Liduino Pitombeira

Liduino

Professor permanente / Substituto eventual da Coordenação de Linha

Professor de composição da EM-UFRJ. É doutor em Composição e Teoria (Ph.D.) e Mestre em Composição (M.M.) pela Louisiana State University (EUA). Suas obras têm sido executadas e premiadas no Brasil e no exterior. Tem publicado diversos artigos científicos sobre composição e teoria (https://ufrj.academia.edu/LiduinoPitombeira) e desenvolvido pesquisa como membro do grupo MusMat da UFRJ (http://musmat.org/). Suas peças são publicadas pela Peters, Bella Musica, Criadores do Brasil (OSESP), Conners, Alry, RioArte e Irmãos Vitale. Gravações de suas obras estão disponíveis nos selos Magni, Summit, Centaur, Antes, Filarmonika, Blue Griffin e Bis.

Produção 2018

  1. Bibliográfica
    1. Publicação do artigo completo “Planejamento composicional de Quadrilha, para quarteto de cordas, a partir da Modelagem Sistêmica do Ponteio nº 21 de Camargo Guarnieri”, Revista Musica Theorica, âmbito nacional,  vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
    2. Publicação do artigo completo “Systemic Modeling of Camargo Guarnieri?s Ponteio n. 8”, Revista Opus, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
    3. Publicação do artigo completo “Análise Schenkeriana do Ponteio n.8 de Camargo Guarnieri a partir de uma perspectiva da polarização acústica”, XXVIII Congresso da Anppom, âmbito nacional, vínculo temático com o projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”. 
    4. Publicação do artigo completo “Composição de Caldeirão da Santa Cruz do Deserto a partir da modelagem sistêmica do Ponteio n.26 de Camargo Guarnieri”, XXVIII Congresso da Anppom, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
  2. Técnica
    1. Apresentação do trabalho “Composição de Trópico a partir da Modelagem Sistêmica de Pórtico do do Crepúsculo das Cartas Celestes I de Almeida Prado”, XVII Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
    2. Apresentação do Trabalho “Modelagem Sistêmica do Preludio N.3 de Villa-Lobos como ponto de partida para a composição de duas novas obras”, XVII Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ, âmbito nacional, vínculo temático com o projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
    3. Apresentação do trabalho “Modelagem Sistêmica em Villa-Lobos” no 56º Festival Villa-Lobos, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
    4. Apresentação do trabalho “Perfis Composicionais como base metodológica para a modelagem sistêmica do Prelúdio N.2 de Claudio Santoro”, XVII Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
    5. Participação como membro da comissão organizadora do XVII Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ, âmbito nacional, vínculo metodológico com a linha “Poéticas da Criação Musical”.
  3. Artística
    1. Estreia mundial da obra “Seresta N.12”, para eufônio e trio de cordas, XXIX Panorama da Música Brasileira Atual, âmbito nacional, vínculo metodológico com a linha “Poéticas da Criação Musical”.
    2. Estreia mundial da obra “Trois Monuments”, Op. 234 (2018) para piano, III Congresso Nacional de Música e Matemática da UFRJ, âmbito nacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
    3. Estreia mundial da obra “Humanitas”, II Encontro Internacional da Associação Brasileira de Palhetas Duplas, âmbito internacional, vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
    4. Estreia mundial da obra “Minina, saia comigo”, Série Música nas Américas – FUNARTE, âmbito local, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
    5. Estreia da obra “Linhas” para saxofone alto e piano, concerto do Abstrai Ensemble na Série Tendências – UFRJ, âmbito local, vínculo vínculo metodológico ao projeto “Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri”.
    6. Apresentação da obra “Seresta N.16”, Projeto O Piano na Música de Câmara (UFRJ), âmbito local, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
    7. Apresentação da obra ‘Fagocitose’, concerto do duo Sue Barber (fagote) e Deloise Lima (piano), Rio Winds Festival, âmbito local, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
    8. Turnê (2 concertos) com apresentação de conjunto de sete obras do compositor, “Um olhar sobre as obras de Liduino Pitombeira”, Solistas da Orquestra Petrobrás Sinfônica, âmbito local, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
    9. Apresentação da obra “Suite Hermética”, concerto do Quinteto de Sopros Parambuco, Projeto Quartas Instrumentais do BNDES, âmbito local, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
    10. Apresentação da obra “Seresta No.8”, concerto do Flustres Ensemble, II Seminário de Flauta Doce da UFRJ, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
    11. Turnê (2 concertos) com apresentação da obra “Retrato de uma Cidade”, Duo Redwine-Casarotti (Rio de Janeiro, Piracicaba), âmbito regional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.