Liduino Pitombeira

Liduino

Professor permanente / Substituto eventual da Coordenação de Linha

Professor de composição da EM-UFRJ. É doutor em Composição e Teoria (Ph.D.) e Mestre em Composição (M.M.) pela Louisiana State University (EUA). Suas obras têm sido executadas e premiadas no Brasil e no exterior. Tem publicado diversos artigos científicos sobre composição e teoria (https://ufrj.academia.edu/LiduinoPitombeira) e desenvolvido pesquisa como membro do grupo MusMat da UFRJ (http://musmat.org/). Suas peças são publicadas pela Peters, Bella Musica, Criadores do Brasil (OSESP), Conners, Alry, RioArte e Irmãos Vitale. Gravações de suas obras estão disponíveis nos selos Magni, Summit, Centaur, Antes, Filarmonika, Blue Griffin e Bis.

Produção 2018

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo “Planejamento composicional de Quadrilha, para quarteto de cordas, a partir da Modelagem Sistêmica do Ponteio nº 21 de Camargo Guarnieri”, Revista Musica Theorica, âmbito nacional,  vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
  2. Publicação do artigo completo “Systemic Modeling of Camargo Guarnieri?s Ponteio n. 8”, Revista Opus, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
  3. Publicação do artigo completo “Análise Schenkeriana do Ponteio n.8 de Camargo Guarnieri a partir de uma perspectiva da polarização acústica”, XXVIII Congresso da Anppom, âmbito nacional, vínculo temático com o projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”. 
  4. Publicação do artigo completo “Composição de Caldeirão da Santa Cruz do Deserto a partir da modelagem sistêmica do Ponteio n.26 de Camargo Guarnieri”, XXVIII Congresso da Anppom, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.

Técnica

  1. Apresentação do trabalho “Composição de Trópico a partir da Modelagem Sistêmica de Pórtico do do Crepúsculo das Cartas Celestes I de Almeida Prado”, XVII Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
  2. Apresentação do Trabalho “Modelagem Sistêmica do Preludio N.3 de Villa-Lobos como ponto de partida para a composição de duas novas obras”, XVII Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ, âmbito nacional, vínculo temático com o projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
  3. Apresentação do trabalho “Modelagem Sistêmica em Villa-Lobos” no 56º Festival Villa-Lobos, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
  4. Apresentação do trabalho “Perfis Composicionais como base metodológica para a modelagem sistêmica do Prelúdio N.2 de Claudio Santoro”, XVII Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
  5. Participação como membro da comissão organizadora do XVII Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ, âmbito nacional, vínculo metodológico com a linha “Poéticas da Criação Musical”.

Artística

  1. Estreia mundial da obra “Seresta N.12”, para eufônio e trio de cordas, XXIX Panorama da Música Brasileira Atual, âmbito nacional, vínculo metodológico com a linha “Poéticas da Criação Musical”.
  2. Estreia mundial da obra “Trois Monuments”, Op. 234 (2018) para piano, III Congresso Nacional de Música e Matemática da UFRJ, âmbito nacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
  3. Estreia mundial da obra “Humanitas”, II Encontro Internacional da Associação Brasileira de Palhetas Duplas, âmbito internacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
  4. Estreia mundial da obra “Minina, saia comigo”, Série Música nas Américas – FUNARTE, âmbito local, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
  5. Estreia da obra “Linhas” para saxofone alto e piano, concerto do Abstrai Ensemble na Série Tendências – UFRJ, âmbito local, vínculo vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
  6. Apresentação da obra “Seresta N.16”, Projeto O Piano na Música de Câmara (UFRJ), âmbito local, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
  7. Apresentação da obra ‘Fagocitose’, concerto do duo Sue Barber (fagote) e Deloise Lima (piano), Rio Winds Festival, âmbito local, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
  8. Turnê (2 concertos) com apresentação de conjunto de sete obras do compositor, “Um olhar sobre as obras de Liduino Pitombeira”, Solistas da Orquestra Petrobrás Sinfônica, âmbito local, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
  9. Apresentação da obra “Suite Hermética”, concerto do Quinteto de Sopros Parambuco, Projeto Quartas Instrumentais do BNDES, âmbito local, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
  10. Apresentação da obra “Seresta No.8”, concerto do Flustres Ensemble, II Seminário de Flauta Doce da UFRJ, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
  11. Turnê (2 concertos) com apresentação da obra “Retrato de uma Cidade”, Duo Redwine-Casarotti (Rio de Janeiro, Piracicaba), âmbito regional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.

Produção 2017

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo “Composição de Suite de Seis Segundos Sentidos…”, Anais do XXVII Congresso da ANPPOM, abrangência nacional, vínculo com o projeto de pesquisa “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica…”.
  2. Publicação do artigo completo “Formal design, textural profile, and degree of harmonic endogeny…”, Anais do II Congresso da TeMA, abrangência nacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais… sistêmica”.
  3. Publicação do artigo completo “Modelagem Sistêmica aplicada à música popular: Imagina, de Tom Jobim, XXVII Congresso da ANPPOM, âmbito nacional, vínculo com o projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica…”.
  4. Publicação do artigo completo “Modelagem Sistêmica como metodologia pré-composicional”, XXVII Congresso da ANPPOM, abrangência nacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais… sistêmica”.
  5. Publicação do artigo completo “Planejamento composicional de Tenere segundo princípios gestálticos”, XXVII Congresso da ANPPOM, abrangência nacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais… sistêmica”.
  6. Publicação do capítulo “Determination of compositional systems through Systemic Modeling” no livro “Mathematics and Computation in Music”, abrangência internacional, vínculo temático com o projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem…”.
  7. Temporada de apresentações da obra “Fantasia sobre a Muié Rendêra” (3 concertos), V Festival Internacional de Clarinetistas, temporada oficial Guiomar Novaes, auditório da ABM, abrangência internacional / regional, vínculo com a linha “Poéticas…”.
  8. Temporada de estreia e apresentação da obra “Dom Casmurro” (2 concertos): Séries Compositores – UNIRIO e Música no Palácio, abrangência local, vínculo com a linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
  9. Temporada de estreia e apresentação de “Devosiana”, op.224 (2 Concertos), I Encontro Internacional da Associação Brasileira de Palhetas Duplas e Sarau na Sé, abrangência internacional/regional, vínculo metodológico com a linha “Poéticas…”.

