O Grupo de Pesquisa Polo Caravelas Brasil, com apoio do Caravelas (Núcleo de Pesquisa da História da Música Luso-brasileira – CESEM – Universidade Nova de Lisboa) e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ (PPGM-UFRJ) anuncia o Simpósio Pe. José Maurício Nunes Garcia: 250 anos, realizado em 22 e 23 de setembro de 2017.

A data de 22 de setembro de 1767 marca o nascimento do mais importante compositor brasileiro em atividade no início dos oitocentos, Pe. José Maurício Nunes Garcia (1767-1830). Sua atuação como Mestre Capela da Capela Real/Imperial do Rio de Janeiro também faria dele uma das figuras mais influentes no cenário musical luso-brasileiro daqueles dias.

O objetivo principal do congresso é oferecer um espaço de debates acadêmicos sobre a figura e a obra do compositor brasileiro Pe. José Maurício Nunes Garcia, fazendo uma avalização crítica de seu papel dentro da história da música luso-brasileira e divulgando o resultado das últimas pesquisas pertinentes ao tema.

O Simpósio terá dois dias de duração e prevê as seguintes atividades:

  • Mesas redondas: formadas por especialistas convidados, cujos trabalhos de pesquisa e de prática interpretativa tem feito contribuição relevante no tema em questão.
  • Mesas de comunicação: formadas por pesquisadores que enviaram propostas de comunicação para o evento. As propostas de comunicação recebidas serão avaliadas pela comissão científica (por pares). Serão aprovadas até 15 comunicações que mostrarem mérito científico e que tiverem como tema o Pe. José Maurício Nunes Garcia, ou o universo musical contemporâneo a ele. Caso o número de propostas relevantes exceda o número de 15, a Comissão Organizadora poderá avaliar a possibilidade de fazer mesas de comunicação em paralelo.
  • Concerto: Este Concerto Comemorativo será realizado na noite do dia de aniversário do Pe. José Maurício Nunes Garcia, 22 de setembro. Terá lugar na Sala Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, tendo como repertório obras do Padre Mestre, ou de compositores contemporâneos. Os intérpretes serão convidados entre os professores e alunos da Escola de Música e entre os próprios pesquisadores participantes do congresso.

O Concerto Comemorativo será filmado e disponibilizado pela Internet.

Programação Prevista

Sexta-feira, 22 de setembro, Real Gabinete Português de Leitura
9:00 – 9:30 – Recepção.
9:30 – 10:00 – Abertura com a presença de Prof. Dr. David Cranmer (Investigador Responsável pelo Núcleo Caravelas), Prof. Dr. Pauxy Gentil-Nunes (Coordenador do PPGM-UFRJ), Prof.a Dr.a Maria José Chevitarese (Diretora da Escola de Música), Prof. Dr. André Cardoso (Presidente da Academia Brasileira de Música, e Prof. Dr. Alberto Pacheco (Líder do Pólo Caravelas Brasil e Coordenador Geral do Evento).
10:00 – 11:00 – Conferência (moderador: Diósnio Machado Neto)

O Catálogo Temático das obras de José Maurício Nunes Garcia: da necessidade de sua revisão e atualização por Carlos Alberto Figueiredo

11:00 – 11:15 – Intervalo para o café
11:15 – 12:45 – 1ª Mesa de convidados (moderador: Mário Trilha):

·         José Maurício et cetera: uma questão de papéis por David Cranmer

·         Análise e escolhas interpretativas de obras selecionadas de José Maurício Nunes Garcia do período de 1809 a 1813 por Márcio Leonel Farias Reis Páscoa

·         A música ocasional e o Pe. José Maurício Nunes Garcia: música e poder na nova Capital do Impériopor Alberto Pacheco

12:45 – 14:00 – Almoço
14:00 – 15:30 – 1ª Mesa de comunicações (Moderador: Guilherme Goldberg):

·         A importância do compositor José Maurício Nunes Garcia para o cenário musical Brasileiro por Kelly Nogueira Marques & Eliana Purcino dos Santos

·         Acordes da Exclusão: Produção e Recepção da Música Europeia na Obra de Padre José Maurício Nunes Garcia por Gyovana de Castro Carneiro

·         As edições para Órgão do Kyrie da Missa em Si bemol (CPM 102) de José Maurício Nunes Garcia: uma visão crítica por Sandro Gomes Matias & Edmundo Pacheco Hora

15:30 – 17:00 – 2ª Mesa de convidados (Moderador: André Guerra Cota)

·         Pe. José Maurício: a individualidade de suas soluções prosódicas por Lutero Rodrigues

·         …. e jazerá em jardim florido: usos tópicos na representação do marianismo em José Maurício por Diósnio Machado Neto

·         O Método de Pianoforte do Padre José Maurício Nunes Garcia por Mário Marques Trilha

18:30 – 20:00, Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFJR

Concerto Comemorativo em colaboração com a “Série Música Sacra de Todos os Tempos”

Com a participação do coral Sacra Vox sob regência da Prof.a Valéria Matos, David John Cranmer (órgão) e Mário Marques Trilha (piano).

Sábado, 23 de setembro, Escola de Música da UFRJ
10:00 – 11:30 – 2ª Mesa de comunicações (Moderador: Ana Guiomar Rego Sousa)

·         Análise da instrumentação e orquestração da Missa de Santa Cecília de José Maurício Nunes Garcia, por Inez Beatriz de Castro Martins Gonçalves

·         As aberturas, elogios dramáticos e peças de circunstância do Pe. José Maurício Nunes Garcia: abordagem crítica de suas fontes – libretos e manuscritos musicais por Sérgio Dias

·         O nascimento da monodia e a modinha colonial brasileira: comparando a utilização da Dissonância no Barroco italiano e na obra do Padre José Maurício Nunes Garcia por Pedro Razzante Vaccari

11:30 – 12:30 – Conferência (Moderador: David Cranmer)

Um balanço da bibliografia mauriciana e das primeiras edições de suas composições por André Cardoso.

12:30 – 13:30 – Almoço
13:30– 15:00 – 3ª Mesa de convidados (Moderador: Carlos Alberto Figueiredo):

·         Elementos para uma história das fontes e estemas na obra mauriciana por André Guerra Cota

·         A Espetacularização das Pompas Fúnebres no Século XIX no Brasil: O Requiem de José Maurício Nunes Garcia por Ana Guiomar Rego Sousa

·         José Maurício Nunes Garcia e a música Brasileira por Guilherme Goldberg

15:00 – 16:00 – Espaço aberto para debate final e encerramento pelo Prof. Dr. Alberto Pacheco e Prof. Dr. David Cranmer
16:00 – 17:00 – Foyer da Escola de Música

Concerto Final com o Coro José Maurício Nunes Garcia

Direção musical de Bruno Tadeu

Locais de Realização
Escola de Música da UFRJ

Prédio I
Rua do Passeio, 98 Centro, Rio de Janeiro
Centro, Rio de Janeiro

Prédio III
Edifício Ventura, Av. República do Chile, 330, Torre Leste, 21º Andar
Centro, Rio de Janeiro

Real Gabinete Português de Leitura
Rua Luiz de Camões, 30
Centro, Rio de Janeiro

Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s