O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ convida professores, alunos e o público em geral a acompanhar a programação do seu 19° Colóquio de Pesquisa, comemorativo dos 40 anos da criação do Programa completados em 2020. Em sua abertura, no dia 22 de março às 11 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do evento no Youtube, o convidado é Ricardo Tacuchian, renomado compositor, professor e ex-coordenador do PPGM-UFRJ (1991-1995).

Ricardo Tacuchian nasceu em 1939 no Rio de Janeiro, descendente de uma família da Armênia que imigrou para o Brasil. Iniciou os estudos musicais com Nelly Adelino dos Santos. Aos 12 anos ingressou na Escola Nacional de Música, tendo estudado com Florêncio de Almeida Lima, José Siqueira e Francisco Mignone. Foi orientado em composição também por Cláudio Santoro e em regência por Hilmar Schatz e Hans Swarowsky. Diplomou-se em piano em 1963 e em composição e regência em 1965. Fundou o grupo Ars Contemporânea em 1971 para o qual compôs e estreou obras de compositores brasileiros. Ao mesmo tempo dirigiu o grupo Síntese, voltado para o repertório medieval e renascentista.

Concluiu o Doutorado em Composição na University of Southern California em 1990, quando recebeu o Academic Achievement Award, prêmio conferido a pós-graduandos que se destacam em suas respectivas especialidades. Como bolsista da CAPES, realizou pós-doutorado em Lisboa, no Museu da Música Portuguesa. Foi professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Villa-Lobos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, além de professor visitante da State University of New York at Albany, com bolsa Fulbright para o programa Scholar in Residence, e da Universidade Nova de Lisboa. Em 2011 ministrou um curso sobre Música do Brasil no Século XX no Centro de Estudios Brasileños de la Universidad de Salamanca. Como professor da Escola de Música da UFRJ criou o Panorama da Música Brasileira Atual.

Como compositor participou, entre outros festivais, da Tribune Internationale des Compositeurs du Conseil lnternational de la Musique, da UNESCO (1977); do International Society of Contemporary Music/World Music Days (1978); do Music of the Americas Festival 2001, da Florida International University, e do Other Minds Music Festival 8, em São Francisco, Califórnia (2002). Teve obras executadas em todas as edições da Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Em 2000, com bolsa da Rockefeller Foundation, foi compositor residente na Villa Serbelloni, em Bellagio, Itália.

Tacuchian é membro da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea, da Federação Fluminense de Bandas de Música Civis, da Sociedade Brasileira de Musicologia e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Membro do corpo editorial da revista da ANPPOM, da revista da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea e da Revista Brasileira de Música, é também consultor ad hoc do CAPES, CNPQ, FAPERJ, UERJ, Ciência Hoje da SBPC, Fundação Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, UNICAMP, The Rockefeller Foundation e John Simon Guggenheim Memorial Foundation, entre outras instituições.

Segundo seu catálogo de obras, publicado pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro em 2014, é autor de cerca de mais de 250 títulos, apresentados no Brasil e em mais de 30 países da Europa, Ásia, América do Norte e América Latina, com mais de uma centena de gravações em cerca de 40 itens discográficos. Eleito para a Academia Brasileira de Música em 1981, foi presidente da instituição em dois períodos (1993-1997 e 2006-2009).

Ao lado de sua atuação como professor, orientador e coordenador no PPGM-UFRJ, Tacuchian figura também, com a sua obra, como tema de pesquisa de diversos trabalhos defendidos no Programa, o último dos quais em dezembro de 2020: a tese de doutorado Ecletismo estético nos ciclos para canto e piano de Ricardo Tacuchian, de Marcelo Coutinho. Na abertura do “19° Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ: 40 anos de Pesquisa em Música”, Ricardo Tacuchian oferece um depoimento pessoal sobre sua experiência junto ao Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ.

19° Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ: 40 anos de Pesquisa em Música
De 22 a 26 de março de 2021

Abertura: 22 de março às 11:00
Sessões de comunicação: 22 a 26 de março de 9:00 às 11:00 e de 14:00 às 17:30
Mesas redondas e palestras: 23 a 26 de março às 11:00, 26 de março às 16:00

Transmissão ao vivo pelo canal do evento no Youtube 🔗
Página do evento no Portal de Conferências da UFRJ 🔗
Programação completa 🔗

Escrito por João Vicente Vidal

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s