O grupo de pesquisa MusMat e o Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ apresenta a palestra Revisitando a criação de conteúdo musical com técnicas recentes de aprendizagem profunda, com o pesquisador francês Jean-Pierre Briot.

Jean-Pierre Briot é Diretor de pesquisa do Centre national de la recherche scientifique e do Laboratoire d’Informatique de Paris 6 (LIP6), da Universidade de Sorbonne. No momento, está no Brasil como Pesquisador Visitante no programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UNIRIO. Briot também é Professor Visitante permanente no programa de Pós-Graduação em Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

A aprendizagem profunda (deep learning) emergiu recentemente no cenário da inteligência artificial e da aprendizagem máquina com resultados notáveis (reconhecimento de imagens, previsão do tempo e tradução de textos). Uma nova frente é a aplicação destas técnicas a geração de conteúdo, com aplicações na música e na pintura. O fundamento é a aprendizagem de um estilo a partir de um corpus extenso de obras. Isso traz novos desafios para controlar a geração de obras (por exemplo, seguir mudanças de tonalidade, exibir estruturas), incentivar criatividade e minimizar risco de plágio. Isso também coloca a questão da interação entre criador humano e criador artificial. Diversos exemplos de criação de conteúdo musical ou pictórico, assim como as técnicas associadas serão apresentados, ensejando direções e desafios.

A apresentação será parcialmente baseada no livro Deep Learning Techniques for Music Generation, Computational Synthesis and Creative Systems Series (Jean-Pierre Briot, Gaëtan Hadjeres and François Pachet), lançado pela Springer em 2019.

JEAN-PIERRE BRIOT
Revisitando a criação de conteúdo musical com técnicas recentes de aprendizagem profunda 

Coordenação: Liduino Pitombeira / Grupo MusMat

Quarta-feira, dia 8 de maio, 16 horas, Sala 2116
Escola de Música da UFRJ – Prédio III
Edifício Ventura* – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ
CEP 20031-370 
* É necessário o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência do horário marcado, para retirada do crachá na portaria; para usar os elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.

Mais informações:
Telefone
(21) 2262-8742 
E-mail
posgraduacao@musica.ufrj.br 


Escrito por PPGM-UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s