Referências

As referências devem estar de acordo com a norma brasileira “Informação e Documentação – Referências – Elaboração” (ABNT – NBR 6023).

As referências são alinhadas somente à margem esquerda (não utilize o recurso justificar do editor do texto), possibilitando a identificação de cada documento individualmente em espaço simples e separadas entre si por espaço 1,5.

A pontuação segue padrões internacionais, devendo ser uniforme para todas as referências. As abreviaturas devem estar de acordo com a NBR10522.

O recurso tipográfico (negrito, grifo ou itálico) utilizado para destacar o elemento título deve ser uniforme em todas as referências de um mesmo documento*.

Quando a obra entrar pelo título não são usados esses recursos tipográficos, pois a primeira palavra significativa do título vem em caixa alta. Os artigos e palavras monossilábicas não são considerados para efeito de alfabetação.

Ex.:

O PERFIL administrativo brasileiro.

Ao optar pela inclusão de elementos complementares estes devem aparecer em todas as referências contidas no documento.

Os destaques utilizados nos títulos devem seguir o mesmo padrão para todas as referências: negrito, itálico ou grifo.

Em qualquer tipo de referência, indicam-se, entre colchetes, os elementos que não figuram na obra referenciada e por reticências, todos os casos de supressão de informações

No PPGM-UFRJ, opta-se pelo destaque em negrito, de acordo com a norma ABNT 6023-202, ficando o itálico reservado para nomes estrangeiros e destaques contextuais (obras, títulos de campos teóricos ou conceitos específicos etc.).

Monografias

Publicações seriadas

Eventos

Patentes

Documentos jurídicos

Imagens em movimento

Documentos iconográficos

Documentos cartográficos

Documentos sonoros

Documentos tridimensionais

ELEMENTOS DA REFERÊNCIA

Autoria

Título e subtítulo

Edição

Imprenta

Editora

Data

Descrição física

Séries e coleções

Notas

Ordenação das referências