto do duo Sue Barber (fagote) e Deloise Lima (piano), Rio Winds Festival, âmbito local, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
- Turnê (2 concertos) com apresentação de conjunto de sete obras do compositor, “Um olhar sobre as obras de Liduino Pitombeira”, Solistas da Orquestra Petrobrás Sinfônica, âmbito local, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
- Apresentação da obra “Suite Hermética”, concerto do Quinteto de Sopros Parambuco, Projeto Quartas Instrumentais do BNDES, âmbito local, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
- Apresentação da obra “Seresta No.8”, concerto do Flustres Ensemble, II Seminário de Flauta Doce da UFRJ, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
- Turnê (2 concertos) com apresentação da obra “Retrato de uma Cidade”, Duo Redwine-Casarotti (Rio de Janeiro, Piracicaba), âmbito regional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
Produção 2017
Bibliográfica
- Publicação do artigo completo “Composição de Suite de Seis Segundos Sentidos…”, Anais do XXVII Congresso da ANPPOM, abrangência nacional, vínculo com o projeto de pesquisa “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica…”.
- Publicação do artigo completo “Formal design, textural profile, and degree of harmonic endogeny…”, Anais do II Congresso da TeMA, abrangência nacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais… sistêmica”.
- Publicação do artigo completo “Modelagem Sistêmica aplicada à música popular: Imagina, de Tom Jobim, XXVII Congresso da ANPPOM, âmbito nacional, vínculo com o projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica…”.
- Publicação do artigo completo “Modelagem Sistêmica como metodologia pré-composicional”, XXVII Congresso da ANPPOM, abrangência nacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais… sistêmica”.
- Publicação do artigo completo “Planejamento composicional de Tenere segundo princípios gestálticos”, XXVII Congresso da ANPPOM, abrangência nacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais… sistêmica”.
- Publicação do capítulo “Determination of compositional systems through Systemic Modeling” no livro “Mathematics and Computation in Music”, abrangência internacional, vínculo temático com o projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem…”.
- Temporada de apresentações da obra “Fantasia sobre a Muié Rendêra” (3 concertos), V Festival Internacional de Clarinetistas, temporada oficial Guiomar Novaes, auditório da ABM, abrangência internacional / regional, vínculo com a linha “Poéticas…”.
- Temporada de estreia e apresentação da obra “Dom Casmurro” (2 concertos): Séries Compositores – UNIRIO e Música no Palácio, abrangência local, vínculo com a linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
- Temporada de estreia e apresentação de “Devosiana”, op.224 (2 Concertos), I Encontro Internacional da Associação Brasileira de Palhetas Duplas e Sarau na Sé, abrangência internacional/regional, vínculo metodológico com a linha “Poéticas…”.
Técnica
- Apresentação do trabalho “A relação entre a música e a matemática”, Semana Cultural do 24º concurso de piano “Prof. Abrão Calil Neto”, UFU, abrangência nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da criação musical”.
- Apresentação do trabalho “Planejamento composicional de Tenere segundo princípios gestálticos”, XXVII Congresso da ANPPOM, abrangência nacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais… sistêmica”.
- Apresentação do trabalho “Composição de Suite de Seis Segundos Sentidos a Cinco Sopros…”, XXVII Congresso da ANPPOM, abrangência nacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais… sistêmica”.
- Apresentação do trabalho “Domínio sonoro: conceitos e aplicações na análise do III movimento do op.11, de Webern”, II Congresso Nacional de Música e Matemática, abrangência nacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais… sistêmica”.
- Apresentação do trabalho “Estrutura, perfil textural e grau de harmonia endógena como fatores de modelagem”, no II Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, UDESC, vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais… sistêmica”.
- Apresentação do trabalho “Modelagem Sistêmica aplicada à música popular…”, XXVII Congresso da Anppom, abrangência nacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais… sistêmica”.
- Apresentação do trabalho “Modelagem sistêmica como metodologia pré-composicional”, XXVII Congresso da ANPPOM, abrangência nacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais… sistêmica”.
- Apresentação do trabalho “Valsa de Nepomuceno: uma proposta de modelagem sistêmica markoviana”, 16º Colóquio de Pesquisa do PPGM/UFRJ, abrangência nacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais… sistêmica”.
- Participação como membro da comissão organizadora do II Congresso Brasileiro de Música e Matemática UFRJ, ambito nacional, vínculo com a linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
- Participação como membro da mesa redonda “A produção musical na pós-graduação”, PPGMUS-UFRGS, abrangência nacional, vínculo com a linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
Artística
- Apresentação da obra “Brazilian Landscapes no.2”, Concerto do conjunto de metais e percussão da UFRJ, temporada oficial de concertos da EM-UFRJ, abrangência local, vínculo com a linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
- Apresentação da obra “Concerto para Piano a 4 mãos e Orquestra De CâMara”, op.128, Concerto II do II Congresso da TeMA, abrangência nacional, vínculo metodológico com a linha “Poéticas da criação musical”.