Técnica

  1. Apresentação do trabalho “A relação entre a música e a matemática”, Semana Cultural do 24º concurso de piano “Prof. Abrão Calil Neto”, UFU, abrangência nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da criação musical”.
  2. Apresentação do trabalho “Planejamento composicional de Tenere segundo princípios gestálticos”, XXVII Congresso da ANPPOM, abrangência nacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais… sistêmica”.
  3. Apresentação do trabalho “Composição de Suite de Seis Segundos Sentidos a Cinco Sopros…”, XXVII Congresso da ANPPOM, abrangência nacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais… sistêmica”.
  4. Apresentação do trabalho “Domínio sonoro: conceitos e aplicações na análise do III movimento do op.11, de Webern”, II Congresso Nacional de Música e Matemática, abrangência nacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais… sistêmica”.
  5. Apresentação do trabalho “Estrutura, perfil textural e grau de harmonia endógena como fatores de modelagem”, no II Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, UDESC, vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais… sistêmica”.
  6. Apresentação do trabalho “Modelagem Sistêmica aplicada à música popular…”, XXVII Congresso da Anppom, abrangência nacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais… sistêmica”.
  7. Apresentação do trabalho “Modelagem sistêmica como metodologia pré-composicional”, XXVII Congresso da ANPPOM, abrangência nacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais… sistêmica”.
  8. Apresentação do trabalho “Valsa de Nepomuceno: uma proposta de modelagem sistêmica markoviana”, 16º Colóquio de Pesquisa do PPGM/UFRJ, abrangência nacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais… sistêmica”.
  9. Participação como membro da comissão organizadora do II Congresso Brasileiro de Música e Matemática UFRJ, ambito nacional, vínculo com a linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
  10. Participação como membro da mesa redonda “A produção musical na pós-graduação”, PPGMUS-UFRGS, abrangência nacional, vínculo com a linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.

Artística

  1. Apresentação da obra “Brazilian Landscapes no.2”, Concerto do conjunto de metais e percussão da UFRJ, temporada oficial de concertos da EM-UFRJ, abrangência local, vínculo com a linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
  2. Apresentação da obra “Concerto para Piano a 4 mãos e Orquestra De CâMara”, op.128, Concerto II do II Congresso da TeMA, abrangência nacional, vínculo metodológico com a linha “Poéticas da criação musical”.
  3. Apresentação da obra “Concerto para Violoncelo e Orquestra”, op.53, Temporada da Orquestra Sinfônica da UFRJ, abrangência local, vínculo com a linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
  4. Apresentação da obra “Patrono Quieto”, op.207, Série “Música no Palácio, abrangência local, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do Primeiro Caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
  5. Apresentação da obra “Pau-Brasil”, op.38, Concerto do Quartessência, Centro da Música Carioca, abrangência local, vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
  6. Apresentação da obra “Seresta no.1”, Op.55B, Série “Sextas Musicais” da casa Thomas Jefferson, âmbito local, vínculo metodológico com a linha “Poéticas da criação musical”.
  7. Apresentação de quatro obras de câmara autorais, recital de mestrado de Jonatas Weima (saxofone), abrangência local, vínculo metodológico com a linha “Poéticas da criação musical”.
  8. Apresentação de sete obras para piano solo, concerto em homenagem ao compositor Liduino Pitombeira, 24º concurso de piano prof. Abrão Calil Neto, abrangência nacional, vínculo com a linha de pesquisa “Poéticas…”
  9. Estreia brasileira da obra “Concerto para fagote e orquestra”, V Mostra OSN de Música Brasileira da Atualidade, abrangência nacional, vínculo metodológico com a linha “Poéticas da criação musical”.
  10. Estreia brasileira da obra “The Hollow Earth”, op.70B, série “Talentos da UFRJ”, abrangência local, vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Poéticas…”.
  11. Estreia da obra “Concerto para piano e orquestra no.2”, XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, abrangência nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da criação musical”.
  12. Estreia da obra “Valsa Quase Nobre”, op.221, Quartas Instrumentais do BNDES, abrangência regional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da criação musical”.
  13. Estreia da obra “Vientos Tejanos”, II Congresso Nacional de Música e Matemática – UFRJ, ambito nacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do Primeiro Caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
  14. Estreia de nova versão da obra “Brazilian Landscapes no.5”, Op.87B, Quartas Instrumentais do BNDES, abrangência regional, vínculo com a linha “Poéticas da criação musical”.
  15. Estreia mundial da obra “Abertura Breve”, temporada da Orquestra de Sopros da UFRJ, abrangência local, vínculo metodológico com a linha “Poéticas da criação musical”.
  16. Estreia mundial da obra “Paineiras”, concerto de lançamento do CD Trio Paineiras Interpreta Compositores de Hoje, abrangência regional, vínculo metodológico com a linha “Poéticas da criação musical”.