- Apresentação da obra “Concerto para Violoncelo e Orquestra”, op.53, Temporada da Orquestra Sinfônica da UFRJ, abrangência local, vínculo com a linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
- Apresentação da obra “Patrono Quieto”, op.207, Série “Música no Palácio, abrangência local, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do Primeiro Caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
- Apresentação da obra “Pau-Brasil”, op.38, Concerto do Quartessência, Centro da Música Carioca, abrangência local, vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
- Apresentação da obra “Seresta no.1”, Op.55B, Série “Sextas Musicais” da casa Thomas Jefferson, âmbito local, vínculo metodológico com a linha “Poéticas da criação musical”.
- Apresentação de quatro obras de câmara autorais, recital de mestrado de Jonatas Weima (saxofone), abrangência local, vínculo metodológico com a linha “Poéticas da criação musical”.
- Apresentação de sete obras para piano solo, concerto em homenagem ao compositor Liduino Pitombeira, 24º concurso de piano prof. Abrão Calil Neto, abrangência nacional, vínculo com a linha de pesquisa “Poéticas…”
- Estreia brasileira da obra “Concerto para fagote e orquestra”, V Mostra OSN de Música Brasileira da Atualidade, abrangência nacional, vínculo metodológico com a linha “Poéticas da criação musical”.
- Estreia brasileira da obra “The Hollow Earth”, op.70B, série “Talentos da UFRJ”, abrangência local, vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Poéticas…”.
- Estreia da obra “Concerto para piano e orquestra no.2”, XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, abrangência nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da criação musical”.
- Estreia da obra “Valsa Quase Nobre”, op.221, Quartas Instrumentais do BNDES, abrangência regional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da criação musical”.
- Estreia da obra “Vientos Tejanos”, II Congresso Nacional de Música e Matemática – UFRJ, ambito nacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do Primeiro Caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
- Estreia de nova versão da obra “Brazilian Landscapes no.5”, Op.87B, Quartas Instrumentais do BNDES, abrangência regional, vínculo com a linha “Poéticas da criação musical”.
- Estreia mundial da obra “Abertura Breve”, temporada da Orquestra de Sopros da UFRJ, abrangência local, vínculo metodológico com a linha “Poéticas da criação musical”.
- Estreia mundial da obra “Paineiras”, concerto de lançamento do CD Trio Paineiras Interpreta Compositores de Hoje, abrangência regional, vínculo metodológico com a linha “Poéticas da criação musical”.
Produção 2016
Bibliográfica
- Publicação do artigo “Jogos musicais: o jogo como estratégia composicional”, XXVI Congresso da ANPPOM. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do Primeiro Caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
- Publicação do artigo completo “Modelagem Sistêmica do primeiro movimento de Brinquedo de Roda, de Heitor Villa-Lobos, como uma metodologia para o planejamento composicional de ‘Villa'”. XXVI Congresso da ANPPOM. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do Primeiro Caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
- Publicação do artigo “Composição do primeiro movimento de Sonatina, para tuba e piano, de Marcel Castro-Lima, a partir da modelagem sistêmica do Ponteio 23 de Camargo Guarnieri’. XXVI Congresso da ANPPOM. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do Primeiro Caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
Técnica
- Apresentação do trabalho “Composição do primeiro movimento da Sonatina, (…) de Marcel Castro-Lima, a partir da modelagem sistêmica do Ponteio 23 de Camargo Guarnieri”. XXVI Congresso da ANPPOM. âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do Primeiro Caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”
- Apresentação do trabalho “Planejamento composicional do segundo movimento de ‘Patrono Quieto’ a partir da modelagem sistêmica do ‘Ponteio no. 4 (…)”. I Congresso Nacional de Música e Matemática. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do Primeiro Caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”
- Apresentação do trabalho “Domínio Sonoro e Curvas de Perturbação: primeiras impressões”. 15º Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do Primeiro Caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”
- Apresentação do trabalho “Planejamento composicional de ‘Ponteado’ a partir da modelagem sistêmica do ‘Ponteio no.5’ de Camargo Guarnieri”. 15º Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do Primeiro Caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”
- Participação como membro da comissão científica do 15º Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ.
- Participação como membro da comissão organizadora do I Congresso Nacional de Música e Matemática, âmbito nacional, vínculo à linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
- Participação como membro da comissão organizadora do Projeto Compositores – PPGM-UFRJ, âmbito internacional. vínculo com a linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
Artística
- Estreia da obra “Patrono Quieto”, para trio. XXVIII Panorama da Música Brasileira Atual. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do Primeiro Caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”